Bolsa Mercantil & de Futuros, que recebeu grande destaque mundial entre as bolsas de commodities, e logo se fundiu com a Bolsa de Mercadorias de São Paulo, dando origem ao nome BM&F, já em 1991.

Afinal, o que é a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F)?

Se você está por dentro do mercado de ações, com certeza já ouviu falar sobre a BM&F – Bolsa de Mercadorias e Futuros. Embora antigamente essa fosse uma das bolsas de valores brasileiras mais ativas e rentáveis, hoje, ela se fundiu com a Bovespa, formando a BM&F Bovespa, que está se tornando a B3. Mas você conhece a história da BM&F?

Para entender melhor como a bolsa funciona, é importnate conhecer sua históiria e aprender mais sobre como ela atua. Afinal, mesmo que a BM&F tenha faça parte da bolsa atual, continua atuando em seu próprio segmento dentro, que difere levemente do segmento da Bovespa.

Para entender melhor, separamos um post falando especificamente da BM&F. Confira!

O que é a BM&F?

A BM&F é a bolsa de valores considerada um grande símbolo do mercado financeiro, que registra negociações e operações financeiras envolvendo bens agrícolas e recursos naturais, os chamados commodities. Dentro da bolsa, também é possível encontrar rótulos públicos e privados.

na Bolsa de Mercadorias e Futuros são negociados bens agrícolas e commodities
na Bolsa de Mercadorias e Futuros são negociados bens agrícolas e commodities

Para entender melhor a BM&F, imagine que ela atua como uma loja com diversos vendedores e produtos diferentes, como uma espécie de feira livre. Quando você vai nesse ambiente, pode comprar o que quiser, e nas quantidades que preferir, e ainda pode acompanhar os preços e vender o que comprou por um valor maior, ganhando dinheiro com essa diferença.

Embora possa parecer confusa, a bolsa é um ambiente de confiança e de muita transparência, onde os investidores ganham muito dinheiro quando entendem como o mercado funciona.

Além de bens agrícolas e commodities, como a BM&F se fundiu com a Bovespa, também é possível encontrar títulos públicos e ações, e tudo isso é fiscalizado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Como a BM&F surgiu?

A Bolsa de Mercadorias de São Paulo surgiu em 1917, no dia 26 de outubro, por empresários paulistas que negociavam contratos agropecuários, que na época eram voltados para o algodão, café e boi gordo.

Depois de alguns anos, já em 1985, fundou-se a Bolsa Mercantil & de Futuros, que recebeu grande destaque mundial entre as bolsas de commodities, e logo se fundiu com a Bolsa de Mercadorias de São Paulo, dando origem ao nome BM&F, já em 1991.

em 1991 a Bolsa Mercantil & de Futuros fundiu com a Bolsa de Mercadorias de São Paulo, dando origem ao nome BM&F
em 1991 a Bolsa Mercantil & de Futuros fundiu com a Bolsa de Mercadorias de São Paulo, dando origem ao nome BM&F

Depois de alguns anos, a BM&F comprou os títulos patrimoniais da BVRJ – Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, dando início a sua expansão, para em 2008, se fundir com a Bovespa e formar a bolsa de valores brasileira, que antigamente era conhecida como BM&FBovespa.

Como a BM&F funciona?

Dentro da bolsa de valores, a BM&F atua como uma bolsa do agronegócio, onde você consegue negociar commodities, itens agropecuários, recursos naturais, minerais etc. No entanto, dentro da bolsa você também consegue negociar ações, que são pequenas parcelas de empresas que você se torna sócio, e ganha dividendos do rendimento da empresa mensalmente.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

O mais comum, porém, é que as pessoas que atuam na bolsa de valores negociem suas ações para vendê-las por um preço maior do que foram compradas, lucrando em cima das vendas, que pode acontecer a longo prazo, ou no mesmo dia, a chamada Day Trade.

Leia também Conheça os fundamentos da bolsa de valores para iniciantes

No caso da BM&F, você ainda pode comprar um contrato futuro, que resumidamente, é uma espécie de contrato onde o vendedor e comprador estabelecem compromisso de compra ou venda de um ativo para uma data futura, que pode ser commodities, índices, moedas etc.

Essas negociações acontecem a partir de um lote mínimo com o preço já combinado com antecedência.

Hoje, é comum encontrarmos contratos futuros de café, dólar, milho e boi gordo, por exemplo.

Esses contratos são negociados no Mercado Futuro, que deu origem ao nome da BM&F, mas que poucos conhecem. Os contratos são divididos no que chamamos de derivativos agropecuários e derivativos financeiros, considerados instrumentos financeiros onde seus valores são derivados de outros ativos.

O principal objetivo de usar esses instrumentos é se proteger da variação dos preços e lucrar em cima de cada ativo.

No geral, esses derivativos financeiros são relacionados a taxas de juros, moedas ou índices, como dólar ou o índice Bovespa, por exemplo. Já os derivativos agropecuários, são ligados ao agronegócio, como o café ou o milho.

Porém, dentro desses contratos, ainda é possível negociar minicontratos, que são diferenciados pelos índices usados.

O que são minicontratos?

A compra ou venda de um ativo é estabelecida em minicontratos para datas futuras, baseando-se nos mini índice – WIN – e mini dólar – WDO.

enquanto os contratos futuros podem ser baseados no preço de commodities como o milho, no caso dos minicontratos usa-se índices específicos
enquanto os contratos futuros podem ser baseados no preço de commodities como o milho, no caso dos minicontratos usa-se índices específicos

Embora o nome mini remeta a algo pequeno e menos lucrativo, a vantagem dos mini contratos é usar o mini dólar e mini índice, que são mais acessíveis e não demandam muito dinheiro para iniciar as operações. Com isso, possibilita que você invista menos e atraia pessoas que estão iniciando no mercado.

Como fazer para operar na BM&F?

Para começar a operar na BM&F, é necessário ter um conhecimento prévio sobre a bolsa, além de ter conta em uma corretora de valores. Isso porque, a corretora será a intermediadora das negociações e só será possível atuar na BM&F por meio dela.

Nossa dica é sempre estudar como o mercado funciona, quais são as variáveis e riscos, e começar investindo quantias menores, a fim de visualizar na prática como as ações ou contratos futuros funcionam para então investir valores mais altos.

Você pode inclusive iniciar pelos mini contratos enquanto se aprofunda mais em seus conhecimentos sobre o assunto, evitando assim riscos maiores e prejuízos a longo prazo.

Agora que você viu o que é a Bolsa de Mercadorias e Futuros e aprendeu a como operar na BM&F, não deixe de estudar mais sobre a bolsa de valores e todas as suas possibilidades de operação, incluindo também as ações, fundos imobiliários e commodities. Com o conhecimento necessário, você poderá fazer análises mais fundamentalistas, diminuindo os riscos de perdas e aumentando as perspectivas de lucros e ganhos a longo prazo com valorizações de mercado.

Curso de Introdução à Bolsa de Valores Grátis

O Curso Grátis de Introdução à Bolsa de Valores é um curso totalmente gratuito para qualificação de investidores que estão em busca de conhecimento para fazer qualquer aplicação financeira, indo desde a caderneta de poupança à aplicação em ações. Um dos pilares do curso é mostrar ao aluno que o aumento do capital não deve ser a causa e sim a consequência de um criterioso estudo de todos os fatores que podem afetar a rentabilidade das suas aplicações. Em outras palavras, este curso tem como objetivo mostrar a importância da educação financeira para o aumento do seu capital, medido pelo valor do seu patrimônio em ações, imóveis, renda fixa etc.

Curso de Ginástica Laboral

Ao final deste curso de introdução à bolsa de valores você estará pronto para iniciar seus investimentos em ações de forma segura, pois aprenderá tópicos como:

  • O que é uma bolsa de valores;
  • O que é uma ação;
  • Tipos de ofertas públicas de ações;
  • Direitos e benefícios do acionista;
  • Como analisar os indicadores e tendências de mercado;
  • e muito mais.

Stories

Posts Recentes

  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.