Procura emprego? Veja dicas para montar um currículo eficiente

    Bons currículos aumentam chances
    bons currículos
    Bons currículos aumentam as chances no mercado de trabalho
    Créditos da Imagem: Pixabay

    Currículos mal elaborados acabam com as chances de conquistar um bom emprego, mesmo que os candidatos sejam qualificados. Para que seja bom e surta o efeito esperado, o currículo deve ser bem estruturado e bem escrito. A dica é dividi-lo em cinco partes.

    A primeira parte deve ser destinada ao cabeçalho, composto pelos dados pessoais. A segunda é onde se detalha a formação acadêmica. Coloque apenas o que é significativo, nada de exageros, como citar onde realizou o primeiro grau. Fale sobre os cursos que têm relevância para sua carreira e para o cargo disputado. Na terceira, colocam-se os objetivos pretendidos na área de atuação. Na quarta, expõem-se as experiências profissionais. A última é reservada às informações sobre conhecimentos adicionais, como cursos de qualificação, idiomas e informática.

    Alguns especialistas também recomendam o item de qualificações, que deve ficar logo abaixo dos objetivos. Nele o candidato pode listar suas principais habilidades, como pontualidade, foco nos resultados, facilidade de relacionamento interpessoal, liderança e dinamismo.

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, um currículo com erros é intolerável. Manter o mesmo documento para diferentes cargos é um dos mais comuns e diminui as chances de conquistar a vaga. Os erros tipográficos ou gramaticais também atrapalham a contratação, pois revelam desinteresse e desleixo. Assim, antes de encaminhar o currículo, faça uma revisão cautelosa, solicitando até mesmo uma análise de terceiros. A má formatação, impressão e disposição do texto é outro ponto negativo, pois dificulta a leitura, e recrutadores não têm muito tempo a perder.

    currículo sem erros
    Um currículo com erros é intolerável
    Créditos da Imagem: Pixabay

    Mentir ao adicionar as informações é mais uma falha grave. Provavelmente você terá de comprovar cada informação. Ao perceberem que não foi verdadeiro, além de perder a oportunidade de emprego, você ficará mal visto no mercado, perdendo outras oportunidades.

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    2 COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui