habilidades de um bom vendedor

Quais as habilidades de um bom vendedor?

Ser um bom vendedor vai além de saber vender os produtos de uma empresa. Afinal, para ser considerado um vendedor de sucesso você precisa fidelizar seu cliente para que ele volte, e criar um relacionamento para que ele confie em você e fale sobre os problemas e desejos que seus produtos e serviços podem resolver. Mas você sabe quais as habilidades de um bom vendedor?

Para se tornar um bom vendedor, o profissional deve ter habilidades separadas em 3 classes diferentes, chamadas de soft skills, hard skills e role critical skills. As soft skills são habilidades pessoais do vendedor, que inclui a sua capacidade de se relacionar e se comunicar com os clientes. Já as hard skills são habilidades voltadas para o processo de venda em si, como o conhecimento dos produtos que vende, e conhecimento em social selling. Por fim, as role critical skills são as habilidades de prospecção, negociação e customer success.

Para que você entenda melhor sobre cada uma delas, separamos um post completo com todas as habilidades de um bom vendedor. Confira a seguir!

Relacionamento

Um bom vendedor deve ser capaz de se relacionar com as pessoas e criar laços com seus clientes a longo prazo. Afinal, é por meio desse relacionamento que o vendedor passa confiança e consegue fidelizar as vendas.

o relacionamento com o cliente é um dos principais segredos de um bom vendedor
o relacionamento com o cliente é um dos principais segredos de um bom vendedor

Vale lembrar que um relacionamento de sucesso entre vendedor e cliente envolve confiança, vontade de solucionar os problemas dos clientes e principalmente respeito.

Saiba escutar

Para ser um bom vendedor é necessário saber escutar e entender o que seu cliente fala, já que todas as informações que chegam a você devem ser usadas para fazer uma venda ainda melhor.

Mas, além disso, também é necessário saber ouvir as dores do cliente sem segundas intenções, já que essa é uma forma de criar um bom relacionamento com ele ao escutar o que ele tem a dizer, sem necessariamente usar as informações para vender alguma coisa.

Saiba se comunicar

Aprenda a ter uma comunicação clara e objetiva, especialmente quando for falar sobre o produto que você vende.

a comunicação com seu cliente é essencial para poder entender o que ele precisa e oferecer a solução perfeita
a comunicação com seu cliente é essencial para poder entender o que ele precisa e oferecer a solução perfeita

Essa comunicação também deve ser alinhada com seu público: a forma que você fala com um adolescente é completamente diferente da forma que conversa com uma pessoa idosa, por exemplo.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a habilidade de dominar a mente e emoção para tomar as decisões mais eficazes possíveis. Ou seja, saiba lidar com clientes hostis e ambientes estressantes de forma que você ainda consiga concretizar suas vendas e fazer com que a pessoa se sinta bem tratada.

Com isso, além de manter o controle emocional, você mantém a sua produtividade e ainda consegue ficar focado em suas metas.

Colaboração

Para se tornar um vendedor mais eficiente, você também precisa saber colaborar. Ou seja, ter uma boa relação com seus chefes e colegas de trabalho é essencial para que a equipe possa atingir os objetivos, mesmo que cada participante tenha perfis diferentes. 

Conheça o produto

Para falar sobre aquilo que você vende, é necessário conhecer seu produto ou serviço mais a fundo. Se você vende roupas, por exemplo, estude sobre os tecidos para dar mais detalhes sobre os beneficiosos de cada roupa. Se vende eletrodomésticos, saiba quais as melhores marcas e o que cada uma delas tem a oferecer, assim como as funções de cada produto que está no mostruário.

quanto mais você conhecer o produto, melhor a forma como poderá ofertá-lo e mostrar os beneficios para os clientes
quanto mais você conhecer o produto, melhor a forma como poderá ofertá-lo e mostrar os beneficios para os clientes

Conhecer o produto também é uma ótima forma de fazer um down-sell quando seu cliente não demonstra interesse pelo preço, afinal, você saberá o que a pessoa procura e terá outros produtos por preços menores para indicar a ele.

Por exemplo, imagine que o cliente quer comprar uma calça jeans e aquela que ela gostou está custando R$300,00. Ao descobrir o preço, a pessoa pode acabar desistindo da compra. Um bom vendedor saberá indicar peças semelhantes por preços menores para concretizar a venda, assim como também saberá indicar peças que combinem com a calça para aumentar o ticket médio que o cliente gasta na empresa.

Gestão de conflitos

Os vendedores também precisam ter conhecimento sobre gestão de conflitos para lidar com recalcações, objeções e rejeições dos clientes. Ou seja, saber oferecer produtos semelhantes, realizar trocas e ouvir o que o cliente tem a dizer, lembrando-se que o cliente deve ter sempre razão, enxergando os conflitos como uma possibilidade de negócio.

Interação com os clientes

Ter uma boa interação com seus clientes faz com que você saiba exatamente o que eles gostam, suas preferências e suas necessidades. Ou seja, imagine que você está vendendo uma camiseta para uma mulher e conversando com ela, descobre que tem uma filha pequena. Essa informação pode ser muito valiosa para que você oferte produtos infantis e acabe aumentando o ticket médio gasto dentro da loja.

Domínio das tecnologias

O digital é hoje um ponto-chave para os vendedores, já que as ferramentas digitais como sistema CRM, por exemplo, otimizam o processo de venda e fidelização, deixando o trabalho mais fácil de ser realizado.

Tenha conhecimento em social selling e social media

As redes sociais como Facebook e Instagram são hoje grandes pontos de venda online, e saber utilizar estratégias para capitar clientes e divulgar produtos é uma ótima forma e criar relacionamento e aumentar as vendas, além de também ser uma excelente estratégia para se relacionar com seus clientes.

Entenda de prospecção

Existem várias formas de prospectar novos clientes, e um bom vendedor deve ter habilidade para conquistar novos prospectos por meio de gatilhos mentais, persuasão e técnicas de vendas mais avançadas.

prospectar clientes é uma etapa importante e é considerada uma habilidade essencial para ser um bom vendedor
prospectar clientes é uma etapa importante e é considerada uma habilidade essencial para ser um bom vendedor

As redes sociais são ótimas ferramentas para capitar novas pessoas para o negócio e aumentar as vendas, além de saber conversar com seu cliente que entra na empresa sem ter certeza se irá ou não, comprar algo.

Leia também Quais os 5 tipos de vendedores? Principais características e como melhorar seu perfil de vendedor

Qualificação de leads

Nem todas as pessoas que chegam para você são potenciais compradores. Um bom vendedor sabe analisar as informações para oferecer o produto que condiz com seu problema e suas necessidades. Afinal, oferecer produtos específicos para pessoas que não precisam deles pode ser uma perda de tempo e dinheiro, já que você poderia estar dando atenção para pessoas que têm maiores chances de fechar negócio.

Conhecimento da política interna

Mesmo que um bom vendedor tenha autonomia para operar como desejar dentro da empresa, suas ações devem estar sempre alinhadas com a política interna da empresa. Afinal, você está sempre atuando como representante daquela marca, e sua maior missão, além de fazer boas vendas, é refletir nos objetivos e valores da empresa na qual você trabalha.

Negociação

Saber negociar também é uma das habilidades de um bom vendedor, já que a ideia é que você não perca vendas e saiba fazer ofertas valiosas e de qualidade para seus prospectos.

saber negociar também é importante para convencer seu cliente a comprar
saber negociar também é importante para convencer seu cliente a comprar

Durante a negociação, você deverá destacar benefícios, ou seja, aquilo que seu cliente irá ganhar comprando o produto, fazendo com que a percepção de valor seja maior. Com isso, seu cliente deve ser convencido de que está pagando menos do que aquele produto vale.

Customer success

Hoje, as empresas de sucesso dão uma atenção extra para o cliente depois da venda, de modo que haja uma fidelização e que o cliente retorne. Afinal, o preço de um novo cliente é muito maior do que a manutenção dos clientes já existentes.

O costumer success nada mais é do que a pós-venda. Ou seja, perguntar para seu cliente se está tudo certo com o produto, focando na felicidade, satisfação e retenção daquela pessoa. Pergunta se houve algum problema durante o uso, se há dúvidas e se você pode ajudar com mais alguma coisa.

Em casos de vendas em lojas físicas onde não existe uma forma de contactar o cliente no pós-venda, faça esse processo quando a pessoa voltar na loja para comprar algo diferente.

Habilidade de rapport

Você já ouviu falar sobre rapport? Resumidamente, o rapport é um conceito de empatia que nasce entre duas pessoas. Em outras palavras, acontece quando seu cliente se identifica com você durante a venda.

o rapport nada mais é do que o relacionamento e empatia que o cliente desenvolve com o vendedor com base em ideias e gostos semelhantes
o rapport nada mais é do que o relacionamento e empatia que o cliente desenvolve com o vendedor com base em ideias e gostos semelhantes

O rapport normalmente acontece quando seu cliente tem opiniões semelhantes às suas, assim como gostos pessoais e preferências. Isso faz com que as vendas sejam automáticas, já que a tendência é que compremos de pessoas mais parecidas com nosso perfil.

Capacidade de gerenciamento de tempo

Saber gerenciar o tempo é essencial para um bom vendedor, que deve saber identificar como será seu expediente, quanto tempo será gasto para prospectar novos clientes, fidelizar e realizar o customer success.

Com isso, você consegue lidar com todas as demandas que chegam até você e ganha um grande destaque na posição que atua.

Aptidão para se adaptar

Um bom vendedor deve saber se adaptar à mudança nos perfis dos clientes e perfis de consumo, além de saber como lidar com problemas inéditos que possam acontecer durante ou depois o processo de venda.

Essa aptidão permite que ele consiga identificar quaisquer mudanças no ambiente e apenas com a conversa com seu cliente, saiba como se comportar para garantir a venda e especialmente a satisfação de quem está comprando.

Agora que você viu quais são as habilidades de um bom vendedor, não deixe de estudar mais sobre o assunto para desenvolver o conhecimento necessário para se destacar no mercado de trabalho. Afinal, bons vendedores trazem excelentes resultados para a empresa, que pode inclusive oferecer bônus por metas ultrapassadas.

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Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



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