Dinâmicas para jovens – 10 atividades para descontrair

Você sabe o que são dinâmicas para jovens e por que elas funcionam? Antes de tudo, as dinâmicas de grupo são atividades coletivas normalmente utilizadas por profissionais de Recursos Humanos em processos seletivos. Essas atividades têm como objetivo integrar, divertir e promover o conhecimento entre os participantes.

No entanto, as dinâmicas de grupo não apenas podem ser utilizadas em seletivas de emprego, como também dentro das empresas, universidades, institutos, grupos terapêuticos e dentro de muitos outros ambientes e situações.

As dinâmicas para jovens são importantes e funcionam porque promovem, principalmente, a integração e apresentação dos participantes. Essas atividades também são realizadas com a finalidade de quebrar o gelo entre os participantes, ou seja, criar uma interação e até amizade entre eles.

Entretanto, é fundamental que o coordenador responsável pelas dinâmicas para jovens tenha o cuidado na escolha das atividades. O ideal é que as práticas sejam leves, divertidas, prazerosas, e que, principalmente, não cause constrangimentos.

Se você é um profissional de Recursos Humanos, coordenador de algum grupo ou comunidade, ou simplesmente deseja incluir as dinâmicas para jovens no trabalho ou na faculdade, selecionamos algumas atividades interessantes que podem te ajudar. A dica é trabalhar com grupos de até 20 pessoas para facilitar o processo. Vamos lá?

Briefing

Essa atividade tem como objetivo focar na criatividade e na capacidade de encontrar soluções.

Explique ao grupo que eles deverão criar um anúncio para um produto indicado. Escolha um formato, que pode ser um banner digital, anúncio de revista ou qualquer outro.

Depois, pense nas palavras mais óbvias relacionadas ao produto e proíba seu uso, para dificultar a atividade.

Se for um anúncio de brinquedos, por exemplo, proíba as palavras: criança, brincar, brincadeira, diversão, alegria, etc.

Já se o anúncio for algum ingrediente, tempero ou algo relacionado à gastronomia, proíba as seguintes palavras: comida, cozinha, cozinhar, sabor, almoço, jantar, pratos, delicioso, saboroso, caseiro, etc.

Que bicho sou eu?

Entregue uma folha em branco e lápis de cor para cada participante. Peça para eles desenharem o bicho que melhor represente sua personalidade.

Depois, os participantes devem trocar os desenhos e comentar o que entenderam sobre o desenho recebido. Ou seja, cada integrante deve tentar descobrir características sobre o colega através do bicho que foi desenhado.

Os poliglotas

Separe o grupo em duas equipes e peça que cada uma elabore um novo idioma, criando algumas palavras, como: um cumprimento, um objeto da sala, pronomes básicos, um comentário positivo, um comentário negativo e uma despedida, tudo no novo idioma.

Dê um tempo de 20 a 30 minutos para que as equipes elaborem e aprendam o novo idioma.

Depois, forme duplas com integrantes das equipes opostas. As duplas têm como desafio ensinar seu idioma ao outro sem falar português.

Essa atividade tem como objetivo trabalhar a comunicação, a disposição e a desenvoltura dos jovens.

Carregando as cargas do outro

Entregue uma folha de papel para os participantes. Peça que cada um escreva uma situação ou problema pelo qual está passando, sem se identificar. As folhas deverão ser colocadas em uma caixa. Depois, cada participante deverá retirar uma folha para discussão em uma roda de debates. Durante a conversa eles deverão tentar entender o problema, a causa e como ajudar.

Identificação com a natureza

Atividades de identificação com elementos da natureza são ótimas maneiras para conhecer o outro. Nesta atividade você vai precisar de papel, caneta e imagens que representam a natureza.

Cada participante deverá escolher uma imagem, ou seja, um elemento que o represente, como por exemplo, a foto de uma cachoreira, fogo, árvore, terra, etc.

O participante deve refletir sobre sua escolha e descrever isso em sua folha. Depois, os participantes deverão compartilhar suas reflexões em grupo!

Cada um por si

Entregue um balão e um barbante para cada participante. Eles deverão encher o balão e o amarrar no tornozelo.

Peça para todos se levantarem e andarem pelo ambiente. Depois, anuncie: “Quem me entregar o balão cheio ganhará um prêmio!”.

Geralmente, os participantes tentam estourar as bexigas uns dos outros. No final da brincadeira, explique que não era para ser uma competição, mas sim, bastaria que cada um entregasse seus balões ao invés de tentar boicotar os outros!

Estourar o balão

Esta atividade é parecida com a dinâmica anterior, mas seu objetivo é diferente.

Você deve dividir o grupo em duas equipes. Para cada pessoa, dê dois balões e um pedaço de barbante para amarrá-los à cintura.

Explique aos grupos que eles devem estourar os balões um do outro sem deixar que os seus sejam estourados.

Construindo uma cidade

Escreva nomes de profissões em uma folha de papel, corte, e distribua entre os participantes. Cada participante deverá representar uma profissão.

Depois, simule a seguinte situação: todos os participantes irão viajar de navio para uma cidade distante que deverá ser construída. No entanto, no meio da viagem o navio começa a afundar. O grupo deve decidir, entre eles, quais participantes deverão ser salvos de acordo com sua importância de trabalho na nova cidade.

Virando pelo avesso

Organize o grupo em círculos, e peça que fiquem de mãos dadas, porém, de costas para o centro.

Peça para que os participantes tentem voltar-se para dentro da roda, mas sem soltar as mãos.

O objetivo dessa atividade é ensinar sobre organização, e também que cada um pode ajudar o outro, fazendo a sua parte.

Desafio secreto

Distribua lápis e papel e peça para os participantes que se sentem em círculo.

Depois, diga para cada um escrever no papel um desafio para outro colega realizar, e depois, devolver o papel para você.

Assim que recolher os papéis, explique que cada um terá que realizar seu próprio desafio, como um exercício de empatia.

O objetivo dessa atividade é ensinar a não desafiar os outros com algo que você mesmo não conseguiria fazer!

Se você desejar aprender mais sobre o assunto, a Prime Cursos oferece o Curso online de Introdução a Dinâmicas de Grupo! Este curso grátis tem como objetivo ensinar técnicas de aprendizagem com base no conhecimento e inserção de valores éticos utilizados nas dinâmicas de grupo. Para começar a estudar, basta fazer o seu cadastro no site e assinar o curso!


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

4 Comments

  1. Regina Rocha disse:

    Amei as dinâmicas! Gosto muito do primecursos! Vcs são maravilhosos! Parabéns!

  2. Gloria Maria de Oliveira disse:

    Muitíssimo legais, amei as idéias . Como ajuda a gente desenvolver e conhecer as pessoas através das dinâmicas .

  3. Maria Luzinete de Sousa da Conceição Lima disse:

    Muito boas as dinamicas

  4. amei e muito edificante vcs estão de parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.