O que faz o cuidador de idosos? Quais suas responsabilidades?

O que faz o cuidador de idosos

A principal função do cuidador de idosos é zelar pela saúde, conforto e bem-estar do paciente com idade avançada. Isso quer dizer que para exercer essa função o profissional deve ter conhecimento técnico em diversas áreas para desempenhar o papel da melhor forma possível.

Um grande exemplo é a limpeza do ambiente e utensílios do idoso: apesar de não ser função do cuidador fazer a faxina na residência, ele deve sempre prezar pela limpeza do ambiente e de utensílios e aparelhos usados pelo paciente.

Pensando em lhe ajudar a entender quais são as funções de um cuidador de idosos e quais são suas responsabilidades, separamos alguns tópicos que certamente irá tirar todas suas dúvidas sobre a profissão. Veja a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que faz o cuidador de idosos?

Cuidados com a saúde e higiene

Uma das principais funções do cuidador de idosos é cuidar da higiene e saúde do paciente, o que inclui:

  • administrar o uso de medicamentos;
  • acompanhamento em consultas médicas e exames;
  • agendamento de exames;
  • auxílio durante o banho;
  • troca de fralda, quando necessário.
refeição saudável
o cuidador de idoso deve sempre escolher alimentos saudáveis para as refeições

Os cuidados com a saúde também dizem respeito à a alimentação em questões de escolhas saudáveis para o idoso. Isso significa que o alimento deve ser nutritivo e fresco.

Apesar de também ser responsabilidade do cuidador limpar algumas feridas e trocar curativos, nem sempre é sua função exercer esse papel.

Funções administrativas

Quando não há nenhum responsável pelas obrigações administrativas do paciente, ou os familiares não possuem disponibilidade para lidar com elas, o cuidador de idosos fica responsável por desempenhar essa tarefa. 

Isso quer dizer que o profissional se responsabilizará por pagar as contas da casa, fazer compras em mercados e farmácias e outras tarefas ligadas à administração da residência ou saúde do paciente.

Além disso, quando o idoso faz acompnhamento com fiosioterapeuta, psicólogo ou nutrucionista, por exemplo, quem administra o agendamento de consultas e faz o pagamento também é o cuidador.

Organização

A organização diz respeito a agenda do lar e do paciente, cuidando para que a rotina da casa seja seguida de acordo com as necessidades do idoso e as recomendações médicas. Ou seja, o horário do almoço deve estar de acordo com o horário dos medicamentos para que eles sejam ingeridos antes ou depois das refeições.

O cuidador de idosos também deve organizar o quarto e preservá-lo sempre limpo e confortável, e estar atento aos outros cômodos da casa para evitar acidentes domésticos e facilitar a movimentação do paciente dentro da residência.

roupas dobradas
também é de responsabilidade do cuidador de idosos lavar as roupas do paciente

A lavagem e organização das roupas de cama e roupas pessoais do paciente também são responsabilidade do profissional.

Socialização

O cuidador tem o dever de zelar pela saúde emocional do paciente incentivando, sempre que possível, que o idoso tenha uma vida social ativa e interaja com a família e amigos. Você também deve ajudá-lo a usar celulares e telefones caso ele se sinta confortável usando esse tipo de aparelho.

Tudo isso porque, nessa etapa da vida é normal nós nos sentirmos excluídos da sociedade e a função do cuidador é estimular o convívio social para que o idoso não se sinta isolado do resto do mundo.

Promover o bem-estar

O cuidador deve colaborar para promover a saúde emocional e o bem-estar do paciente. Por isso, os profissionais do ramo devem agir com paciência, calma, saber ouvir e apoiar o idoso em todas as situações.

Isso também inclui o estímulo da prática de atividades físicas ao ar livre, que melhoram a saúde e o humor do paciente.

Realizar passeios e viagens

Ao exercer a profissão de cuidador de idosos, a pessoa deve estar ciente que entre as suas tarefas está a programação de passeios e viagens de férias, já que isso também é importante para que o indivíduo com idade mais avançada tenha um período para descansar a mente e se divertir.

Em alguns casos o cuidador de idoso pode até mesmo viajar junto ao paciente para auxiliá-lo com os medicamentos e alimentação.

Características de um cuidador de idosos

Paciência

É natural que com o passar dos anos os idosos sofram com doenças degenerativas ou assumam um comportamento imaturo. Isso significa que em muitos casos o cuidador de idoso deve ser paciente e respeitar os sentimentos e decisões do idoso e nunca querer impor a sua vontade.

o que o cuidador de idosos não pode fazer
o cuidador de idosos deve ser paciente e tentar entender os sentimentos da pessoa de terceira idade

Com o passar do tempo também passamos por dificuldades motoras, por isso é necessário que o cuidador haja com profissionalismo e atenda sempre seu paciente com bom humor e simpatia. 

Empatia

Um ponto importante para quem deseja trabalhar com pacientes da terceira idade é desenvolver a empatia e se colocar no lugar do paciente. Como você se sentiria se não pudesse mais realizar as suas tarefas diárias sozinho?

A partir daí você consegue ter uma ideia de como ele se sente e como gostaria de ser tratado, além de aprender a pensar mais em como o seu paciente se sentirá diante de cada desafio enfrentado.

Atenção

Cuidar de pacientes em terceira idade é uma profissão que demanda que o profissional esteja sempre atento, uma vez que você estará lidando com a saúde de um indivíduo que depende de você para muitas ações.

Isso quer dizer que você deve estar sempre focado durante as refeições, banhos, administração das medicações e atividades físicas e de lazer para evitar acidentes que podem colocar a saúde do seu paciente em risco.

Depois de ver o que faz um cuidador de idosos e todas as suas responsabilidades, não deixe de levar as nossas dicas em consideração e desenvolver empatia e paciência durante o trabalho. Você também pode optar por fazer um curso preparatório e aprender a lidar melhor com as situações cotidianas de quem cuida de pacientes na terceira idade, a fim de desenvolver habilidades mais avançadas para exercer essa função.

Curso Gratuito de Cuidador de Idosos Online

O cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

Com o curso de cuidador de idosos, você vai aprender as principais tarefas para atuar nessa área, e irá perceber que; cuidar de um idoso é muito mais que um trabalho; cuidar de um idoso é uma atitude de amor para com o próximo.

Aproveite essa oportunidade, aumente suas chances de sucesso com o Curso Online 100% Gratuito de Cuidador de Idosos da Prime Cursos, as vagas no mercado para cuidador de idosos estão crescendo a cada dia, podendo o profissional atuar em asilos e clínicas de repousos, ou cuidar de uma pessoa específica.

https://youtu.be/zjLpyp5BoDQ
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui