Atendimento ao Cliente

Qual o conceito de atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente. Muito se fala hoje em dia sobre a diferença que um bom atendimento pode fazer no progresso de um estabelecimento. Há, inclusive, diversas opções de cursos e estratégias que ajudam a direcionar quem tem interesse em aprimorar suas habilidades nessa área.

Mas afinal, do que estamos falando de fato quando mencionamos o atendimento ao cliente? Qual o conceito por trás dessa expressão? Você vai descobrir a resposta para essa e outras questões sobre o assunto na leitura a seguir. 

Por que o atendimento do cliente é importante?

Todo estabelecimento que comercializa produtos ou presta serviços precisa, mais cedo ou mais tarde, atentar para o setor de atendimento ao cliente. A cada ano que passa, fica mais clara a importância de não negligenciar essa tarefa ao administrar um negócio. Um atendimento mal realizado pode ser o suficiente para colocar em risco uma reputação construída durante anos de trabalho. 

Um bom atendimento é aquele que busca preservar o relacionamento com o cliente, fazendo com que ele se sinta valorizado ao desenvolver maneiras eficientes de resolver o seu problema. Para isso, é preciso criar conexões reais, sólidas, duradouras. Como isso pode ser feito no mundo comercial? 

O atendimento ao cliente é um dos pilares de sucesso do negócio
O atendimento ao cliente é um dos pilares de sucesso do negócio

Antes de tudo, é preciso compreender que os consumidores da atualidade não procuram mais apenas um produto, mas sim uma experiência de compra completa, e a ajuda eficaz no momento exato em que precisam. Com o aumento do acesso à informação e do controle sobre o processo de compra, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e desejam estar envolvidos em cada etapa do processo. 

Além de entender o conceito de atendimento ao cliente, as empresas também precisam se inteirar sobre o que faz o profissional desse setor e como ele está se transformando. Isso é fundamental para que cada negócio seja capaz de desenvolver sua própria abordagem de relacionamento com o público, direcionando-a para seus interesses e para a própria identidade da marca. 

A seguir, vamos entender melhor a definição de atendimento ao cliente. Confira!

O que é atendimento ao cliente?

Quando falamos sobre atendimento ao cliente, estamos nos referindo a todo o suporte que uma empresa oferece aos clientes, seja antes, durante ou depois da compra.

Todo esse processo é o que possibilita que o consumidor tenha uma boa experiência com a sua empresa, e também é o que vai diferenciá-la da concorrência. Hoje em dia, não basta mais estar preparado para responder todas as dúvidas do cliente. É preciso ir além. 

Dois homens de terno conversando
O que é um bom atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente de uma empresa deve estar alinhado aos seus valores e ao que ela objetiva transmitir aos consumidores. Como você quer que seus clientes se sintam ao comprar os produtos da sua empresa, ou ao adentrar em sua loja? Cada decisão a ser tomada deve partir dessa ideia inicial. 

Um grande case de sucesso nesse assunto é a Coca-Cola. Quando uma pessoa compra uma garrafa do refrigerante, muitas vezes associa o produto com o Natal em família e aspectos como união, diversão, felicidade etc. Isso mostra como a identidade da marca foi fortemente construída no inconsciente do público, e isso tem tudo a ver com a experiência de compra. 

Paralelo a isso, é importante oferecer um atendimento que se preocupe em ser acessível, estar próximo aos consumidores e com uma postura humana, gentil e inteligente. Isso agrega valor a qualquer marca ou empresa.  

Uma pesquisa realizada pela empresa Salesforce e intitulada “State of the Connected Consumer” envolveu mais de 6.700 consumidores em 15 países, incluindo o Brasil, e chegou a conclusão de que 80% dos clientes acreditam que a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece. 

Para satisfazer esse público, é preciso que a empresa se preocupe em conhecer os clientes e construir relacionamentos e jornadas personalizadas, para dessa forma oferecer uma experiência positiva e marcante 

Um bom atendimento serve para: interagir com os clientes com o propósito de criar um relacionamento; prever e antecipar as necessidades dos clientes e surpreendê-los positivamente com a solução; simplificar e tornar os canais de contato mais acessíveis, aumentando a confiança e a fidelidade dos consumidores; compreender seu comportamento de modo a elaborar as melhores estratégias conforme a jornada do cliente; personalizar o relacionamento e a abordagem de acordo com cada cliente e situação; e, como consequência disso tudo, para criar uma vantagem competitiva e se diferenciar da concorrência. 

Agora que você já sabe a importância de um bom atendimento ao cliente e os conceitos por trás disso, provavelmente deve estar se perguntando como colocar isso em prática, não é?! Veremos isso no tópico a seguir. 

Como oferecer um bom atendimento? 

O primeiro passo para disponibilizar um atendimento a altura dos que os clientes procuram é entender que não basta apenas tratar bem as pessoas. O atendimento ao cliente é um conjunto de esforços realizados com profissionalismo e eficiência, e voltados para a satisfação e o sucesso constante dos clientes. 

Isso começa desde a cultura interna do negócio. É preciso desenvolver uma identidade que de fato se preocupe com o cliente, indo além do discurso e mostrando isso em suas ações e estratégias de marketing, com uma equipe de funcionários comprometidos e dispostos a ouvir cada caso, adaptando-se ao que a situação exige. 

O melhor termômetro para isso é manter um canal aberto para receber feedbacks dos clientes. Essa é a maneira mais eficaz para descobrir como os consumidores se sentem a respeito da sua empresa.

É importante se mostrar aberto a sugestões e até mesmo reclamações e críticas. Estabelecer um diálogo franco e aberto com seus clientes pode ser uma ferramenta importante para reunir informações preciosas, com potencial para transformar meras opiniões em resultados mais promissores. 

Um vendedor vendendo um carro para um casal de pessoas
Saiba exatamente como oferecer um bom atendimento ao cliente

O profissional que trabalha com atendimento ao cliente precisa estar disposto a realizar seus atendimentos da mesma maneira como gostaria de ser atendido.

A isso damos o nome de empatia, um conceito muito popular hoje em dia, e um pilar fundamental para estabelecer uma relação de identificação e confiança entre cliente e atendente. Resolver cada problema como se fosse o seu é a chave para um atendimento mais humano e personalizado. 

Da mesma forma, é fundamental adaptar seu atendimento de acordo com cada situação, falando a língua de cada cliente para que sua comunicação seja acessível e objetiva.   

Surpreender seus clientes é outra maneira de conquistá-los e fidelizá-los. Mas como colocar essa ideia em prática? Isso vai depender das possibilidades da sua empresa.

Lojas online têm a possibilidade de surpreender seus clientes com o envio de brindes e cartas escritas à mão junto da encomenda, ou de preparar a embalagem de envio com um perfume especial.

Gift de ator fazendo gesto de explosão

São estratégias amplamente exploradas pelos e-commerces atualmente, mas as lojas online não ficam atrás. O estabelecimento pode implementar uma forma de acrescentar pequenos mimos à embalagem do cliente sem que ele perceba, ou até mesmo um cartão com cupom de desconto para a próxima compra. Assim fica mais tentador voltar a comprar naquela loja, não é?!

São gestos singelos e delicados como esses que podem surpreender os clientes e finalizar um atendimento com excelência e distinção. Através de atitudes simples como essas, o cliente saberá que o seu pedido foi preparado com carinho e cuidado.  

Ao fazer mais do que o cliente espera, a empresa mostra uma postura proativa e divertida, garantindo que cada compra seja única. Lance mão de sua criatividade. Pequenos gestos farão com que a experiência do consumidor seja levada para outro nível.

Você com certeza já deve ter se surpreendido positivamente enquanto cliente com alguma compra que fez, não é?! Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários. 

Curso de Atendimento ao Cliente Online Grátis

Como vocês puderam notar, através de um bom atendimento, conseguimos estabelecer a empresa dentro de um mercado especificado. Fazer um Curso de Atendimento ao Cliente Online Grátis é de extrema importância para aprender a reconhecer as melhores estratégias e saber lidar com todas as situações que envolvem um bom atendimento.

No curso de atendimento ao cliente oferecido pela Prime, a sua inscrição é gratuita! O Curso é realizado online, ou seja, possibilita você assistir as aulas onde e quando quiser. No final do curso, ainda há a possibilidade de um certificado de conclusão, que é válido em todo o território nacional.

Ao todo, são 30h de cursos que estarão divididas em mais de 10 módulos exclusivos. Entre os módulos mais cobiçados, está as melhores estratégias para lidar com clientes difíceis. Além disso, tem um módulo exclusivo de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, o famoso CRM. Aproveite agora mesmo e faça a sua inscrição!


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.