Como ser uma boa secretária de médico? Habilidades e formação necessárias

boa secretária de médico
boa secretária de médico

Além de ser o primeiro contato entre médico e paciente, tornando a profissional um elo importante na experiência do cliente, uma secretária de médico também é essencial na hora de auxiliar nos afazeres e agendas dentro de uma clínica médica. Mas você sabe como ser uma boa secretária de médico?

Apesar de se tratar de profissões diferentes, a secretária de médico e a recepcionista de clínica médica desempenham papéis semelhantes na parte administrativa do negócio, como agendar consultas e retornos e prezar pelo bem-estar de cada paciente desde a sala de espera até o seu atendimento.

Porém, a secretária possui funções que vão além disso, já que é também responsável em organizar o funcionamento no dia a dia do consultório, com o intuito de auxiliar o médico na administração do negócio. Junto a isso, ainda auxilia o profissional da saúde com sua agenda e compromissos fora da clínica, caso trabalhe em outros hospitais.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Confira no artigo a seguir como ser uma boa secretária de médico e quais as habilidades mais importantes para quem deseja atuar nesse cargo.

Como ser uma boa secretária de médico?

Versatilidade

A versatilidade está ligada a profissionais que são capazes de aprender e desempenhar novas funções sempre que necessário, além de conseguir lidar com tarefas diferentes e variadas no dia a dia na clínica.

uma boa secretária de médico deve ser versátil para desempenhar várias funções
uma boa secretária de médico deve ser versátil para desempenhar várias funções

Uma secretária de médico versátil consegue não somente solucionar problemas de forma rápida, mas também está pronta para aprender novas habilidades em um espaço curto de tempo.

Formação

Apesar de ser pouco conhecido, o curso de secretariado é muito importante para quem deseja seguir carreira nesse ramo. Isso porque, embora algumas empresas não tenham essa exigência na descrição da vaga, hoje em dia grande parte das clínicas médicas dão preferência a profissionais formados e com conhecimento no assunto.

Afinal, profissionais que já têm uma base técnica e já desenvolveram habilidades necessárias para atuar na vaga geram uma grande economia com treinamentos, que nesses casos não precisam ser aplicados.

Dentro do curso os alunos aprendem não somente a como lidar com os pacientes e se comunicar melhor, mas também a lidar com ferramentas e softwares necessários para uma boa administração de tarefas de clínicas médicas.

Boa comunicação

Saber se comunicar também é muito importante para quem deseja preencher essa vaga, já que uma secretária de médico lida com pessoas o tempo todo, seja fornecedores, parceiros ou mesmo os pacientes.

É necessário que a comunicação seja clara e objetiva, além de ser importante, também, que o profissional tenha paciência e demonstre empatia com pacientes difíceis, uma vez que grande parte do público que frequenta o estabelecimento está passando por um momento difícil da sua vida.

Discrição

Uma secretária de médico também precisa ser discreta, da mesma forma que os profissionais da saúde seguem a ética médica. Isso significa que a secretária deve manter as informações pessoais do paciente em sigilo, além de nunca falar sobre o diagnóstico clínico com outras pessoas.

é importante que a secretária seja discreta e mantenha o sigilo sobre as informações pessoais do paciente
é importante que a secretária seja discreta e mantenha o sigilo sobre as informações pessoais do paciente

Com isso o paciente se sentirá seguro desde a recepção até a sua consulta.

Organização

A organização da clínica médica é uma das atribuições mais importantes de uma secretária, levando em conta que todas as atividades do estabelecimento dependem exclusivamente dessa habilidade.

Imagine que uma secretária não tenha uma boa organização e acabe marcando o mesmo horário de atendimento para duas pessoas diferentes, ou que se esqueça do lugar onde guardou os exames de um dos pacientes. Com certeza essas duas situações trariam desconforto e transtorno tanto para o médico como para os seus pacientes.

A secretária deve saber organizar, planejar, criar cronogramas, antecipar tarefas e deixar o ambiente agradável para gerar conforto durante a espera das consultas.

Ter espírito de liderança

A secretária é quem lida diretamente com os pacientes, fornecedores, parceiros e em alguns casos funcionários, sendo a principal representante da clínica.

Pensando nisso, ela deve ter espírito de liderança e autonomia para lidar com suas tarefas, já que seu desempenho reflete diretamente na produtividade do negócio Isso quer dizer que saber exercer suas funções de forma adequada e liderar funcionários quando necessário é importante e contribui para o bom funcionamento da clínica.

Ter controle emocional

Ser secretária de médico requer algumas habilidades que só podem ser desenvolvidas na prática, como é o caso do controle emocional. Por se tratar de uma profissão que lida com pessoas o tempo todo e que conta com uma rotina bastante agitada, algumas situações podem realmente elevar os níveis de estresse.

Isso acontece principalmente pela necessidade de lidar com funções administrativas e saber conversar com pacientes que podem ser difíceis sem perder a educação e respeito pelo próximo.

É muito comum vermos pessoas que não sabem lidar com a pressão e acabam descontando o estresse no paciente, tornando sua experiência com o estabelecimento algo desagradável e comprometendo a reputação do estabelecimento.

Com isso, é essencial que a secretária tenha um controle emocional elevado e saiba lidar com as situações adversas com empatia, incluindo frustrações dos pacientes e atividades estressantes.

Depois de ver como ser uma boa secretária de médico, não deixe de usar nossas dicas para melhorar seu desempenho profissional. Além disso, procure mais sobre cursos de secretariado para que você possa desenvolver melhor suas habilidades e se capacitar de acordo com as exigências do cargo.

Curso de Secretária de Consultório Médico Online Grátis

A atividade de secretária de clínica médica ou de consultório médico tem fundamental importância para o bom andamento das atividades desenvolvidas na instituição. É este profissional que irá contribuir com a organização das atividades, bem como participa da qualidade do atendimento prestado pela clínica.

A (o) secretária (o), geralmente, é a primeira a ter contato com o cliente ou paciente e portanto, torna-se responsável pelo bem-estar dos mesmos enquanto esperam o atendimento médico. Dessa forma, uma clínica médica que não preza pela qualidade de sua recepção estará, certamente, espantando sua exigente clientela: os pacientes.

Este curso irá lhe ensinar as boas práticas de atendimento de uma secretária de clínica ou consultório médico, desde a forma correta de abordagem interpessoal, recepção, bem como o bom relacionamento com o médico e demais atividades diárias.

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso de Secretária de Consultório Médico Básico 100% Gratuito!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui