7 competências muito procuradas pelas empresas

Durante uma entrevista de emprego, é comum que muitas pessoas destaquem suas qualificações técnicas, incluindo todo o seu conhecimento e experiência em determinada área. Porém, para se tornar um excelente profissional, é importante possuir algumas competências comportamentais, chamadas soft skills – que são muito valorizadas pelas empresas.

Diferente das qualificações técnicas, que podem ser geralmente medidas e definidas de forma objetiva, essas competências são mais difíceis de medir e definir, porém são elas que podem auxiliar o profissional a interagir com os colegas no local de trabalho, e ser destacado por outras características até então não conhecidas -nem pela empresa e muitas vezes nem pelo próprio profissional.

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Como podemos perceber, de nada adianta ser ótimo no que você faz, ter muitos diplomas e/ou muita experiência, se você não tem outras características importantes para a empresa. Por isso, trouxemos hoje 7 competências muito valorizadas no mercado de trabalho. Vamos lá?

Autoconfiança

Esta é uma competência que pode diferenciar um profissional bem sucedido de um profissional estagnado em sua zona de conforto, que tem medo de arriscar justamente por não confiar em seu trabalho.

Profissionais com autoconfiança inspiram colegas, chefes e subordinados. Essa característica é fundamental se você deseja se destacar no ambiente de trabalho. Porém, para ter autoconfiança, é preciso ter muito conhecimento técnico e habilidades para desenvolver sua função.

Flexibilidade

As empresas valorizam profissionais que têm flexibilidade, pois estes geralmente conseguem se moldar a qualquer situação, e agir com naturalidade diante das situações adversas, sem perder o foco nos resultados. Ter flexibilidade no trabalho significa saber lidar com mudanças estruturais no organograma, no nível de responsabilidade que eles precisam assumir e também na remuneração.

Boa comunicação

Saber se comunicar com clareza é fundamental, independente da sua área de atuação. O ideal é falar corretamente, com postura correta, saber ouvir, se expressar de maneira adequada, e utilizar a linguagem corporal apropriada. Se você precisar de ajuda para melhorar a sua comunicação, recomendamos o Curso de Oratória e Apresentação em Público da Prime Cursos, e a leitura de alguns artigos já publicados aqui no blog, onde listamos alguns exercícios para falar melhor em público e também 8 passos para se tornar um excelente comunicador!

Saber trabalhar em equipe

Como já falamos aqui no blog, saber trabalhar em equipe é fundamental, tanto para o crescimento do profissional, quanto da empresa. Porém, infelizmente muitas organizações encontram dificuldades para definir um quadro de funcionários que trabalhe verdadeiramente como um grupo. E como sabemos, o bom desempenho de uma empresa está relacionado às formas de interação de seus colaboradores, por isso, o profissional que possui a capacidade de saber trabalhar bem em equipe, com certeza irá obter destaque.

Para quem tiver interesse em melhorar essa competência, recomendamos o Curso de Introdução a Dinâmicas de Grupos, que, entre os tópicos, ensina técnicas que melhoram a convivência e o trabalho em equipe. Além disso, também indicamos a leitura de alguns artigos já publicados aqui no blog, sobre as vantagens de saber trabalhar em equipe e como se destacar na dinâmica de grupo!

Desenvoltura para resolver problemas

Situações inesperadas acontecem, e para isso, é importante que o profissional tenha desenvoltura para resolver problemas. Essa é uma característica que conta muito no mercado de trabalho, pois a maneira que você irá agir diante de uma situação difícil pode dizer muito sobre o profissional que você é. Para melhorar essa competência, é necessário aprender a identificar a causa e os efeitos dos problemas, analisar as informações existentes e  pesquisar fontes de solução dos problemas, e saber se comunicar de forma eficiente com profissionais mais experientes quando for necessário.

Ser criativo

Ser criativo envolve diversas questões importantes para o mercado de trabalho, inclusive a capacidade de descobrir soluções ou alternativas que podem melhorar diversos aspectos dentro da empresa. Ter pensamento criativo é importante porque impulsiona a inovação.

Aceitar feedback

Não basta ser um excelente comunicador, é preciso também saber ouvir. Se o seu trabalho não está ficando do jeito que deveria, você não gostaria de saber para poder melhorá-lo? Aceitar feedback é fundamental, mas além disso, é necessário também aplicar o que ouviu para se desenvolver profissionalmente.

Esperamos que as dicas de hoje possam te ajudar a se tornar um profissional melhor a cada dia!

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego:

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15 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelas dicas. Sempre é bom lembrar de como se comportar diante de uma possível vaga no mercado de trabalho.

  2. Olha, ja faz algum mtempo que eu pedi um curso de desenho pra voces Mas estou esperando ate hoje.
    Sera que o curso virá, eu ja sou sesenhista profissional. Estou apenas querendo entrar no mercado novamente. Obrigado

  3. Excelente artigo! Se todos no mundo pudessem ter acesso a esses cursos, com certeza, todos seriam ótimos profissionais. Parabéns à todos da Prime Cursos!

  4. Dicas práticas como essas 7 são ótimas principalmente aos que estão se iniciando no mercado de trabalho e ainda não têm experiência.

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