Os Segredos da Mente Milionária – Harv Eker

Você já se perguntou por que algumas pessoas parecem acumular riquezas com extrema facilidade, enquanto outras vivem sem dinheiro, como diz o dito popular, vendendo o almoço para comprar a janta?

Bom, será que essa diferença entre as pessoas está na educação que elas tiveram? Ou simplesmente, o sucesso financeiro é fruto da sorte ou de uma herança polpuda? Para Harv Eker, autor do livro Os Segredos da Mente Milionária, o sucesso financeiro está ligado à sua programação mental.

Como exemplo, imagine um computador, que no caso, é o seu subconsciente. Quando você era uma criança, seus pais, amigos e parentes, instalaram diversos softwares nesse computador, alguns de pobreza e outros de riqueza. No caso, os softwares são ideias, que você aceitou quando criança como verdade absoluta, sem ao menos questionar ou ponderar a respeitos dessas ideias e crenças limitantes.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Um exemplo prático que o autor cita em seu, é a abordagem que algumas famílias têm com relação ao dinheiro. Se você ouviu muitas vezes dos seus pais quando era criança, coisas do tipo: “O dinheiro não dá em árvore; dinheiro não compra felicidade; ou que o dinheiro é a causa de toda infelicidade do mundo”, certamente você foi programado para ser pobre.

Uma explicação psicológica para isso é que o nosso cérebro está programado para evitar e se desassociar de qualquer coisa que possa nos fazer sofrer. Então se você aceitou como verdade que o dinheiro é algo ruim, que uma pessoa é rica por que roubou, ou enganou outras pessoas, ou que o acumulo de riquezas na mão de poucas pessoas é a causa de todo o sofrimento da humanidade, certamente, toda vez que você tiver algum dinheiro sobrando, o seu cérebro irá agir para que você gaste o dinheiro com futilidades.

Para você ter uma ideia, o autor Harv Eker, construiu um império de milhões de dólares após tomar consciência dessa programação limitante de pobreza, em apenas 2 anos começando do zero. Vamos ver agora os principais arquivos de riqueza que o autor expõe no livro, que com certeza, vão mudar as suas crenças sobre o dinheiro e consequentemente, torna-lo uma pessoa mais próspera.

Primeiro arquivo de riqueza – as pessoas ricas acreditam na ideia que de estão no controle das suas próprias vidas, ou seja, criam a própria realidade com base nas suas ambições. Já as pessoas de mentalidade pobre, acredita que tudo na sua vida simplesmente acontece por obra do acaso.

Quantas pessoas você conhece que vivem reclamando da falta de dinheiro, mas toda semana gastam alguns trocados em jogos lotéricos?

Muitas pessoas preferem acreditar que irão ficar ricas acertando os números da Mega Senna, do que investindo esse dinheiro em algum negócio próprio, ou ideia. E pode acreditar, no Brasil você pode comprar ações de empresas na bolsa de valores, por valores baixíssimos até mais baixos, do que aqueles valores você gastaria em um bolão da mega sena. Então por que gastar o seu dinheiro suado em apostas, quando você pode investir em algo real?

Segundo arquivo de riqueza – as pessoas ricas entram no jogo do dinheiro sempre pensando em ganhar. Já as pessoas de mentalidade pobre, se focam mais em não perder.

Segundo o autor, podemos comparar esse tipo de crença com uma partida de futebol. Se um time joga com uma tática totalmente defensiva visando apenas sobreviver a partida ou ao empate, dificilmente esse time vai marcar algum gol e vencer a partida. Agora se o time joga com o desejo de ganhar, com garra e determinação, com certeza terá mais chances de vencer a partida. O mesmo acontece com o dinheiro: se você deseja só ter dinheiro para pagar as suas contas no final do mês, ou seja, jogar pelo empate, certamente você não irá ter sucesso financeiro na sua vida.

Terceiro arquivo de riqueza – as pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas, enquanto as pessoas de mentalidade pobre apenas gostariam de ser ricas.

Em suas palestras pelo mundo, Harv Eker costuma perguntar para as pessoas quais são as possíveis desvantagens de ser ou tentar ficar rico. Geralmente as respostas estão alicerçadas no medo, que pode ser do fracasso, da rejeição de outras pessoas, etc..

Para ser rico de verdade, você deve assumir o compromisso sincero de mudar a sua visão sobre o dinheiro, como também, ter atitudes que vão te levar ao sucesso. Por exemplo, ao chegar em casa depois do trabalho, você liga a TV para assistir novelas ou séries, ou vai ler um livro sobre negócios ou ver algum vídeo motivacional no Youtube?

Essas pequenas escolhas no nosso dia a dia, segundo Eker, é que realmente vão determinar o sucesso de cada indivíduo.

Quarto arquivo de riqueza – as pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.

Sabe aquela famosa frase, “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és“? Bom, é bem essa questão que o autor explora nesse arquivo de riqueza. Para Eker, as pessoas bem-sucedidas costumam observar outras pessoas bem-sucedidas para se motivar, ou seja, observar alguém que já chegou lá, é a melhor maneira de aprender a ser rico.

Tenha sempre em mente, pessoas bem-sucedidas conversam sobre ideias e projetos, enquanto as pessoas de mentalidade pobre costumam falar sobre a vida de outras pessoas, ou situações do dia a dia, como a previsão do tempo, algum crime que aconteceu nas redondezas, entre outros acontecimentos.

Se você se flagrar em meio desse tipo de conversa, saia imediatamente. Seja uma pessoa positiva, e busque a companhia de pessoas assim.

Quinto arquivo de riqueza – as pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.

Eker atribui boa parte do seu sucesso profissional aos conselhos que recebeu de um amigo da sua família que já era multimilionário. Um deles, acredito que o mais marcante, foi: “Harv se as coisas não estão indo como você gostaria, isso quer dizer apenas que há algo que você não sabe.

Para o autor, ser humilde faz toda a diferença, e por conta disso, ele sempre diz em seus seminários:

“Há três palavras perigosas que sempre pronunciamos, que são: EU JÁ SEI.”

Então se você quer ser bem-sucedido, você deve deixar der ser o SABE TUDO para se transformar no APRENDE TUDO.

Bom, falamos apenas de 5 arquivos de riqueza, mas no total são 17. Veja abaixo todos os arquivos de riqueza do livro:

Arquivo de Riqueza nº 1: As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida.” As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida, as coisas acontecem.
Arquivo de Riqueza nº 2: As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.
Arquivo de Riqueza nº 3: As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.
Arquivo de Riqueza nº 4: As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.
Arquivo de Riqueza nº 5: As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.
Arquivo de Riqueza nº 6: As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimentos de quem é rico e bem-sucedido.
Arquivo de Riqueza nº 7: As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.
Arquivo de Riqueza nº 8: As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.
Arquivo de Riqueza nº 9: As pessoas ricas são maiores que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.
Arquivo de Riqueza nº 10: As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.
Arquivo de Riqueza nº 11: As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.
Arquivo de Riqueza nº 12: As pessoas ricas pensam: “Posso ter as duas coisas.” As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra.
Arquivo de Riqueza nº 13: As pessoas ricas focalizam no seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.
Arquivo de Riqueza nº 14: As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.
Arquivo de Riqueza nº 15: As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.
Arquivo de Riqueza nº 16: As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam se paralisar pelo medo.
Arquivo de Riqueza nº 17: As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.

Recomendo para todos a leitura da obra completa de Eker, pois é imprescindível para quem deseja entender por completo como o autor criou um império em apenas dois anos começando do zero.

Link do Google Book para ler uma amostra do livro antes de comprá-lo: http://bit.ly/2CPAqKJ
Link para comprar o livro: https://amzn.to/2xbTz3A

E você, já leu o livro? Se sim, o que achou? Comente!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui