Guia de eSocial

Como tirar o Guia de eSocial e qual a finalidade do documento?

Pensando em simplificar o processamento de dados e unificar os pagamentos de tributos das empresas, o governo federal criou o eSocial, um sistema online para compartilhamento de dados e informações de empresas e empregadores. Porém, para finalizar esses processos é necessário emitir o guia de eSocial, o que gera dúvidas em muitos dos usuários.

Para empregadores ou contratantes de serviços é necessário prestar conta de alguns documentos para a receita federal, o que antes era feito por meio de documentação física. Porém, com o eSocial é possível que todos esses trâmites sejam realizados online e com documentos digitalizados, gerando economia de tempo e de recursos para a impressão dos dados.

Pensando em lhe auxiliar a tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, separamos um post explicando mais sobre a guia do eSocial e como tirá-la. Veja a seguir!

O que é o guia de eSocial?

O Guia DAE – Documento de Arrecadação do eSocial – é um documento que reúne todos os tributos e o FGTS relacionados à folha de pagamento do empregador que devem ser recolhidos em uma guia única, com base na Lei Complementar no 150/2015.

Quais são os impostos do guia?

Existem diversos encargos presentes no Guia DAE do eSocial, já que ali constam todos os valores que devem ser recolhidos mensalmente.

Vale ressaltar que, embora seja o empregador quem paga alguns desses valores, existem encargos que se referem ao empregado, e esses valores são descontados do seu salário.

Os encargos que devem ser pagos são:

  • 8% de FGTS;
  • 3,2% para reserva indenizatória da perda de emprego;
  • 0,8% do seguro contra acidentes de trabalho;
  • 8% de INSS devido pelo empregador;
  • de 8 a 11% de INSS devido pelo trabalhador, dependendo do salário;
  • Imposto de Renda Pessoa Física quando o trabalhador recebe acima de R$1.903,98.

Quando a empresa deve pagar o guia de eSocial?

Esse guia deve ser recolhido todo dia 7 de cada mês, a menos que o sétimo dia caia em feriados ou finais de semana, fazendo com que a guia tenha que ser recolhida no dia 6.

Como tirar o guia de eSocial?

O primeiro passo para tirar a guia do eSocial é fazer login no Portal oficial do sistema, e em seguida, ir até a opção “dado de folha/recebimento e pagamentos”.

para tirar o guia de eSocial é necessário acessar o portal oficial do sistema
para tirar o guia de eSocial é necessário acessar o portal oficial do sistema

Em seguida, você será redirecionado para uma nova tela onde deverá conferir o ano e mês do Guia. Estando corretos, clique em ‘emitir guia’. A partir disso, um download dp DAE iniciará automaticamente no dispositivo.

É necessário emitir uma guia para cada empregado cadastrado?

Não, não é necessário emitir uma guia individual para cada trabalhador. Isso porque o sistema gera uma guia única com todos os valores dos seus empregados cadastrados.

Atualmente, os empregadores recebem um demonstrativo anexo aos recibos de cada empregado onde constam os valores descontados das guias.

O que fazer quando o guia de eSocial está em atraso?

Ao regularizar a situação, o empregador deve pagar os valores vencidos com acréscimo de 0,33% de multa por cada dia de atraso, com limite de 20% do INSS mais juros de 1%. Já o juros pelo atraso do FGTS é de 10% a partir do primeiro dia de atraso e 0,5% ao mês.

É possível verificar os guias em atraso?

Para verificar as guias em atraso, o empregador deve acessar o Centro Virtual de Atendimento – eCAC –  e realizar o requerimento das guias. Assim, poderá verificar quais foram pagas e quais ainda estão abertas e em atraso.

Como tirar o guia do eSocial de rescisão?

Para os desligamentos feitos a partir de 01 de novembro de 2015, o empregador deverá informar a data de desligamento e gerar o DAE rescisório referente a todos os recolhimentos devidos em relação ao mês anterior e também ao mês da rescisão.

Dependendo do tipo de rescisão, o empregador deverá pagar os tributos relativos ao aviso prévio:

Sem justa causa e rescisão indireta

  • saldo de salário;
  • 13º proporcional;
  • aviso prévio;
  • férias proporcionais;
  • férias vencidas, se houver;
  • FGTS.

Demissão por justa causa

  • férias vencidas, se houver;
  • FGTS;
  • saldo de salário

Demissão por acordo comum

  • aviso prévio devido pela metade;
  • movimentação de 80% do FGTS;
  • metade da multa do FGTS.

Depois de ver como tirar o guia de eSocial e ver quais os tributos que devem ser pagos pelo empregador, não deixe de emitir o documento e quitar os encargos em dia. Afinal, quanto maior o tempo de atraso, maiores os juros e as multas aplicadas no valor total devido.

Curso de eSocial para Empresas Online Grátis

curso grátis de eSocial para empresas da Prime Cursos do Brasil ensina o que é, quais os princípios do eSocial, como aplicar e outras informações gerais. Além disso, esse curso online também traz lições sobre os cronogramas, faseamento, folha, recebimentos e pagamentos.


Stories

Posts Recentes

  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.