O que significa nível intermediário de inglês?
Já passou a muito tempo a época em que aprender inglês era algo resumido as aulas tidas nas escolas ou cursinhos de idiomas. Hoje em dia são várias as pessoas que conseguem aprender de maneira autodidata sejam através de músicas, filmes, séries, vídeos no YouTube ou até mesmo na procura de materiais de estudo e exercícios na internet.
Crianças e adolescentes acabam tendo contato com o idioma desde muito cedo, e mesmo os adultos acabam absorvendo certo conhecimento sobre a língua dependendo daquilo que consomem e com o qual convivem.
Mas, seja em um curso ou apenas naquilo que aprende cotidianamente, como saber se seu nível de inglês já é intermediário? Ou até mesmo maior ou menor do que isso?
O que é ter um nível intermediário em inglês?
Geralmente são colocadas no nível intermediário aqueles que possuem bons resultados ao se comunicar em inglês, mas ainda sentem ter certas limitações, seja na fala, escrita ou leitura.
Essas pessoas já possuem um vocabulário considerável, por isso conseguem iniciar e manter conversas simples e casuais com nativos ou outros estudantes. Porém, elas acabam se limitando a falas sobre seu cotidiano, gostos pessoais e coisas do gênero.
Apesar de conseguirem manter uma conversa, ela pode não ser tão clara e fluída com o passar do tempo, já que seu conhecimento ainda não é tão profundo.
Sua leitura também será boa para a maioria dos textos, mas poderá não conseguir ter toda a compreensão de textos mais complexos ou específicos.
Essas pessoas costumam ter um impulso no desenvolvimento ao terem oportunidade de fazer um intercâmbio intensivo, mesmo que de apenas um mês, podendo ser estendido até a três meses.
Por já terem um determinado conhecimento conseguirão transitar em um país estrangeiro, fazer perguntas, ir a restaurantes ou estabelecimentos em geral e ter conversas básicas.
Mas, ao necessitar fazer discursos mais longos, conversas mais complexas ou compreender gírias, costumes, sotaques e dialetos do idioma provavelmente não irão conseguir.
Como são classificados os alunos intermediários?
A classificação das habilidades de comunicação dos alunos em inglês será feita de maneira diferente por cada escola e curso. Porém, alguma métricas podem ser usadas como referência para todas elas.
Uma delas é a escala de conhecimento usada na Europa, que é chamado de Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Ele irá servir para medir o conhecimento não apenas dentro das escolas, mas também daqueles que desejam fazer intercâmbio para outros países.
A classificação é feita da seguinte maneira:
- A- Falante básico:
- A1- Iniciante
- A2 – Básico
- B – Falante independente:
- B1 – Intermediário
- B2 – Usuário independente
- C- Falante proficiente:
- C1 – Proficiência operativa eficaz
- C2- Domínio pleno
A classificação que irá abranger o que aqui no Brasil entendemos como estudante intermediário é a letra B, tanto o B1 quanto o B2.
O que significa ser um Falante Independente:
Começando pelo B1, para entrar nessa categoria é preciso que o estudante consiga compreender pontos básicos do dia a dia, tanto em situações no ambiente de trabalho, quanto na vida acadêmica e pessoal.
Ele também deve ser capaz de conseguir lidar e transitar tranquilamente em um país estrangeiro ao viajar, conseguindo se comunicar e compreender o mundo ao seu redor ali. Além disso, deve ser capaz de escrever textos sobre temas do seu interesse ou conhecimento, mesmo que eles sejam simples.
Também deve conseguir contar histórias, descrever quais seus desejos, ambições e experiências pelas quais passou, além de opinar e debater em discussões, ainda que de maneira limitada.
Já o B2 é uma classificação mais subjetiva, que poderá ser compreendida de maneira diferente dependendo de quem irá avaliar. No entanto, como um todo ela irá exigir que o indivíduo seja capaz de se sair bem em tarefas ligeiramente mais complexas das listadas no B1.
Entre elas: conseguir compreender ao menos as ideias centrais de textos complexos, que possam tratar de assuntos específicos da área de estudos do aluno, ou que tenham temas abstratos ou concretos.
Será preciso também que ele consiga compreender e manter uma conversa com pessoas nativas do idioma, ou aquelas que alcançaram um nível de fluência grande o bastante para soar como um.
Nessas conversas nem o falante independente nem o nativo ou fluente podem ter dificuldades para compreender o que o outro diz. Além disso, é preciso também que ele seja capaz de escrever textos claros e detalhados sobre diversos assuntos sem dificuldade.
Por último, mas não menos importante, que ele seja capaz de defender seu ponto de vista nos mais variados assuntos, conseguindo elencar pontos positivos e negativos de cada um deles.
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