para se tornar um cotista é importante estudar sobre o assunto e escolher a forma de atuação, para então abrir uma conta em uma corretora

O que é bolsa de valores? Conheça o funcionamento desse mercado

Se você está iniciando agora nos negócios de investimentos ou se já atua nesse mercado há muito tempo, com certeza já ouviu falar da bolsa de valores. Hoje, ela é considerada um dos investimentos mais conhecidos, embora poucas pessoas saibam de fato como atuar na bolsa de forma correta sem correr grandes riscos.

Mesmo sendo um investimento relativamente famoso, a bolsa ainda é um assunto complexo para a maioria dos investidores, até mesmo os mais velhos. Isso porque os riscos de perdas são altos, especialmente se você não entende como o mercado funciona e investem montantes muito grandes de início em ações muito voláteis.

Afinal, as ações dentro da bolsa devem ser estudada minuciosamente, considerando fatores sócio-econômicos e especialmente o cenário atual daquela empresa e perspectivas de crescimento.

É importante ressaltar, porém, que em casos de sucesso, a bolsa pode render milhões de reais, o que faz com que muitas pessoas se interessem em aprender a aplicar o dinheiro nesse tipo de investimento.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post completo explicando mais sobre a bolsa de valores e como ela funciona. Veja a seguir!

O que é bolsa de valores?

A bolsa de valores é um ambiente onde negocia-se valores mobiliários como commodities, títulos públicos e ações. Essas ações, em outras palavras, são partes pequenas – frações – de determinadas empresas, fazendo com que os acionistas – quem compra as ações – tornem-se pequenos sócios do negócio.

a bolsa de valores é um ambiente onde os investidores compram ações ou aplicam o dinheiro em fundos imobiliários e negociam commodities
a bolsa de valores é um ambiente onde os investidores compram ações ou aplicam o dinheiro em fundos imobiliários e negociam commodities

Essa sociedade pode incluir, além de parte dos ganhos da empresa, a possibilidade de participar de assembléias e até mesmo ter o controle das decisões de determinada companhia, dependendo da quantidade de ações que você adquirir.

Hoje, muitas pessoas usam a bolsa de valores como uma forma de investir ativos para sua independência financeira, a fim de viver com os resultados dos investimentos feitos.

Como a bolsa de valores funciona?

De forma resumida e simplificada, a bolsa de valores funciona como uma espécie de mercado totalmente voltado e organizado para as negociações de ativos financeiros, sendo os ativos mais famosos hoje as ações. 

Mas, apesar da bolsa ser conhecida especialmente por elas, existem também outros segmentos que podem render lucros, como:

  • Derivativos listados
  • Derivativos de balcão
  • Financiamento de veículos
  • Mercado à vista
  • Crédito imobiliário
  • Ativos de renda fixa

Além de ser uma espécie de ponte entre os investidores que querem vender e investidores que desejam comprar ativos, a bolsa também é a responsável pelas regras das negociações, a fim de evitar prejuízos e garantir um ambiente seguro e transparente para todos os envolvidos.

outra função da bolsa de valores é estabelecer as regras das negociações
outra função da bolsa de valores é estabelecer as regras das negociações

Porém, para conseguir atuar na bolsa, é importante que você use uma corretora de valores, que são empresas específicas para intermediar as compras de ativos feitas nesse ambiente.

Outras funções que a bolsa de valores também possui são:

Agente de custódia

Nesses casos, a bolsa possui a guarda centralizada de todas as negociações realizadas ali dentro. Imagine que você comprou um título do Tesouro Direto, por exemplo. A B3 fará a guarda dos papéis em seu nome até o momento exato da venda ou resgate.

Agente de clearing

A bolsa também atua gerenciando os riscos das operações que são realizadas por todos os investidores. Quando você investe em mini contratos, por exemplo, alguns investimentos podem servir como uma espécie de garantia, que a clearing estabelece para diminuir os riscos.

Como as variações da bolsa de valores funcionam ?

Você alguma vez já viu na TV números e gráficos que variam o tempo todo quando alguém está noticiando sobre a bolsa de valores? Esses números são as cotações. Isto é: são os preços ou pontuações dos investimentos. 

Essa grande variação está ligada diretamente nas expectativas dos investidores em relação ao mercado e ao valor em questão. Para investir, é necessário analisar e avaliar todas essas variações, e muitas pessoas que não entendem sobre o assunto acabam recorrendo a profissionais para essa tarefa, a fim de evitar grandes riscos de oscilações.

O que é BM&F e Bovespa e qual a diferença entre elas?

A Bovespa e BM&F são duas bolsas brasileiras que se fundiram e formaram a BM&FBovespa. Antes, a BM&F era conhecida como Bolsa de Mercadorias e Futuros e atuava no setor de produção agrícola e outros commodities, enquanto a Bovespa, conhecida como Bolsa de Valores de São Paulo, era responsável pelas negociações de ações de empresas e pelo Índice Bovespa, que era usado para medir a economia do país.

Vale lembrar que hoje a bolsa brasileira mudou o nome para B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, e o nome BM&FBovespa está saindo de circulação.

Como a Bovespa surgiu?

Para entender como a bolsa brasileira surgiu, é necessário entender melhor como esse tipo de investimento começou. Em 23 de agosto de 1890, Emílio Rangel Pestana fundou a Bolsa Livre de São Paulo, a primeira bolsa brasileira, que fechou em 1891 em decorrência da política do encilhamento.

Alguns anos depois, já em 1895, fundou-se a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, que depois de sofrer algumas alterações de nome, finalmente passou a se chamar Bolsa de Valores de São Paulo, em 1967.

Porém, ela ainda não era considerada a bolsa de valores brasileira, afinal, o país contava com 27 bolsas, uma para cada estado. Essas bolsas eram entidades oficiais corporativas, e eram regidas pelas secretarias da fazenda de cada estado, que antigamente eram denominadas secretarias estaduais de finanças.

Mas, as bolsas estaduais chegaram ao fim em 1965, quando uma reforma do sistema financeiro nacional fez com que se tornassem associações civis sem fins lucrativos. Em decorrência do acontecido, as unidades se tornaram autônomas no âmbito financeiro, administrativo e patrimonial.

Nessa época, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro ganhou grande destaque no mercado nacional, e isso só começou a mudar em 1970, quando a Bovespa cresceu ainda mais do que a Bolsa Rio no meio do crash do governo militar.

Porém, o grande marco da Bovespa foi durante o ano 2000, quando a Bolsa Rio e a Bolsa São Paulo foram líderes de negociação dentro do acordo de novas bolsas brasileiras ativas. Foi a partir desse grande marco que as ações empresariais começaram a ser negociadas apenas na Bovespa, deixando a Bolsa Rio a responsável pelo mercado eletrônico de títulos do Tesouro Direto.

depois de ficar conhecida como referência no mercado, a Bovespa se fundiu à BM&F em 2008
depois de ficar conhecida como referência no mercado, a Bovespa se fundiu à BM&F em 2008

Depois de mais algumas mudanças que ocorreram entre 2000 e 2004, a bolsa brasileira Bovespa ficou conhecida como referência de bolsa de valores do Brasil antes de se fundir com a BM&F em 2008.

Como a BM&F surgiu?

Antes de se fundir com a Bovespa, a Bolsa de Mercadorias e Futuros, BM&F, já era considerada a maior bolsa do país com grandes volumes de contratos futuros de commodities, índices, taxas de juros e moedas, superando as negociações e ações que aconteciam na Bovespa.

Criada em 1917 por empresários paulistas, a Bolsa de Mercadorias de São Paulo atuava especialmente no setor agrícola com produtos como boi gordo, algodão e café. A BM&F surgiu da fusão desta bolsa com a Bolsa Mercantil de Futuros, que surgiu em 1985 e já usava a sigla BM&F como nome. A fusão aconteceu em 9 de maio de 1991, unindo todas as suas operações com a pretensão de se tornar uma das maiores bolsas da América Latina.

Para alcançar esse objetivo, a BM&F fechou um contrato com a Bolsa Brasileira de Futuros do Rio de Janeiro para fortalecer suas operações no mercado de commodities brasileiros. Como resultado, a BM&F tornou-se o centro de negociações de commodities mais importante e maior de todo o MercoSul.

Como aconteceu a fusão da BM&F com a Bovespa?

Em 2008, as duas bolsas decidiram se fundir para potencializar os ganhos e investidores, e hoje apresenta um excelente ritmo de crescimento, tendo 2018 como o ano em que mais cresceu, graças à queda da taxa de juros básica e também à queda da inflação. 

Com isso, a BM&F Bovespa superou grande parte das principais bolsas do mundo todo, somando mais de 736 mil investidores em julho de 2018, aumento equivalente a 0,6% ao mês e 19,5% no ano.

O que é volume de negociação dentro da bolsa de valores?

O volume de negociação da bolsa de valores é o indicador gráfico dos números de ações de cada ativo que passou por negociações durante aquele determinado período. Esse período pode ser minutos, horas, dias, semanas, meses e até anos.

o volume de negociações mostra a quantidade de vendas e compras de uma determinada ação naquele período
o volume de negociações mostra a quantidade de vendas e compras de uma determinada ação naquele período

Seu objetivo é servir como um auxiliador para quem deseja negociar aquela ação, já que ele fornece indícios das movimentações e relações ao preço das ações, além de ser um excelente indicativo de força para determinadas tendências.

Como as ações na Bolsa de Valores funcionam?

Hoje, as ações são os ativos mais famosos na bolsa de valores, mesmo que não sejam os únicos, e representam uma pequena fração de um capital social de uma empresa. Para investir nessas ações, você precisa comprar uma parte da empresa, tornando-se um pequeno sócio e acionista.

Essas ações são divididas em duas classes:

Ações ordinárias

São as ações ofertadas com a sigla ON, como por exemplo a PETR3, que virou a Petrobras ON. Esse tipo de ações permitem o direito a recebimento de proventos, voto em assembléias e tag along.

Ações preferenciais

Já essas ações permitem apenas que o acionista tenha prioridade no repasse dos proventos, que são maiores em relação aos das ações ordinárias. Isso porque, nesses casos, você não possui poder de voto, e a sigla de negociação é PN. No nosso mesmo exemplo, PETR4 aparece como Petrobras PN.

Quais são as ações mais famosas na bolsa de valores brasileira?

Para ter uma ideia de como a bolsa funciona, é necessário entender que as ações são classificadas pela sua liquidez. Ou seja, pela facilidade de compra e venda naquele momento. Nesse sentido, as empresas de grande porte como a Petrobras, possuem uma liquidez maior, já que contam com uma visibilidade mais vasta. Como resultado, costumam registrar volumes de negociações diários bastante expressivos.

dentre as ações mais famosas da bolsa de valores brasileira estão Banco do Brasil, Ambev e Petrobras
dentre as ações mais famosas da bolsa de valores brasileira estão Banco do Brasil, Ambev e Petrobras

Além da Petrobras, outras empresas que também possuem ações com bastante movimentações são:

  • Banco do Brasil;
  • Itaú Unibanco;
  • Cielo;
  • Bradesco;
  • Ambev.

Qual o valor das ações na bolsa de valores?

Não existe um valor mínimo para entrar na bolsa de valores, e hoje é possível encontrar ações que valem centavos para iniciar nesse tipo de investimento.

Vale lembrar, porém, que investir na bolsa de valores inclui as taxas e tributos, que se somam ao montante que você deseja investir. Como por exemplo, a taxa de corretagem, que é a taxa que incide sobre todas as operações realizadas, e varia para cada corretora.

O que são os leilões da Bovespa e como funciona?

Os leilões de ações são uma medida da própria bolsa de valores em momentos de alta volatilidade do mercado. Isto é: quando os valores estão variando muito e em pouco espaço de tempo.

Esses leilões permitem que as ações continuem sendo negociadas. A diferença é que, nesses casos, a transação de compra e venda só será concretizada quando uma ordem de compra encontrar uma ordem de venda do mesmo valor.

os leilões da bolsa de valores é uma estratégia do sistema para evitar a volatilidade de determinadas ações
os leilões da bolsa de valores é uma estratégia do sistema para evitar a volatilidade de determinadas ações

Esse tipo de evento tem duração de 5 minutos e pode acontecer dezenas de vezes no mesmo dia, a fim de equilibrar as ofertas de compra e venda do mercado e evitar movimentos bruscos como quedas ou altas mais significativas durante aquele período de grande volatilidade.

Para que esses leilões automáticos ocorram, é necessário que:

  • as ações oscilem entre 10 a 20% do preço em relação ao último preço antes do leilão;
  • as ações oscilem mais de 10% em relação ao valor de fechamento do pregão anterior;
  • as ações oscilem mais de 10% em relação ao valor na abertura do pregão.

Leia também Conheça os fundamentos da bolsa de valores para iniciantes

Outros tipos de leilões na bolsa de valores

Leilão de abertura de mercado ou pré-abertura

Esse tipo de leilão acontece diariamente durante os 15 minutos que antecedem os pregões da bolsa. Durante o leilão, os investidores registram ações de compra e venda por meio de um home broker da corretora, que serão efetivados apenas quando a bolsa abrir, dando início às negociações.

Além disso, é importante que você saiba que todas as operações que são recebidas pelas corretoras em horário diferente do horário de operação da bolsa, serão registradas no leilão de pré-abertura.

Leilão de fechamento de mercado ou pré-fechamento

Já esse tipo de leilão acontece nos últimos 5 minutos de um pregão da bolsa de valores, porém, apenas para ativos que fazem parte do Índice Bovespa -IBovespa – ou do Índice Brasil 100 – IBrX 100.

O que é IBovespa?

Muitas pessoas fazem uma grande confusão entre a Bovespa e o IBovespa. A Bovespa, como já mencionado, é a Bolsa de Valores de São Paulo, hoje uma das maiores da América Latina.

Já o IBovespa é o Índice Bovespa, que é considerado uma espécie de termômetro do mercado acionário brasileiro.

Ou seja, o IBovespa mede o desempenho médio de uma carteira teórica de todas as ações mais negociadas e representativas da bolsa, por meio de um sistema de pontos baseado em reais.

Quais as vantagens de investir na bolsa de valores?

Facilidade

O investimento pode ser feito de casa sem necessidade de se dirigir até bancos ou outras instituições. Para investir, basta procurar pelo ativo e fazer a sua oferta.

Rentabilidade

Embora seja considerado um investimento com alto risco de perdas quando o investidor é iniciante e não possui o conhecimento necessário, a bolsa pode ser hoje um dos pontos mais fortes de renda variável.

Isso porque com as ações muitas pessoas conseguem ter ganhos expressivos em menos tempo comparado com os rendimentos da renda fixa.

Acessibilidade

Embora muitos acreditem que é necessário investir grandes valores na Bolsa, é possível comprar ações por poucos centavos, fazendo aportes mensais para formar seu patrimônio.

Sociedade

Comprando grandes quantidades de ações você consegue vantagens bem interessantes, como por exemplo a possibilidade de assumir o controle da empresa quando tiver mais de 50% das ações da companhia.

Proventos

Para quem quer viver de renda, os proventos são uma das melhores formas de rentabilidade, já que são remunerações baseadas em capital efetivo distribuídos sob forma de dividendos e Juros Sobre Capital Próprio – JCP.

Quais as desvantagens de investir na bolsa de valores?

Riscos

Hoje a bolsa de valores é considerada um dos ambientes mais arriscados para um investidor, e alguns chegam a perder muito dinheiro, especialmente quando não conhecem a forma de funcionamento desse mercado, e não sabem como avaliar a viabilidade das ações.

Conhecimento

Para investir na bolsa é necessário conhecer mais sobre o cenário interno e externo do país, a fim de identificar melhores momentos para o investimento de determinadas ações. Afinal, em qualquer momento de instabilidade, as ações podem acabar sofrendo quedas no curto prazo.

para investir na bolsa de valores é necessário ter conhecimento e fazer as análises corretamente
para investir na bolsa de valores é necessário ter conhecimento e fazer as análises corretamente

Ou seja, para entrar nesse mercado é essencial que você, além de se manter informado e estudar sempre sobre o assunto, entenda a dinâmica do mercado e esteja disposto a aprender novas técnicas de tempos em tempos.

Leia também Conheça os fundamentos da bolsa de valores para iniciantes

Como investir na bolsa de valores?

Antes de começar a investir na bolsa, é necessário ter em mente se você está preparado para investir nesse mercado. Para isso, antes de tudo, é essencial descobrir qual é o seu perfil de investidor, que determinará sua tolerância aos riscos de perdas.

Em seguida avalie sua rotina, já que você terá que acompanhar diariamente o mercado, por pelo menos 1 hora incluindo notícias relacionadas à economia e política.

Por fim, garanta que você tenha o conhecimento necessário para ingressar nesse mercado e que esteja disposto a aprender as técnicas e cuidados necessários para diminuir os riscos e aumentar o faturamento das suas rendas.

Passo a passo para investir na Bolsa de Valores Online

Passo 1

O primeiro passo é escolher uma corretora de valores, que são instituições autorizadas para operar na bolsa, e analisar todas as taxas cobradas por ela.

Passo 2

Feito isso, abra sua conta e transfira o dinheiro que será investido na bolsa. Por exemplo,se você deseja investir R$1.000 na bolsa, você deverá transferir esse montante da sua conta bancária para a sua conta na corretora por meio de TED ou qualquer outro meio de transferência que a empresa aceite.

Passo 3

Feito isso, você poderá entrar na plataforma da corretora para investir nas ações desejadas lançando suas ofertas. Lembre-se que dependendo do ativo, é necessário investir um lote mínimo. A partir daí, quando o valor da sua ordem coincidir com outra oferta, a transação será executada e as ações irão diretamente para sua custódia.

Quais são as principais Bolsas de Valores do mundo?

New York Stock Exchange

Hoje, a NYSE (New York Stock Exchange) é considerada uma das bolsas de valores mais famosas do mundo todo. No Brasil, ela ficou conhecida apenas como Bolsa de Nova York, sendo a responsável pela negociação de grandes companhias globais de capital aberto, onde a soma do valor de mercado das empresas listadas chega a mais de 20 trilhões de dólares.

hoje uma das bolsas de valores mais famosas do mundo é a New York Stock Exchange
hoje uma das bolsas de valores mais famosas do mundo é a New York Stock Exchange

A bolsa abrange ações de empresas conhecidas, como a Coca-Cola e a Disney.

NASDAQ

Considerada uma bolsa de valores de grande relevância internacional, a NASDAQ também fica em Nova York e surgiu como modelo de negociação disruptivo. Ou seja, todas as negociações são feitas eletronicamente.

Seu grande diferencial é que a maioria das empresas tecnológicas tendem a preferir realizar a abertura de capital nessa bolsa, e as companhias mais famosas hoje listadas na NASDAQ são:

  • Apple;
  • Facebook;
  • Microsoft;
  • Intel;
  • Google;
  • Amazon.

London Stock Exchange

A Bolsa de Londres foi fundada em 1801, considerada um dos maiores centros financeiros de toda a Europa. Antigamente, em meados do século XX, a LSE foi reconhecida como a maior bolsa de valores do mundo, e perdeu espaço apenas para a NYSE ao longo dos anos.

Hoje, a bolsa conta com mais de 3 mil empresas listadas, com valores que chegam bem próximo às bolsas americanas.

Tokyo Stock Exchange

Também considerada importante para o mercado, a Tokyo Stock Exchange, ou apenas bolsa de Tóquio, é responsável pela listagem de empresas do famoso índice Nikkei 225.

Fundada em 1878, as principais companhias listadas hoje são:

  • Panasonic;
  • Nissan;
  • Honda;
  • Toyota.

Shanghai Stock Exchange

A China também não poderia deixar de fazer parte desta lista, com a Shangai Stock Exchange sendo considerada uma das principais bolsas de valores mundiais, incluindo empresas como China Life E PetroChina.

B3

A B3, como é chamada hoje a bolsa brasileira, é também uma das mais importantes do mundo, com mais de 300 empresas listadas e uma capitalização que se aproxima de 1 trilhão de dólares.

Em 2017, a B3 foi considerada a quinta maior bolsa de valores do mundo todo, alcançando um marco importante para o país e acionistas nacionais.

Agora que você aprendeu o que é Bolsa de Valores e como ela funciona, não deixe de estudar mais o assunto antes de entrar nesse mercado de investimentos considerado um dos mais lucrativos atualmente. Com as técnicas e conhecimento necessário, além de diminuir os riscos você também aprende os melhores momentos para investir, e melhores investimentos disponíveis.

Curso de Introdução à Bolsa de Valores Grátis

O Curso Grátis de Introdução à Bolsa de Valores é um curso totalmente gratuito para qualificação de investidores que estão em busca de conhecimento para fazer qualquer aplicação financeira, indo desde a caderneta de poupança à aplicação em ações. Um dos pilares do curso é mostrar ao aluno que o aumento do capital não deve ser a causa e sim a consequência de um criterioso estudo de todos os fatores que podem afetar a rentabilidade das suas aplicações. Em outras palavras, este curso tem como objetivo mostrar a importância da educação financeira para o aumento do seu capital, medido pelo valor do seu patrimônio em ações, imóveis, renda fixa etc.

Curso de Ginástica Laboral

Ao final deste curso de introdução à bolsa de valores você estará pronto para iniciar seus investimentos em ações de forma segura, pois aprenderá tópicos como:

  • O que é uma bolsa de valores;
  • O que é uma ação;
  • Tipos de ofertas públicas de ações;
  • Direitos e benefícios do acionista;
  • Como analisar os indicadores e tendências de mercado;
  • e muito mais.

Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.