Como é trabalhar como telefonista? Veja as principais funções do cargo

Muitas pessoas que desejam ingressar no mercado administrativo dão início às suas carreiras com cargos como auxiliar de escritório ou telefonista. Isso porque esses são considerados cargos iniciais para quem quer crescer dentro do setor, sendo possível se especializar e atingir altos níveis hierárquicos. Mas você sabe como é trabalhar como telefonista?

De modo geral, quando ouvimos a palavra telefonista, sempre pensamos em uma pessoa que fica ao lado do telefone atendendo e fazendo ligações. E apesar do profissional que ocupa este cargo realmente desempenhar essas funções, existem diversas outras responsabilidades que ele deve cumprir em sua jornada de trabalho que nem sempre está diretamente ligada ao telefone.

Para que você entenda mais como esse profissional trabalha e quais as suas principais funções, separamos um post completo sobre o assunto. Confira a seguir!

Como é trabalhar como telefonista?

O telefonista, além de atender, completar, transferir e cadastrar chamadas telefônicas, ainda desempenha funções administrativa prestando serviços gerais dentro desse ramo e fornecendo informações necessárias para diversos setores dentro da empresa.

Dentre esses serviços estão inclusos:

  • operar equipamentos telefônicos garantindo ligações internas e externas;
  • receber chamadas e transferi-las para o ramal solicitado;
  • passar informações corretas;
  • fazer anotações de recados;
  • passar informações;
  • realizar pesquisas no banco de dados telefônico;
  • manter os cadastros dos números ramais e telefones úteis atualizados;
  • fazer o controle das ligações e anotar os formulários apropriados;
  • agilizar o atendimento e direcionar a ligação para o setor competente para resolver problemas.
as telefonistas atuam tanto atendendo telefone, como realizando funções administrativas
as telefonistas atuam tanto atendendo telefone, como realizando funções administrativas

Com isso podemos dizer que uma telefonista nada mais é do que uma secretária e recepcionista que atende os clientes e fornecedores pelo telefone ao invés de pessoalmente. Isso significa que a profissional deve estar apta para responder dúvidas e ter conhecimento sobre a empresa e os serviços prestados para garantir que as ligações sejam transferidas para os setores responsáveis.

Como é o ambiente de trabalho de uma telefonista?

De modo geral, a telefonista trabalha em um ambiente isolado do resto da empresa para evitar que barulhos e ruídos atrapalhem as ligações. Isso porque quando o ambiente conta com muitas máquinas ou conversas, tanto o telefonista quanto o cliente não conseguem se comunicar e escutar da forma correta.

Nesse ambiente a profissional possui uma mesa e cadeira que devem ser confortáveis, já que grande parte da jornada de trabalho desse cargo será realizada sentada, devendo a cadeira e mesa cumprir as regras de ergonomia do trabalho de acordo com a NR17.

Junto a isso, além de atender o telefone diretamente no aparelho, muitas empresas fornecem headset para que o profissional fique mais confortável na hora de atender as ligações, sem precisar segurar o aparelho e ficando com as mãos livres para fazer anotações, cadastros e até mesmo procurar documentos.

Quem atua como telefonista recebe treinamento?

Normalmente as profissionais que atuam na área da telefonia da empresa recebem treinamentos quanto às regras básicas de atendimento, tom de voz que deve ser usado nas ligações e quais as principais dúvidas e como respondê-las, além de saber reconhecer e entender as dificuldades dos clientes e transferir a ligação para o setor responsável por solucionar o problema de forma ágil e eficiente.

Entretanto, as empresas sempre dão preferência para os profissionais que possuem cursos técnicos na área, o que aumenta o nível de conhecimento e experiência com o segmento de atuação.

Quais as características principais para ser uma telefonista?

Para ocupar  esse cargo dentro das empresas, as profissionais devem ser simpáticas e saber escutar, tendo atenção, presteza, autocontrole e boa vontade para solucionar o que tenha sido solicitado pelo cliente.

Junto a isso, ainda é necessário ter habilidade para lidar com pessoas, fluência oral para que a mensagem seja passada para a outra parte de forma clara e objetiva, raciocínio rápido, boa memória e grande capacidade de organização.

É necessário ter formação para ser uma telefonista?

Não existe uma formação necessária para se tornar uma telefonista, apesar de ser exigido que a profissional seja alfabetizada e tenha ensino médio completo.

embora não seja um requisito, os cursos de telelfonista ajudam a garantir vagas melhores e salários mais altos
embora não seja um requisito, os cursos de telelfonista ajudam a garantir vagas melhores e salários mais altos

Entretanto, quanto maior for o conhecimento e experiência do profissional nessa área, maiores as chances do candidato ser efetivado e de garantir um salário maior do que o piso, já que o funcionário poderá garantir um serviço melhor prestado à empresa.

Leia também Qual é o salário de uma telefonista?

Para se especializar nessa área, muitas pessoas recorrem a cursos online que abordam temas como:

  • ética da profissão;
  • técnicas de comunicação;
  • atendimento ao público;
  • funcionamento das linhas.

Área de atuação de uma telefonista

Empresa privada

As telefonistas podem atuar em diversas áreas dentro do mercado de trabalho, sendo a principal empresas privadas, nas quais a profissional desempenha as principais funções do cargo.

Leia também Qual é a função de uma telefonista?

Normalmente essas empresas são clínicas, hospitais, escritórios, hotéis e comércio.

Empresas públicas

Quem deseja se tornar uma telefonista ainda pode atuar em empresas do setor público, também desempenhando a função principal de uma telefonista, mas com grandes chances de adquirir funções específicas, de acordo com a necessidade da empresa.

Empresas de telefonia

Para profissionais que desejam atuar dentro de empresas voltadas para o setor de telefonia, além de desempenhar as principais funções do cargo, ainda fica responsável por controlar todo o sistema telefônico da empresa dependendo do nível hierárquico em que for contratada.

Empresas de telemarketing e call center

Há ainda a possibilidade de atuar dentro de empresas que trabalham com atendimento ao público oferecendo produtos e serviços, ou então ficar responsáveis por atender telefonemas de reclamações e perguntas sobre produtos e serviços específicos.

Depois de ver como é trabalhar como telefonista você já consegue entender as principais funções da área e responsabilidades do cargo. Vale lembrar que quanto maior for o seu conhecimento, maiores as chances de ser contratado e de conseguir salários maiores.

Curso de Telefonista Online Grátis

Com o Curso grátis de Telefonista da Prime Cursos do Brasil o aluno irá aprender como oferecer um bom atendimento telefônico, quais as principais tarefas e responsabilidades da profissão, quais são as regras para o bom atendimento telefônico, e muito mais!

O aluno também aprenderá:

  • Apresentação Pessoal
  • Cuidados com a voz
  • Como atender o telefone em inglês
  • E muito mais!

Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.