O que significa nível básico de inglês?

Como medir o seu nível de inglês
Como medir o seu nível de inglês

O inglês é hoje, indiscutivelmente, o idioma universal do mundo moderno. Da mesma forma como outros idiomas já foram no passado, como o francês, o italiano ou até mesmo o espanhol, o inglês se tornou algo onipresente em nossa sociedade.

Seja nas músicas, nos filmes, nas redes sociais ou até mesmo nas palavras comuns que usamos todos os dias. Como exemplo temos milk shake, hambúrguer, notebook, outdoor, por star, delete, messenger…entre tantas outras que estamos tão acostumados a usar, mas poucas vezes paramos para notar que não são nativamente brasileiras.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

A presença do inglês no dia a dia, assim como ele ser ensinado na maioria das escolas do Brasil a anos, faz com que a maioria da população tenha algum conhecimento do idioma, mesmo que básico. Mas, será que todos sabem qual é exatamente o nível do seu conhecimento? Como saber se ele é de fato apenas básico?

Como é feito a classificação de conhecimento do idioma?

Aqui no Brasil é bem comum que usemos uma forma simplificada de classificar a habilidade de se comunicar em um idioma. É ela: básica, intermediária e avançada. Além dessas três existe também o fluente, que é aquele com conhecimento tão profundo do idioma que pode ser considerado semelhante ou igual a um nativo.

Mas, tanto nas escolas de idiomas quanto na avaliação feita para aqueles que buscam um intercâmbio, é usado outra métrica de conhecimento. Ele é o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Nele temos as seguintes classificações:

  • A- Falante básico:
  • A1- Iniciante
  • A2 – Básico
  • B – Falante independente:
  • B1 – Intermediário
  • B2 – Usuário independente
  • C- Falante proficiente:
  • C1 – Proficiência operativa eficaz
  • C2- Domínio pleno

Aquele que ainda está no módulo de nível básico, como é usado aqui no Brasil, estará na letra A: iniciante e básico.

Mas afinal: o que significa estar no nível básico de inglês?

Existem diferentes pessoas que podem ser colocadas dentro do nível básico de inglês. Podem ser elas pessoas que tiveram aulas do idioma na escola, nas quais ele absorveu bem os princípios básicos da língua, mas nunca deu continuidade aos seus estudos.

Como saber se esta no nível básico do inglês
Como saber se esta no nível básico do inglês

Será aquele também que começou um curso em uma escola de idiomas ou com um professor particular, mas acabou abandonando as aulas e não deu continuidade por conta própria aos seus estudos ou os desenvolveu.

Essas pessoas terão um conhecimento mínimo das palavras, frases e expressões, podendo até mesmo se apresentar e ter conversas curtas sobre assuntos casuais do cotidiano. Ao ler textos simples irão conseguir compreender a mensagem como um todo, sendo capaz de distinguir a tradução ou significado de palavras e frases pontuais com perfeição.

Entretanto, ao necessitar escrever textos, fazer a leitura daqueles mais complexos ou dar continuidade às conversas começarão a encontrar dificuldade para compreender o que foi dito ou escrito, se expressar como desejam ou até mesmo pronunciar determinadas palavras.

Ninguém precisa ficar no básico para sempre

Se você consegue identificar frases e palavras e até mesmo se comunicar de forma simples com outras pessoas, se apresentando ou escrevendo frases conhecidas, talvez não sinta necessidade de saber mais. Porém, se deseja melhorar o seu inglês e deixar de ser apenas um falante básico existem várias formas de o fazer.

Atualmente, com a ajuda da internet, você não precisa se limitar apenas a cursos presenciais, por mais que eles sejam sim uma boa opção caso ache que se adequem a sua forma de aprendizado e ao seu bolso.

Saia do inglês básico!
Saia do inglês básico!

Mas, além das escolas clássicas, existem hoje cursos 100% online, que podem ser perfeitos para aqueles com agendas conturbadas ou que precisem de mais flexibilidade para aprender.

Para aqueles que têm facilidade para serem autodidatas também é possível aprender através de materiais de ensino gratuitos que são disponibilizados na internet. Ou, para quem quer se divertir além de aprender, uma boa forma é fazer isso através de músicas, filmes e séries.

Curso de Inglês Grátis Online

Uma otima oportunidade é o curso de inglês básico da Prime Cursos totalmente gratuito e se você precisar ainda pode solicitar o certificado com o pagamento de uma taxa. Comece agora mesmo o curso de inglês grátis online!

inglês grátis online

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui