Qual é a importância da psicopedagogia?

conteúdos sala de aula
conteúdos sala de aula
O psicopedagogo busca identificar problemas que prejudicam a assimilação de conteúdos
Créditos da Imagem: Hdornak   Via: Pixabay

A psicopedagogia é um ramo de estudo focado no processo e nas dificuldades de aprendizagem. Com técnicas de psicologia e pedagogia e influências de outras áreas, como psicanálise, linguística, semiótica, neuropsicologia, psicofisiologia, filosofia humanista-existencial e medicina, o profissional desse setor busca identificar problemas que prejudicam a assimilação de conteúdos em sala de aula.

Crianças, jovens e adultos podem enfrentar obstáculos durante o aprendizado ao longo da vida escolar, provocados por vários motivos. É com essas dificuldades que o profissional habilitado em psicopedagogia trabalha. Diante de um problema, ele utiliza seus conhecimentos e técnicas para melhorar a capacidade do aluno de compreender os ensinamentos transmitidos pelos professores e o ajuda a conhecer as próprias deficiências, que o impedem de acompanhar os colegas. Além de atuar na identificação desses problemas, o psicopedagogo busca soluções para situações como evasão escolar e distúrbios comportamentais dos estudantes.

O mercado de trabalho para indivíduos formados em psicopedagogia tem boas perspectivas para os próximos anos, já que há vários setores nos quais eles podem atuar. É possível ser especialista em psicopedagogia clínica, com foco na área de saúde; e institucional, atuando no segmento da educação. O profissional pode, por exemplo, trabalhar em escolas e realizar atendimentos em hospitais e consultórios particulares, sempre se voltando para os processos de aprendizagem e para o diagnóstico, prevenção e correção de problemas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
Aprendizado vida escolar
Conhecimentos e técnicas para melhorar a capacidade de aprendizado dos alunos
Créditos da Imagem: Modelniland   Via: Compfight

Entre as pessoas que atuam no ramo da educação, ter conhecimentos sobre psicopedagogia é fundamental, pois auxilia o professor a compreender melhor seus alunos e contribui para incrementar o currículo e crescer na carreira. Uma boa opção para aperfeiçoar-se na área é fazer cursos online, como o Curso de Introdução à Psicopedagogia disponibilizado pela Prime Cursos. Esse programa de ensino aborda tópicos como objetos de estudo da psicopedagogia, embasamentos teóricos, campo de atuação, práxis e ética e é indicado especialmente para acadêmicos de pedagogia, letras e psicologia, professores e qualquer um que trabalhe em educação.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

11 COMENTÁRIOS

  1. Estou cursando pedagogia e me interessa um conhecimento em introdução a psicopedagogia.
    Gostaria de saber valores do curso e quanto tempo durará. Obrigada.
    Atenciosamente,
    ROSANE

  2. Bom dia Excelentíssimos,

    gostei do curso psicopedagogia é interessante
    pretendo participar o que devo fazer para ter acesso a este curso por favor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui