mercado à vista é o mercado em que a liquidação dos valores dos ativos é feita em até 2 dias úteis depois da negociação

Conheça os fundamentos da bolsa de valores para iniciantes

Ingressar no mercado de ações requer, além de uma estratégia muito bem pautada, um conhecimento prévio nos principais fundamentos da bolsa de valores. Afinal, investir sem conhecer os riscos e deixar de analisar a movimentação de ações antes de aplicar qualquer quantia em dinheiro pode levar a grandes perdas no futuro.

Como muitos já sabem, o mercado de ações é um dos investimentos mais rentáveis atualmente, onde muitas pessoas ganham quantidades acima dos investimentos em renda fixa e em muito menos tempo.

No entanto, para que isso aconteça, você deve conhecer e entender melhor todos os fundamentos da bolsa de valores, como ela funciona, quais os riscos, como investir e especialmente, como saber qual a melhor ação do momento para seu perfil.

Pensando em lhe ajudar a tirar todas essas dúvidas, separamos um post completo sobre o assunto. Confira a seguir!

O que são ações?

Antes de mais nada, é importante entender o que são de fato as ações. Todas as empresas, independente de ter capital aberto ou não, são fracionadas em pedaços bem pequenos, onde cada um deles se torna uma ação. Parte dessas ações pertencem aos empreendedores e a outra parte, aos sócios. 

ações são pequenas frações de empresas que são abertas para que os acionistas possam comprar e se tornarem sócios da organização
ações são pequenas frações de empresas que são abertas para que os acionistas possam comprar e se tornarem sócios da organização

Dependendo da empresa, uma parcela dessas ações podem ser negociadas na bolsa de valores, onde investidores podem comprá-las e vendê-las. Em casos de acionistas que compram vários lotes de ação, é possível até mesmo se tornar sócio majoritário, nome dado ao sócio que possui mais de 50% das ações de uma determinada empresa.

No entanto, tenha em mente que em grande parte dos casos, as ações que são negociadas na bolsa são frações bem pequenas, e não são todas as empresas que negociam mais de 50% das ações na bolsa de valores.

Como as ações funcionam?

Assim que você se torna um acionista, os ganhos daquela empresa serão compartilhados em proporções baseadas na porcentagem de ações que você possui. Para que isso aconteça, as empresas distribuem os dividendos, isto é, parte dos resultados das empresas, entre todos os pequenos sócios que possuem alguma porcentagem daquela empresa.

Porém, existe também outra forma de conseguir grandes lucros com as ações, que acontece quando elas se valorizam e as cotações aumentam. Essa valorização baseia-se no crescimento da economia e nas movimentações do mercado, que acontecem o tempo todo. Em alguns casos, as ações podem valorizar em questão de segundos.

Sempre que você investe em uma ação por um valor X e consegue vendê-la por um valor maior, você está lucrando com o mercado.

Fundamentos da bolsa de valores para iniciantes

Para fazer parte do grande número de investidores da bolsa, você precisa conhecer os termos e fundamentos antes de começar a investir, a fim de entender melhor o que cada um significa e suas vantagens.

Day trade

Embora seja popular, poucas pessoas sabem o que de fato isso significa. Uma Day Trade é uma negociação de curto prazo realizada dentro da bolsa de valores. Esse prazo é considerado muito curto, quando há compra e venda de uma mesma ação no mesmo dia, usando a mesma conta e na mesma corretora de valores.

o Day Trade é hoje um dos fundamentos da bolsa de valores mais famosos
o Day Trade é hoje um dos fundamentos da bolsa de valores mais famosos

É por esse motivo que esse tipo de negociação é exclusivamente financeira, sem transitar pela carteira de custódia do investidor.

Porém, por ter uma duração relativamente menor do que as outras ações do mercado, muitas pessoas têm dúvidas de como podem ganhar dinheiro investindo dessa forma, afinal, é necessário que haja uma valorização da ação para que você ganhe dinheiro.

Como mencionamos acima, a valorização das ações podem acontecer em questão de segundos, assim como a sua desvalorização, e para ganhar dinheiro com Day Trade é necessário entender como o mercado funciona, evitando os riscos de perdas muito altos. Afinal, esse é considerado um investimento relativamente arriscado.

Curto prazo

Outro dos fundamentos da bolsa de valores são os investimentos de curto prazo, que são investimentos que serão negociados em até um ano depois da sua compra, e muitos investidores usam a técnica de swing trade. Nesses casos, é necessário ficar de olho nas valorizações do mercado e entender qual o melhor momento de vender, pegando uma cotação acima da cotação adquirida.

Hoje, esse tipo de negociação está entre as negociações mais comuns na bolsa de valores, sendo também a mais escolhida por quem está começando a se inserir no mercado.

Nossa dica é sempre escolher ações com liquidez elevada, o que garante que você consiga vendê-la com mais facilidade quando quiser encerrar o investimento.

Longo prazo

Já as ações de longo prazo são ações que são vendidas depois de um ano de aquisição, e muitos investidores acreditam que essa seja uma ótima forma de ganhar dinheiro para quem não precisa de retorno mais rápido.

longo prazo é um dos fundamentos da bolsa de valores que significa ações que são vendidas depois de doze meses da sua compra
longo prazo é um dos fundamentos da bolsa de valores que significa ações que são vendidas depois de doze meses da sua compra

Isso se deve a alguns fatores, como por exemplo os ganhos dos acionistas com o crescimento da receita das empresas a longo prazo, e grande variação de mercado que acontece nesse intervalo de tempo. Isso porque, com o conhecimento necessário, muitos investidores conseguem prever grandes valorizações de empresas depois de 2 ou até 3 anos da sua aquisição.

Vale ressaltar que nesse período muitas coisas podem acontecer, inclusive pequenas desvalorização de 5-10% dos valores das ações. Essa baixa significa que a empresa sofreu interferências externas, e não quer dizer que a ação não foi uma boa aposta ou que você perderá dinheiro.

Depois de alguns meses, é provável que os preços voltem a subir, mas quem precisa de dinheiro rápido, pode acabar sofrendo prejuízos com esse tipo de situação.

Uma das técnicas mais usadas para investidores que operam a longo prazo é a position trade, quando o investidor investe em papéis e aguarda uma oportunidade de valorização para vendê-los.

Esse tipo de investimento é indicado especialmente para quem não tem tempo para acompanhar o movimento da bolsa diariamente.

Dividendos

Enquanto algumas pessoas buscam lucro na valorização das ações, outras pessoas entram nesse mercado em busca de lucro por meio dos dividendos, que são distribuídos para os acionistas baseando-se no capital, aumento de renda e crescimento das empresas, e na parcela que cada acionista possui daquela companhia.

Essa técnica também é conhecida como buy and hold trade, e hoje é usada por investidores de diversas empresas distribuidoras do setor elétrico.

Esses dividendos são usados tanto como renda recorrente do investidor, como podem ser reaplicados para comprar mais ações e aumentar ainda mais os lucros, já que são distribuídos mensalmente.

Scalping trade

Parecido com o day trade, o scalping trade é a técnica de compra e venda de ações em segundos ou minutos depois da sua aquisição. Porém, esse tipo de estratégia é considerada muito mais avançada, e deve ser usada por pessoas com conhecimento mais vasto no mercado.

Long short

O longo short também é um dos fundamentos da bolsa de valores, e consiste uma estratégia de operação vendida, onde o investidor vende suas ações para recomprá-las depois de um tempo por um valor mais baixo, lucrando com a diferença. Essa estratégia é uma ótima forma de lucrar em momentos de baixas em determinadas ações.

Como escolher e analisar ações sendo iniciante?

Agora que você entendeu os fundamentos da bolsa de valores para iniciantes, é hora de aprender um pouco mais sobre como comprar e analisar as ações.

antes de começar a investir em ações é necessário avaliar quais são seus objetivos e seu perfil de investidor
antes de começar a investir em ações é necessário avaliar quais são seus objetivos e seu perfil de investidor

Para isso, é necessário responder algumas perguntas para si mesmo, como:

  • Quando comprar?
  • Por quanto comprar?
  • Quais ações comprar?

Para responder a todas essas perguntas, é necessário avaliar não somente os investimentos, como também seus objetivos como investidor. Uma forma de fazer essa análise é usando a análise técnica e a análise fundamentalista.

Análise técnica

Esse tipo de análise parte do princípio de que todas as informações relacionadas com uma determinada ação são expressas em seu gráfico de preços. Isso porque, o valor pelo qual a ação é comprada e vendida reflete na percepção de analistas, pessoas físicas e investidores profissionais.

Analisando a curva do gráfico de cotações de uma ação específica é possível identificar os padrões, o que lhe dará uma perspectiva de comportamentos no futuro. Para isso, utiliza-se gráficos específicos, de acordo com as ações e tipo de operação.

No casos de day trade, por exemplo, alguns analistas usam gráficos de comportamento das ações a cada 15 minutos, enquanto investidores de longo prazo podem usar gráficos semanais e até mensais.

Para chegar a uma conclusão, é necessário procurar resistências e suportes, conceitos importantes para uma análise técnica. Resumidamente, um suporte é um ponto de baixa da ação, representando o momento em que uma virada pode acontecer. Por isso, é tido como um bom ponto de compra de ações.

Já a resistência é o ponto de alta da ação, onde os preços param de subir e começam a cair, pontos essenciais para determinar o melhor momento de venda de ações.

Análise fundamentalista

Além da análise técnica, existe também a análise fundamentalista, que tem como base os estudos de características financeiras de uma empresa, levando em conta o fluxo de caixa, perspectivas de crescimento para o futuro e riscos. A partir dessa análise, determina-se o valor potencial das suas ações.

O principal objetivo em fazer esse tipo de análise é escolher ações com boas perspectivas de ganhos a longo prazo, diminuindo os riscos de adquirir ações que já estejam cotadas em valores muito próximos ao seu potencial.

Hoje, a análise fundamentalista utiliza duas abordagens principais: o top down e o bottom up.

a análise fundamentalista avalia o potencial da ação no mercado
a análise fundamentalista avalia o potencial da ação no mercado

Top down é a abordagem que parte do princípio de que o valor de determinada ação é influenciada diretamente pelos fatores macroeconômicos, como taxa de desemprego, inflação e juros, levando em consideração que esses aspectos influenciam também na empresa e no seu crescimento.

Enquanto isso, a abordagem bottom up parte de uma ideia de que cada empresa é influenciada pelos seus fundamentos individuais.

Isso inclui sua governança corporativa, suas perspectivas de crescimento e especialmente o modelo de negócio. Quanto melhor o resultado da junção dessas três características, melhor é o investimento em suas ações.

Quanto eu preciso para investir em uma ação?

Hoje, você consegue investir em ações a partir de centavos, dependendo da empresa que você deseja ser acionista. No entanto, vale lembrar que grande parte das empresas negociam suas ações em lotes de 100, então o valor depende exclusivamente de quantidade por lote e quantos lotes você deseja adquirir.

Além dos custos das ações em si, você também deve levar em conta os custos envolvidos na negociação das ações dentro da bolsa de valores. Isso porque, para se inserir no mercado é necessário ter uma conta em uma corretora de valores, responsável por fazer as intermediações e negociações. Essas empresas cobram uma taxa de corretagem a cada transação realizada dentro da bolsa, seja de compra ou de venda, que pode ser fixa ou percentual.

A taxa fixa equivale a um valor para cada transação, independente do valor da transação que está sendo executada, como por exemplo, R$10 de taxa de corretagem em cada negociação. Já a taxa percentual baseia-se no valor que o investidor está negociando naquele momento, e é determinada exclusivamente por cada corretora, e tem como base na tabela Bovespa.

Além dessa taxa, também existe a taxa de custódia, que é cobrada por determinadas corretoras, e é usada como uma forma de pagamento para as instituições pela guarda de ações ao longo prazo.

Outro custo envolvido na compra e venda de ações é a tributação. Ou seja, Imposto de Renda que incide sobre os ganhos de capital dos investidores. A regra é que toda transação que renda lucros seja tributado a 15% do seu valor. Por exemplo, imagina que você tenha comprado uma ação por R$50, e vendeu depois de 5 meses por R$250. A alíquota de 15% incide sobre os R$200 ganhos com a ação.

Essa cobrança se isenta, porém, no conjunto de vendas abaixo de R$20 mil por mês dentro da bolsa de valores.

Como diminuir os riscos de operar na bolsa de valores?

Uma das formas mais indicadas para diminuir os riscos dentro da bolsa de valores é estudando e aprendendo como esse mercado funciona, especialmente se aprofundando nas análises técnicas e fundamentalistas.

Isso porque, é importante que você use as análises duas juntas de forma inteligente, já que um erro muito comum é vermos pessoas perdendo dinheiro na bolsa de valores porque acabam investindo em ações que muitas pessoas compram por estar em alta sem avaliar as perspectivas do futuro. Uma análise mais profunda lhe dará uma boa perspectiva do futuro, a fim de entender porque a ação está oscilando tanto naquele momento, e quais são os riscos de investir naquela empresa nesse período.

estudar sobre o mercado de ações é hoje uma das formas mais eficazes de evitar perdas
além de conhecer os fundamentos da bolsa de valores, estudar sobre o mercado de ações é hoje uma das formas mais eficazes de evitar perdas

Outra forma de evitar prejuízos é sabendo a hora de investir e a hora de vender. Muitas pessoas acabam comprando ações quando elas estão valorizadas, e vendem em poucos meses ao notar que estão sofrendo uma desvalorização. Enquanto a ação estiver na sua carteira, mesmo que o preço caia, você ainda não sofreu prejuízos com a desvalorização. Afinal, você só perde dinheiro quando vende sua ação por um preço menor.

Sempre que essa desvalorização acontecer, fique de olho no mercado para identificar o melhor momento para a venda, analisando possíveis momentos de valorização ao passar dos meses.

Outra dica é usar o stop loss e stop gain, que são ordens automáticas de venda programadas no mercado de ação, evitando possíveis perdas a longo prazo. Nessa situação, você fará uma programação para que caso uma determinada ação chegue em um valor pré-estabelecido, ela seja vendida imediatamente, sendo uma ótima estratégia para investidores que não possuem tempo de analisar suas ações diariamente.

Apesar de parecer uma estratégia que não visa o lucro por cessar os ganhos em casos de ações que subam muito, com as análises fundamentalistas feitas corretamente é possível identificar pontos de máxima das ações, onde depois dessa grande valorização a tendência é que ela comece a cair.

Grande parte dos profissionais que atuam nessa área também indicam que os iniciantes foquem nos dividendos inicialmente como forma de ganhar dinheiro com a bolsa, sendo essencial escolher empresas com uma grande perspectiva de crescimento a longo prazo.

Quais são os horários para atuar na bolsa de valores?

As negociações dentro da bolsa de valores são feitas de segunda à sexta, das 10:00h às 17:00h, enquanto sua pré-abertura acontece das 9:45h até as 10:00h. Já o After Market acontece das 17:30h às 18:00h.

Quais são os melhores investimentos para iniciantes na bolsa de valores?

Para identificar os melhores investimentos na hora de entrar no mercado de ações, você precisa ficar de olho em vários fatores como crescimento da empresa, sua tolerância para perdas, cenário econômico etc.

Algumas das melhores opções para dar início nos investimentos dentro da bolsa de valores são:

Ações

Diferente do que muitos acham, não existem apenas ações dentro da bolsa de valores. Porém, elas são hoje os ativos mais negociados e incluem diversas empresas e diferentes ações em cada empresa. 

embora não seja o único investimento da bolsa de valores, as ações são hoje os ativos mais populares
embora não seja o único investimento da bolsa de valores, as ações são hoje os ativos mais populares

A Petrobras, por exemplo, possui duas ações diferentes: a PETR3 e a PETR4, que são duas ações diferentes da mesma organização. Normalmente, isso acontece porque as empresas possuem ações ordinárias e ações preferenciais.

Resumidamente, as ações ordinárias são ações onde o acionista possui direito a voto em assembleia, a fim de ajudar a tomar decisões como a eleição de membros do conselho de administração daquela empresa.

Nesse tipo de ação, caso a empresa for liquidada ou falir, os acionistas recebem o dinheiro apenas quando os credores e detentores das ações preferenciais forem pagos.

Já as ações preferenciais são ações em que o direito de recebimento dos dividendos são prioritários, mas não possuem direito de voto dentro da empresa.

Outro diferencial é que esse tipo de ação permite que os acionistas recebam dividendos fixos permanentes, diferente das ações ordinárias, onde os dividendos são variáveis e não são garantidos.

Fundos imobiliários

Outra grande oportunidade para quem deseja se inserir no mercado da bolsa de valores e ainda não tem tanto conhecimento são os fundos imobiliários, que tem perspectiva de grande crescimento nos próximos anos.

De modo geral, este ativo possui um risco relativamente menor em comparação aos investimentos em ações, que possuem uma volatilidade bem maior.

Quais cuidados tomar ao investir em ações na bolsa de valores para iniciantes

Tenha em mente seu perfil de investidor

Antes de comprar qualquer ação, leve em conta seu objetivo com aquele investimento e seu perfil de risco. Com isso, ficará mais fácil entender quais são as ações mais recomendadas e com menos chances de dar prejuízos, especialmente se sua intenção for atuar como day trader.

Escolha uma boa corretora de valores

A corretora de valores é a empresa autorizada e responsável pelas operações realizadas na B3. Ou seja, para atuar dentro da bolsa, você precisa escolher uma corretora e levar alguns fatores em conta, como: 

  • taxa de corretagem;
  • facilidade de uso dos sistemas de negociação;
  • disponibilização de relatórios;
  • orientações sobre investimentos.

Para abrir a sua conta em uma corretora, você deverá enviar alguns documentos pessoais de identificação e preencher o seu cadastro. Assim que a conta for aberta, você deverá realizar uma transferência do valor em reais para começar a atuar na bolsa.

Por exemplo, imagine que você deseja investir R$2.000 em ações. Será necessário fazer um TED, DOC ou PIX nesse valor para a sua corretora, de acordo com as opções de transferências aceitas pela organização.

Escolha entre mesa de operações ou Home Broker

As corretoras normalmente atuam com as duas formas de negociação: a home broker, que nada mais é do que um sistema eletrînico onde o próprio investidor cadastra as ordens de compra e venda e pode operar de forma direta, ou a mesa de operações, quando a corretora faz as ordens de compra e venda em nome do investidor, que se comunicará com a empresa via telefone, e-mail ou qualquer outro sistema de mensagens.

De início, talvez seja mais indicado começar com uma corretora que ofereça a mesa de operações até que você ganhe mais experiência com o passar dos meses operando nesse universo de investimentos.

Agora que você aprendeu os fundamentos da bolsa de valores para iniciantes, não deixe de estudar mais a fundo sobre a bolsa de valores para aprender a atuar no mercado com os riscos reduzidos. Afinal, saber fazer as análises corretamente é um ponto chave para evitar perdas e maximizar os lucros.

Curso de Introdução à Bolsa de Valores Grátis

O Curso Grátis de Introdução à Bolsa de Valores é um curso totalmente gratuito para qualificação de investidores que estão em busca de conhecimento para fazer qualquer aplicação financeira, indo desde a caderneta de poupança à aplicação em ações. Um dos pilares do curso é mostrar ao aluno que o aumento do capital não deve ser a causa e sim a consequência de um criterioso estudo de todos os fatores que podem afetar a rentabilidade das suas aplicações. Em outras palavras, este curso tem como objetivo mostrar a importância da educação financeira para o aumento do seu capital, medido pelo valor do seu patrimônio em ações, imóveis, renda fixa etc.

Curso de Ginástica Laboral

Ao final deste curso de introdução à bolsa de valores você estará pronto para iniciar seus investimentos em ações de forma segura, pois aprenderá tópicos como:

  • O que é uma bolsa de valores;
  • O que é uma ação;
  • Tipos de ofertas públicas de ações;
  • Direitos e benefícios do acionista;
  • Como analisar os indicadores e tendências de mercado;
  • e muito mais.

Stories

Posts Recentes

  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.