Cerveja: uma das bebidas mais populares do mundo

Muitas teorias origem cerveja
teorias origem cerveja
Muitas teorias sobre a origem da cerveja
Créditos da Imagem: PIxabay

Há várias teorias sobre a origem da cerveja. O mais provável é que essa bebida tenha sido preparada pela primeira vez pouco depois que o homem começou a cultivar cereais. Alguns estudiosos afirmam que a cerveja surgiu há cerca de 6 mil anos, na região da Mesopotâmia, decorrente da fermentação natural de um pedaço de pão. O primeiro registro encontrado referente à cerveja é o Hino a Ninkasi – a deusa da cerveja.

Posteriormente os babilônios criaram muitas variedades da bebida. Os egípcios também passaram a fabricá-la e a incrementaram com tâmaras, gergelim e mel, alterando um pouco o sabor. Bem mais tarde, vários mosteiros passaram a investir na produção e comercialização da bebida.

Mas foi na Alemanha que a fabricação de cerveja se tornou mais profissional. A Lei Alemã de Pureza, instituída no século XVI, estabeleceu que a bebida deveria ser produzida apenas com água, malte de cevada e lúpulo. Depois dessa padronização, ela se popularizou na Europa e, em seguida, ganhou o mundo.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Hoje, só no Brasil, o mercado cervejeiro movimenta anualmente em torno de R$ 30 bilhões. Na última década, a produção nacional cresceu 64%, pulando de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros ao ano. Um dos segmentos que têm crescido bastante é o de cervejas premium, cuja fabricação envolve métodos artesanais e apenas cereais maltados. Com essa, esse setor pode trazer boas oportunidades de trabalho para os brasileiros.

Aprender técnicas de produção de cerveja caseira é um bom começo para quem se interessa por esse mercado. Uma boa forma de adquirir esses conhecimentos é fazendo cursos sobre o assunto, como o que é oferecido pela Prime Cursos. Entre os conteúdos abordados nas aulas do programa, estão os ingredientes básicos para a preparação da bebida, os equipamentos necessários para a fabricação, o processo de fermentação e o correto engarrafamento do líquido. Esse Curso de Cervejeiro é gratuito e online. O aluno acompanha tudo pela internet e tem acesso ao material quando quiser, possibilitando organizar seu tempo da melhor forma.

Cerveja artesanal conquista os brasileiros

Créditos Canal Youtube – Reportagem Record News Paulista

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui