|

Como desenvolver o hábito de estudar

Hábito pode ser definido como uma ação que determina a pessoa que aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo. Após executar algo por muitas vezes, ele passa a acontecer de maneira automática, se transformando num hábito.

Desenvolver o hábito de estudar nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para os estudantes de vestibular e concursos. É importante criar o hábito dos estudos para conseguir estudar de forma mais eficácia. Além disso, você não consegue aprender tudo de uma única vez em um único dia, por isso que é tão importante criar o hábito para estudar um pouco por dia.

Separamos três dicas fundamentais para quem deseja desenvolver o hábito de estudar. Vamos ver?

PLANEJAMENTO

Planejar os estudos, como já mostramos aqui no blog, pode ser uma ótima maneira de incentivo para criar este hábito. Quando temos tudo planejado, fica muito mais fácil de estudar. Afinal, com um bom ambiente para estudos e conteúdo de qualidade, estudar se torna algo muito mais divertido do que quando não temos um ambiente confortável ou um bom conteúdo em mãos.

Como já falamos aqui no blog, é muito importante que você tenha um bom local definido para os estudos. O ideal é que o ambiente tenha boa iluminação, pouco barulho, e se possível também, uma mesa e uma cadeira confortável. Deixe esse ambiente sempre organizado, apenas com seus materiais de estudo. Lembre-se de que quanto mais organizado o local estiver, menos distrações você terá.

Nosso cérebro se sente desconfortável em meio à desorganização e excesso de informações desnecessárias, por isso, deixe na mesa apenas o que é preciso para os estudos. Um ambiente de estudos sujo ou bagunçado, envia ao nosso cérebro a ideia de que a tarefa a ser feita é maior e muito mais complexa do que ela realmente é. Por isso, esse é o primeiro passo para começar a adquirir o hábito de estudar: organização.

O conforto também é essencial para que você não se sinta desconfortável durante os estudos, pois isso pode atrapalhar muito. Se sentar confortavelmente faz toda a diferença, tanto para os estudos, quanto para a saúde. Caso você não consiga estudar em casa, utilize uma biblioteca. Se você tiver interesse, temos o Curso de Fundamentos da Ergonomia em nosso site, onde o aluno aprende sobre as suas principais aplicações, tanto no ambiente de trabalho, quanto em escritórios em casa. Se desejar fazer este curso e aprender um pouco mais sobre ergonomia, basta fazer o cadastro no site e começar a estudar, pois o curso é online e gratuito.

ROTINA

A rotina é considerada uma sequência dos procedimentos, de costumes habituais. Fazendo o planejamento correto que acabamos de aprender, é possível criar uma rotina de estudos, até que o hábito de estudar se torne automático em nosso dia a dia.

A rotina pode ser: física; mental; e/ou emocional.

A rotina física é a forma como você estuda, e é a parte mais visível e óbvia do hábito. É muito fácil identificar e aprimorá-la. É fundamental que você descreva o tipo de rotina que deseja incluir no seu dia a dia, e incluir no seu planejamento todos os detalhes como: o tempo que você irá se dedicar a isso, de qual forma irá estudar e quais matérias deseja aprender.

Há também a rotina mental, que acontece quando você tem diversos pensamentos automatizados (que podem ser motivadores ou sabotadores), e que vão levar você a agir de determinada maneira. A rotina mental é um pouco mais difícil de perceber, por isso recomendamos que você fique sempre atento para identificá-la e mudá-la sempre que necessário.

Para entender melhor, vamos adicionar um exemplo: quando você, durante os estudos, se depara com um conteúdo que você sempre teve dificuldade, você começa imediatamente a ter diversos pensamentos “ruins” sobre isso, como: “não gosto dessa matéria”; “não consigo aprender isso”. Estes pensamentos podem fazer com que você, antes mesmo de tentar, desista de aprender. Tome muito cuidado com esse tipo de rotina mental, pois elas podem acabar arruinando seus estudos. Não se sabote! Exclua os pensamentos negativos, mesmo quando eles aparecerem sem você querer. Pense que você irá conseguir tudo o que desejar, e nada poderá te impedir.

A rotina emocional é outro exemplo de uma rotina que acontece internamente. Podemos considerar a rotina emocional como a reação que você tem diante de um determinado acontecimento. Por exemplo, a sua reação quando você descobre que a concorrência para o concurso que tanto aguardava é muito maior do que você imaginava, ou então, quando seu planejamento de estudos não deu certo do jeito que você queria.

Nem tudo acontece do jeito que planejamos, mas não é por isso que você vai desistir, certo? Se ao se deparar com determinas situações – como as citadas acima – você fica frustrado rapidamente, ou culpa-se desnecessariamente, você pode acabar desistindo de seus estudos mais facilmente. O jeito de lidar com isso é seguir em busca de alternativas para reverter a situação a seu favor. Ás vezes sua capacidade de lidar com imprevistos será testada, com algumas situações indesejadas. Lembre-se, quando isso acontecer, do motivo pelo qual está estudando e mantenha o foco.

Como podemos observar, não basta ter os melhores materiais, o melhor ambiente, ter uma rotina física adequada e esquecer de cuidar da rotina mental e da rotina emocional. Para criar o hábito de estudar, todos os fatores são importantes, principalmente os fatores internos.

Por isso recomendamos que, antes de você começar a estudar, analise bem esses três tipos de rotinas, e avalie em qual delas você precisa melhorar!

RECOMPENSA

A recompensa é essencial para estimular o hábito de estudar. De acordo com algumas pesquisas, é através da recompensa que o cérebro decide se vale ou não a pena repetir o mesmo comportamento e criar um hábito. E o que nós mais queremos? Criar o hábito de estudar. Então para isso acontecer, devemos definir uma recompensa.

Saber antecipadamente que após estudar por diversas horas você será muito bem recompensado é essencial para a criação do hábito. A recompensa pode ser FÍSICA e/ou EMOCIONAL.

A recompensa física pode ser um “simples” descanso (nem sempre é simples quando começamos a estudar de verdade, já que muitas vezes o tempo é curto) após a sessão de estudos, um passeio com os amigos, assistir um filme, etc.

Já a recompensa emocional é a sensação de dever comprido, de vitória de terminar um conteúdo importante, ou o prazer de ter tirado uma nota boa após o esforço de estudar. Ou ainda, a recompensa emocional pode ser o orgulho ao conseguir por em prática todo o seu planejamento de estudos.

Sempre comemore a cada etapa vencida, seja ela diária ou semanal, recompensando seu esforço e sua dedicação. Comece a imaginar como será o resultado daquilo que deseja. Pensar na recompensa ajuda a criar e a manter o hábito de estudar.

Ao definir o que fazer e como fazer, como explicamos nos 3 passos, você ajudará o seu cérebro a poupar esforço e a se concentrar totalmente na matéria, o que tornará seu estudo muito mais produtivo.

Pode até ser difícil no começo, já que você ainda não tem o hábito de estudar no dia a dia, porém ao persistir na construção do seu hábito diariamente, pode apostar que você estará cada vez mais próximo de atingir o seu objetivo: criar e manter o hábito de estudar.

-> Devo criar o hábito de estudar apenas enquanto faço faculdade, ou me preparo para algum concurso? É claro que não. O hábito de estudar deve ser adotado por todas as pessoas, independente da idade e da situação atual. Além disso, como já citamos aqui, estudar é um dos hábitos das pessoas mais bem sucedidas. Estudar é ganhar conhecimento, informação e atualização. Você nunca deve parar de aprender!

Veja abaixo um vídeo interessante sobre como desenvolver o hábito dos estudos:

Para quem tiver interesse em estudar online, recomendamos os nossos cursos, que são online e gratuitos. Na Prime Cursos você pode fazer diversos cursos de diferentes áreas. Se interessou? Para começar a estudar, basta fazer o seu cadastro no site e assinar gratuitamente os cursos de seu interesse!

Esperamos que as dicas de hoje ajudem, e não esqueçam de deixar comentários, ok?

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…

Posts Similares

56 Comentários

  1. CARLOS NILSON FRANCO DO PRADO disse:

    Quero iniciar!!!!

  2. CARLOS NILSON FRANCO DO PRADO disse:

    QUERO INICIAR RAPIDAMENTE!!!

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Carlos, tudo bem?
      Você pode começar os cursos quando desejar em nosso site. Você já fez o seu cadastro? Tem alguma dúvida?
      Prime Cursos

  3. Ângela Cristina Perlatto Naves disse:

    Parabéns pelo trabalho e ensinamentos que ministram , facilitando tantas pessoas a obter conhecimento em várias áreas. Estou sempre aprendendo algo novo com vocês.
    Gratidão!

  4. André Silva disse:

    Gostei muito das dicas, me deram mais incentivo para eu não desistir ou desanimar de querer estudar. Prime cursos tá de parabéns.????

  5. Adorei o escrito e o falado. Dou Professor Doutor em Engenharia, conheço os processos e essas informações ajudará muita gente. Vamos fazer chegar nos jovens. Parabéns é disso que o Brasil precisa.

  6. terexinha dos anjos brucio disse:

    gostaria de ter aula de português

  7. Antonio José Grison disse:

    Sou professor aposentado. O estudar sempre esteve muito presente em minha vida. Gostei do texto sobre como desenvolver o hábito de estudar. Tem ótima fundamentação psicológica. Obrigado!

  8. Muito boa sugestões,estou motivada. Muito obrigada.

  9. Muito bom. Sembre tento estuda todos os dias mas o imprevisto sempre a trabalhar com essas dicas vou por tudo em prática. E estuda todos os dias obrigado,

  10. janaina iracema da silva disse:

    ótimas dicas! Realmente era tudo que eu precisava .parabéns e obrigada pelo incentivo!

  11. PAULO DONIZETI PADOVEZ disse:

    Exelente matéria.
    muito obrigado.

  12. Estou voltando a estudar e essas dicas foram ótimas, agradecida.

  13. Cleoneide Sousa disse:

    Excelentes dicas!!! Todos nós precisamos dessas dicas???super úteis.
    Grata

  14. Joel Afonso Campos Gonçalves disse:

    Legal! Gostei do conteúdo. Gosto de escrever poesias, e essas dicas me serão muito úteis.

  15. Marinalva saldanha disse:

    Muito bom adorei as dicas parabéns pela matéria.

  16. Estou precisando muoto da ajuda de vcs gostei muito das ficas mas infelismente tenho uma vontade enorme de terminar os estudos porem alguns momentos de uma leitura longa me desanimo e nao concluo toda leitura,ou quando chega em alguma matetia q nunca fui bem perco a vontade,parei os estudos na 8 serie mas gostaeia de terminar os estudos e dar exemplo aos meus filhos para eles nunca desistirem pois fas muita falta

  17. Elba martins navegante disse:

    Gostei muito, vou botar em prática.

  18. Adorei as ideias…veio na hora certa…estava buscando algo ´para aumentar meus estudos..Obrigado..

  19. Fatima Aparecida Simões disse:

    Gostei muito da matéria, vou começar a praticar.
    Afinal a gente aprende todos os dias.
    Obrigada

  20. Preciso aprender a ter o hábito de estudar.

  21. dicas excelentes é só praticar e obter conhecimentos
    para a vida pessoal e principalmente profissional.parabéns!

  22. Angelita Correa disse:

    Amei todas essas dicas. Com certeza vou aproveitar cada minuto a meu favor, já que estou iniciando minha carreira de professora. Obrigada e parabéns!

  23. Cleber Rodrigues disse:

    Muito bom! Unicamp, me aguarde!

  24. Ana Maria Pagani disse:

    Gostei muito das dicas e são muito necessárias, um bom estímulo. Obrigado.

  25. Gostei muito dessas dicas e, vou coloca-las em prática. Estou inscrito no Curso de Ecoturismo mas ainda não comecei, em razão das provas bimestrais na faculdade, mas vou me dedicar o mais breve possível. Obrigado!

  26. Excelentes dicas, só temos a agradecer a PRIME CURSOS. Valeu!!?

  27. ANDERSON ANDRADE disse:

    Muito boa dica
    Parabéns pela matéria
    Bem colocado

  28. Estou estudando para concurso e realmente tinha dificuldade de concentração. As dicas vão me ajudar muito. Parabéns Prime Concursos e obrigada!

  29. maria aparecida bento valença valença disse:

    obrigada pelas dicas, gostei muito

  30. maria aparecida bento valença valença disse:

    obrigada gostei muito das dicas, tentarei segui-las para me concentrar mais.

  31. José Angelo Archanjo disse:

    Foi de uma grandeza enorme este texto, parabéns.

  32. Estou terminando meu curso de marketing pessoal. Estou saboreando, de tão bom que é, vou fazer outros. E já indiquei para outras pessoas. Prime cursos um achado para mim.

  33. Eu tenho tido muita preguiça de ler qualquer coisa tenho tido muita preguissa rapidamente o fasso caro amigo…

  34. Estou gostando muito de estudar com vocês, quero ter mais conhecimento, são muito boas as dicas que nos passa. Obrigada.

  35. Que interessante boa dica explicar rotina o habito de estudar, muito bom. que parabéns!

  36. bom dia equipe da premie cursos,estou muito feliz com a matéria, pois eu tenho dificuldade na concentração. as vezes sou surpreendido por lembranças .mais agora eu vou tentar novamente, muito obrigado,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.