A importância do Curso de eSocial para Empresas

Fazer um Curso de eSocial para Empresas pode ser extremamente importante para se manter atualizado, principalmente para profissionais da área de contabilidade e departamento pessoal. Afinal, o eSocial é um recurso fundamental de otimização para a gestão de Recursos Humanos.

O que é o eSocial para empresas?

O eSocial faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), e foi lançado em 2007 para agilizar e facilitar o trabalho dos profissionais da área de contabilidade.

O eSocial é um projeto do Governo Federal Brasileiro, criado para unificar o envio dos dados sobre trabalhadores em um site, fazendo com que as empresas prestem as informações uma única vez. O objetivo do eSocial é facilitar e modernizar as rotinas. Assim, o empresário consegue cumprir todas as exigências governamentais com mais facilidade e agilidade.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Não apenas a folha de pagamento, mas também pelo menos 14 itens são compreendidos dentro do eSocial. Antes do projeto, todos esses itens eram cobrados individualmente.

A vantagem do eSocial é que agora, tudo deve ser entregue de uma só vez, além de ficar disponível online. Veja abaixo a lista de documentos que fazem parte do eSocial:

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
Livro de Registro de Empregados (LRE)
Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
Comunicação de Dispensa (CD)
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
Guia da Previdência Social (GPS)
Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)

Por fim, é importante entender que o eSocial não altera nenhuma legislação, o que muda é a forma de envio e apresentação dos dados aos agentes do governo.

Os benefícios do Curso de eSocial para Empresas

O eSocial é considerado uma grande inovação do Departamento Pessoal, não apenas por facilitar a forma de envio de dados, mas também por alterar a rotina e os processos de quem trabalha no setor.

Fazer um curso de eSocial para empresas é fundamental para quem deseja se manter atualizado. Afinal, já que eSocial traz uma grande responsabilidade para as empresas, ter alguém da equipe que entenda do assunto pode ser bastante vantajoso. E como o eSocial ainda pode ser considerado novo e complexo, são poucos os profissionais no mercado que entendem bem do sistema. Dessa forma, aqueles que se dedicam e entendem do assunto podem conquistar reconhecimento.

As empresas precisam de pessoas que saibam fazer a implantação do eSocial. Assim, quem estuda o sistema pode se destacar no ambiente de trabalho. Além disso, conhecer o sistema é fundamental para os profissionais que trabalham no Departamento Pessoal.

O grande benefício do eSocial para as empresas, é a unificação das informações em um único lugar. Desse modo, é possível eliminar documentos, que em muitos casos acabam sendo entregues em duplicidade. Outra vantagem é a agilidade na prestação de contas. Afinal, além de ser unificada, toda a transmissão de dados é eletrônica.

Para o Governo Federal, o eSocial também traz muitos benefícios. Entre eles, a facilidade na fiscalização das informações, que pode atrapalhar a vida de empresas que não agem conforme a legislação ou daquelas que sonegam impostos. Assim, as receitas do governo com a arrecadação de tributos também aumentam, pois a eficiência da fiscalização melhora.

Curso de eSocial para Empresas

Sabendo da importância deste assunto, a Prime Cursos lançou recentemente o Curso de eSocial para Empresas. Esse curso gratuito tem como objetivo ensinar sobre o funcionamento do programa, e é indicado para todos os profissionais de Contabilidade e Departamento Pessoal.

Além disso, com o curso de eSocial para empresas da Prime Cursos do Brasil, o aluno irá aprender:

– Os princípios do eSocial
– Como funciona
– Cronograma
E muito mais!

E você, já se atualizou? Já conhece o sistema eSocial? Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui