6 Óleos Essenciais que Aliviam Enxaqueca e Dor de Cabeça e como utilizá-los da forma correta

o que é e para que serve a aromaterapia

A enxaqueca e dor de cabeça são problemas mais recorrentes no cotidiano atual do brasileiro. Isso porque a correria da rotina moderna contribui para o aumento de crises de estresse e ansiedade, grandes causadores de desconfortos como a cefaleia. Os óleos essenciais que aliviam enxaqueca são uma das formas naturais de conseguir aliviar o sintoma sem medicamentos.

Apesar de muitas pessoas recorrerem aos fármacos para tratar o incômodo, a ingestão de analgésicos constantemente sem receita e indicação médica pode causar alguns efeitos colaterais à saúde. 

O paracetamol, por exemplo, um remédio muito utilizado para aliviar dores de cabeça e no corpo, pode acarretar danos ao fígado quando consumido em doses recorrentes e acima do recomendado.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Pensando em lhe ajuda a tratar o problema, separamos 6 óleos essenciais que aliviam enxaqueca e dor de cabeça. Confira a seguir! 

Quais os óleos que aliviam a enxaqueca e dor de cabeça?

Hortelã

A essência de hortelã pimenta tem ações que evita as contrações musculares, e sua aplicação na região da testa tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea.

óleo de hortelã
por auxiliar no relaxamento, o óleo de hortelã pode aliviar a enxaqueca e dor de cabeça

Com isso, aplicando regularmente o óleo da erva na área frontal da cabeça você conseguirá aliviar as dores de cabeça causadas pelas tensões do dia a dia graças ao mentol, propriedade encontrada em abundância no hortelã.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda ajuda a reduzir as dores causadas pela enxaqueca graças aos seus ativos que induzem o relaxamento do corpo e da mente, aliviando a tensão, o cansaço, e o estresse.

Isso faz com que a lavanda atue como um sedativo natural direto no sistema límbico aliviando as dores da enxaqueca, que estão diretamente ligadas com a agitação, o estresse e a ansiedade, transtornos emocionais.

Alecrim

O alecrim é uma erva que possui um poderoso efeito anti-inflamatório e analgésico, capaz de aliviar as dores de cabeça e tratar qualquer tipo de inflamação. Além disso, conta com um aroma calmante que age combatendo o estresse e ansiedade.

ramo de alecrim
o óleo de alecrim faz parte dos óleos essenciais que aliviam a enxaqueca diminuindo estresse e ansiedade

Embora muitas pessoas usem a erva para fazer chás e infusões, seus benefícios são melhores aproveitados por meio da aromaterapia com vaporização ou inalação.

Leia mais sobre essas duas técnicas da aromaterapia clicando aqui!

Uma dica para aliviar as dores causadas com o óleo de alecrim é aliá-lo o óleo de hortelã pimenta e óleo do coco para massagear a parte frontal da cabeça.

Eucalipto

O óleo de eucalipto é benéfico para diversas áreas e funções do nosso organismo, já que inibe toxinas e combate fungos e bactérias. Além disso, também ajuda a evitar e aliviar sintomas da congestão nasal de problemas como rinite e sinusite, que podem desencadear dores de cabeça.

O eucalipto também possui em sua composição ações capazes de reduzir a pressão arterial além de poder ser usado para purificar o ambiente contra bactérias por meio de velas aromatizadas com o óleo ou sprays.

Gerânio

Uma das causas mais comuns da enxaqueca é o desequilíbrio hormonal que afeta diretamente as mulheres em idade fértil ou durante a menopausa.

Durante esse período é normal que os níveis de estrogênio fiquem abaixo do normal, causando problemas como enxaqueca e a cefaleia.

Para tratar esse problema o óleo de gerânio atua dentro do organismo regulando os níveis de estrogênio dentro do corpo, contribuindo também para uma menor oscilação do humor e menores chances do desenvolvimento de crises de estresse.

Melissa

A melissa é rica em propriedades anti inflamatórias que ajuda no tratamento de problemas respiratórios como a rinite e sinusite. Quando seu óleo é usado com regularidade em inalações e vaporizações, as chances das inflamações nas vias nasais desencadearem dores de cabeça costuma ser muito menor.

Qual a melhor forma de usar os óleos essenciais que aliviam enxaqueca e dor de cabeça?

De modo geral, os óleos usados para tratar esses incômodos devem ser aspirados para que os receptores das vias nasais consigam captar as propriedades dos aromas e agir no cérebro. Isso faz com que o alívio do sintoma seja quase imediato.

No entanto, em alguns casos a aromaterapia também envolve massagens nas têmporas e seios da face, e é importante conhecer a técnica para potencializar a ação dos óleos.

Nos casos de dores de cabeça causadas por problemas respiratórios, a vaporização pode ajudar a desobstruir as vias aéreas, e em conjunto com os óleos essenciais proporcionam um alívio mais rápido do sintoma.

imagem de um vaporizador
a vaporização é uma técnica da aromaterapia que ajuda na aspiração dos óleos essenciais

Já em casos de dores de cabeça por estresse, a aspiração do óleo pode surtir um efeito mais profundo de bem-estar e relaxamento.

Agora que você conheceu os óleos essenciais que aliviam a enxaqueca e dor de cabeça já pode começar a usar suas propriedades para aliviar o incômodo. Além de técnicas como a vaporização e a massagem, você também pode usar a aromaterapia de diversas formas diferentes para ajudar no tratamento de dores e condições de saúde como estresse, insônia e até mesmo sintomas da ansiedade e depressão.

Curso Grátis de Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em um indivíduo. Em outras palavras, nada mais é que o uso de aromas e óleos de plantas como tratamento auxiliar.

E se você tiver interesse, não precisa gastar nada para aprender, a Prime Cursos oferece o Curso de Aromaterapia 100% Grátis, confira!

aromaterapia
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui