Etiqueta empresarial não é frescura: conheça sua importância!

A etiqueta empresarial, também conhecida como etiqueta profissional, é muito mais importante do que as pessoas imaginam. E não pense que estamos falando de futilidades e frescuras.

Saber se vestir de maneira adequada, falar corretamente e ser uma pessoa educada são algumas das características que fazem parte da etiqueta profissional. Apesar de muitas pessoas ainda encararem isso como frescura, os recrutadores reparam sim nesses detalhes, principalmente hoje em dia, num mercado de trabalho tão competitivo.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como sabemos, a etiqueta também pode ser considerada uma questão de civilidade, ou seja, é preciso de normas para que a sociedade funcione bem. E é por isso que existem as regras de etiqueta, que devem ser seguidas para que se tenha uma boa convivência, independente da onde você estiver. É preciso ter respeito e educação com os outros, independente do seu cargo no trabalho. Etiqueta é se preocupar com o outro, prestar atenção ao seu redor, saber ouvir e ajudar quando for preciso.

Hoje em dia, com o desemprego em alta e as dificuldades de entrar no mercado de trabalho, cada detalhe do comportamento pode contar pontos no emprego e também na hora da entrevista. Não basta ser o profissional mais qualificado, é preciso mostrar que você sabe conversar, se vestir corretamente, e se portar com educação.

E não pense que se vestir formalmente é suficiente para conquistar pontos. É preciso se vestir de acordo com a empresa em que você trabalha. Ou seja, se você é funcionário de uma empresa informal, não pense em ir trajando uma roupa formal.

O contrário também é fundamental, pois não será adequado vestir uma roupa muito moderna para um emprego ou empresa formal. O ideal é utilizar um traje adequado de acordo com o estilo da sua empresa. Se tiver dúvidas, pergunte aos funcionários ou observe para saber qual a melhor opção.

Outro erro grave de etiqueta que muitas pessoas estão cometendo nos dias de hoje é o uso excessivo de smartphones. O que pode ser mais deselegante do que um telefone tocando durante uma reunião? E quando a pessoa atende o celular durante o horário de trabalho para conversas desnecessárias?

Ou quando a pessoa não sabe medir o tom de voz e acaba falando alto demais? É claro que existem empresas que liberam os celulares, e para emergências é preciso sim atender, mas também é fundamental saber se comportar com o celular em mãos. Caso esteja esperando alguma ligação urgente, o recomendado é avisar antes, pedir desculpas e se levantar para atender.

No horário do almoço ou do intervalo, não deixe seu colega de trabalho falando sozinho enquanto você fica nas redes sociais. Isso também é considerado falta de etiqueta. Olhe no olho, converse, e fique offline enquanto está no seu ambiente de trabalho.

Trabalhar junto necessita de civilidade. É preciso ter educação, limpar o que suja, respeitar o espaço do seu colega, ser organizado. São pequenas atitudes no dia a dia que fazem você se destacar, apenas por seguir as regras de etiqueta. O principal objetivo da etiqueta empresarial é saber se comportar da maneira correta para o convívio social dentro de uma empresa.
Isso vale para funcionários registrados mas também para profissionais liberais, respeitar essas regras são fundamentais para estabelecer relacionamentos duradouros e conseguir atenção. No melhor curso de vendas diretas da prime você também aprende a estabelecer rapport e outras ótimas dicas.

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas de etiqueta profissional:

Para quem tiver interesse, recomendamos o Curso de Etiqueta Empresarial da Prime Cursos, onde o aluno aprende regras para o dia a dia no trabalho, como se portar numa entrevista de emprego, apresentação pessoal e muito mais. Além disso, também recomendamos o Curso de Etiqueta Social para conhecer um pouco mais sobre a história e a importância da etiqueta.

Gostou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

68 COMENTÁRIOS

  1. Verdade sim. E tem ate queles que dão um branco após atender ou conversar online, e quando retorna a conversa com paciente ou colega ainda pergunta o que, que agente tava falando mesmo? Chato isso.

  2. Com certeza,eu trabalho de telefonista?tenho que se comportar na aparecência e no falar com pessoas fisicas e juriticas….alem do mais faço esforço em comportar em todos ambientes de trabalho ?qualidade e apresentação é muito exigido no meu trabalho!!!!!e educação!!!!!

  3. Prezado Sr(a)
    Gostei dessa iniciativa no memento que vivemos os bons modos estão esquecidos e quase extintos. Muito bom as informações a respeito. Parabéns,

  4. Es verdad el tratar con las personas es fundamental ya que de eso depende la cantidad de clientes que pueda ganarse esa empresa, el buen trato, la atención y el conocimiento que tenga el funcionario de la empresa hace con que él cliente le de ganas de volver sin tener que buscar otra empreso como opsion para realizar su negocio.Muy buenas las sujerencias.

  5. Sim, é muito importante nossa, educação, aparência e comportamento diante da empresa e clientes que ali frequentam, pois temos que ter postura com as pessoas, para um bom e relacionamento e de um trabalho com eficiência. Adorei, muito bem colocado essa divulgação sobre etiquetas.

  6. Também acredito que saber se comportar, se comunicar bem, se vestir bem, ter uma boa aparência na hora de uma entrevista, isso faz toda a diferença na análise do entrevistador, eu já passei várias vezes por isso e posso afirmar, então digo que tudo isso é muito importante e necessário para quem quer fazer uma entrevista e entrar no mercado de trabalho.

  7. Ok beleza de texto,gostei. Uma coisa que me irrita é parece que as pessoas não são conta disso: vc ta falando com a pessoa e está no meio da conversa, abre o celular e começa a digitar sem se importar com a conversa. Essa falta de educação digital parece que entrou nas famílias.

  8. E realmente interressante pois isso ajuda e muito por ter coisa que agente acha tao simples.e esse simples por nao dar valor acaba perdendo uma grande oportunidade que talvez ja fosse ate nossa parabens por essas dicas

  9. Muito bom o artigo, com certeza todos nós em algum momento cometemos erros assim e esse artigo me fez refletir sobre isso, e me policiar mais para evitar ao máximo comete-los.

  10. Amei o artigo, ultimamente as pessoas estão esquecendo de certas regras básicas de etiqueta e educação, principalmente com relação ao uso do celular. Gostei bastante do artigo.

  11. Etiqueta social, considero não só porque tó procurando emprego, embora que a concorrência seja cada vez mais restrito, é no dia a dia o contato com a esposa,(o) amigos parentes, é ai onde se identifica o grau de ética ou mas conhecido como educação.

  12. Olá! Acho essas dicas muito interessante, principalmente hoje que existem uma falta de “se toque”, principalmente quando falamos de celular, está generalizado infelizmente.

  13. Um tema muito bom, abrangente a vida de todas as classes de pessoas, muitos ignoram as regras da empresa em que trabalham como se nunca tivessem passado por entrevista, ou assinou um termo de trabalho, que sirva de reflexão nas nossas atitudes com rodos ao nosso redor…

  14. Muito interessante e infomativo. Realmente muitas pessoas não conhecem e/ou não promovem a etiqueta profissional no ambiente de trabalho.

  15. Parabéns a equipe pela iniciativa. Na desculpa da vida corrida e dos tempos modernos as regras de etiqueta, bons modos e boa convivência vêm sendo pisoteadas.

  16. Sim. Gostei. A mensagem escrita e o vídeo são esclarecedores. É necessário construir um ambiente profissional. Fico , também, contente por saber que essas informações estão tornando mais públicas. Já trabalhei em recrutamento, seleção, colocação e em treinamento. Naquela época era difícil encontrar informações a este respeito. Parabéns!!!

  17. Ola fiquei alguns dias sem faser alguma leitura mas sente falta porque a primecursos e importantante em nossas vidas. Entao esta materia ainda mais importante para as pessoas que vivem no comercio como eu.
    Fiquei muinto feliz por ter lido a mesma agradesso muinto a voces por nos ajudar com tanta materia importante grato.

  18. Boa noite !

    Gostei, muito bom temos que ter essa educação o tempo todo faz parte do nosso cotidiano não só em apresentar em um empresa mas sempre onde passarmos temos que ser educado e ser bem representado.

  19. Bom dia, bem, a etiqueta profissional é a sua segunda identidade, destacando a personalidade e a conduta pessoal. Portanto, para mim, é importante se vestir e falar adequadamente, independente da empresa em que está trabalhando.

  20. Eu simplesmente amo os artigos de vocês, os conteúdos são sempre muito interessantes e inspiradores. Parabéns Prime Cursos!!

    • Olá Adriana!
      Que bom, ficamos muito felizes em saber que você gosta dos artigos!
      Desejamos a você muito SUCESSO!
      Prime Cursos

  21. Muito bom! gostei dessas dicas de etiquetas, são fundamentais para quem quer se dar bem no mercado de trabalho. Nada melhor que saber se apresentar, se comportar, falar educadamente , vestir adequadamente, isso cabe a toda lugar a começar de casa. É mostrar quem somos.

  22. Gostei, a pessoa tem mesmo que ser educada e polida gastar um portugues mais ou menos clássico sem gíria e falar corretamente, porque isto faz parte e pesa na hora de uma apresentação:e faz mesmo a diferença, não tenho nenhuma dúvida!

  23. Amei essas dicas, apesar de muitas pessoas hoje em dia esquecem que tao em um ambiente de trabalho e se comportam de maneiras desagradaveis e com falta de educacao …. E principalmente nas redes sociais que vejo e tenho muitos amigos que quando estamos conversando ficam mas prestando atencao no celular do que pra conversa . PARABENS foi uma dica que repassarei pra muitos 👏👏

  24. Quero Agradecer as dicas que foi apresentada sobre Etiqueta profissional.
    Gostei foi muito útil,vou colocar em pratica as dicas!
    Obrigada Inês Carvalho.

  25. Gostei de demais. Em nossos dias parece que estamos entrando na era dasatenção. Porque até mesmo os melhores amigos já não dão mais atenção de antes por causa das redes sociais; se atentam a quem está distante e ingnora completamente aqueles que estão bem próximos. Que chato isso. O pior é que esses fatos acontecem até nos ambientes de trabalho. Ser atencioso é etiqueta profissional também.

  26. Gostei de demais. Em nossos dias parece que estamos entrando na era da dasatenção. Porque até mesmo os melhores amigos já não dão mais atenção de antes por causa das redes sociais; se atentam a quem está distante e ingnora completamente aqueles que estão bem próximos. Que chato isso. O pior é que esses fatos acontecem até nos ambientes de trabalho. Ser atencioso é etiqueta profissional também.

  27. Senhores,
    Postagem mais que oportuna, pois estamos perdendo o senso do vestir. As pessoas que nos circundam pensam que devemos nos adequar a sua forma de se vestir, de agir. Quando na realidade devemos nos portar de acordo com o local que frequentamos, seja no trabalho, na vida social, etc…
    Quanto as redes sociais devemos ter senso e tornar o momento de convivência agradável, pois muitas vezes aprendemos com esta ao nosso lado. Um abraço.

  28. Ótimo texto, ajudou bastante, muitos de nós não sabemos mesmo nos vestir ao nos apresentarmos numa entrevista de trabalho. Quanto ao uso “desnecessário” e contínuo dos celulares, o ideal é que o deixe desligado dentro da bolsa. Abraços à todos que prepararam esse estudo com carinho e dedicação.

  29. Informação agregadora sem dúvida, postura e ética andam juntos, mantém a boa e duradoura colocação num mercado ja tão competitivo como o nosso!

  30. Com certeza o uso de smart fone nas empresas,estão gerando um discutido direto com a SEGURANÇA no trabalho e está coopera do muito para a falta de atenção ao serviço executado.Isso daqui a algum tempo com certeza vai ser a causa de mais de 40% das demissões das empresas.E lamentável.

  31. Muito interesante, sou estagiária mas, faço questão de dar o melhor de mim todos os dias e seguir eassas regrinhas básicas de etiqueta para a boa convivêcia com os colegas
    Abçs Prime cursos vcs sao 10!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui