O que é Criptomoeda? Entenda como funciona essa moeda digital
As criptomoedas têm ganhado cada vez mais espaço nas carteiras de investidores do mundo todo, graças a sua grande rentabilidade e popularidade que está em crescimento constante. No entanto, grande parte dos investidores que ainda não têm conhecimento nessa área ficam em dúvidas sobre o que é criptomoeda e como ela funciona.
As criptos nada mais são do que moedas digitais, que são negociadas por investidores de qualquer lugar do mundo e podem ser transferidas de um país para outro com uma burocracia muito menor do que remessas feitas em reais, dólares ou euros, por exemplo.
A cripto mais famosa atualmente é o Bitcoin, mas existem dezenas de opções de criptomoedas que prometem um rendimento bastante acima da média e que estão sendo inseridas no mercado agora.
Para lhe auxiliar a entender melhor sobre o assunto, separamos um post completo falando mais sobre o que é criptomoeda, como ela funciona e como conseguir uma. Confira a seguir!
O que é criptomoeda?
Uma criptomoeda é um dinheiro digital que não é emitido por nenhum governo. Ou seja, não existem cédulas de criptomoedas, e nenhum banco ou instituição regulamenta as criptos, diferente do real e dólar, por exemplo, que são emitidas e regulamentadas pelos governos de cada país.
Com isso, hoje é possível que pessoas de dois países diferentes façam transações em bitcoins com burocracias mais simplificadas, sem precisar passar por bancos ou outras instituições financeiras, e recebam o dinheiro virtual de forma mais rápida.
Uma boa analogia para que as pessoas entendam como as criptos funcionam é pensar no e-mail: antigamente, para se comunicar com alguém era necessário enviar cartas pelos correios. Isto é: você precisava de um intermediário para entregar fisicamente a carta com sua mensagem para o destinatário.
Com o e-mail, você consegue se comunicar sem sair de casa e de forma independente, rápida e segura. Com as moedas digitais espera-se a mesma facilidade de transferir fundos para qualquer parte do mundo sem precisar confiar em terceiros para concretizar a sua tarefa.
Como as criptomoedas surgiram?
Embora o Bitcoin seja hoje a moeda digital mais conhecida no mundo todo, o conceito de criptomoeda surgiu muito antes, em 1998 por Wei Dai. Nessa época, ele sugeriu que a criptografia fosse usada para controlar todas as transações e emissões feitas com um novo tinho de dinheiro, com o objetivo de dispensar a necessidade de autoridades centrais para realizar as transferências.
Para que servem as criptomoedas
As criptomoedas são como o dinheiro físico: podem ser usadas como meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. Assim, você pode fazer transações comerciais, investimentos para um fundo de reservas e até fazer cálculos e precificação de produtos e serviços. Ou seja: funciona exatamente como o real, dólar, euro etc.
Como conseguir criptomoedas?
Existem diversas maneiras de conseguir as criptos, seja comprando diretamente da carteira de ativos de terceiros, investindo em exchanges ou fundos e até mesmo fazendo a mineração, sendo essa uma das formas mais famosas para conseguir esse tipo de ativo.
Leia também 3 Dicas de como comprar um Bitcoin – técnicas seguras para iniciar no mercado das criptomoedas
O que é mineração?
Resumidamente, a mineração é o processo feito para validar as transações feitas dentro da blockchain, por meio de resolução de cálculos. A resolução desses cálculos é compensada com frações de bitcoins, ou bitcoins completas, dependendo da agilidade da mineração.
Isso porque hoje em dia muitas empresas trabalham minerando bitcoins e outras criptos, e para obter sucesso, é necessário ter computadores específicos e mais potentes, já que quem conseguir resolver esses cálculos com mais agilidade consegue a Prova de Trabalho, que nada mais é do que uma espécie de comprovação para receber as criptos pelo trabalho feito.
Leia também Bitcoin Mining: Conheça a técnica de minerar Bitcoin
Por que o preço das criptomoedas variam tanto?
Se você já ouviu falar em criptomoedas, sabe que o valor das moedas digitais sofrem grandes variações ao longo dos anos. No ano passado, por exemplo, o bitcoin atingiu sua máxima de preço, chegando a incríveis 67 mil dólares em apenas 1 moeda digital, mas logo depois sofreu uma grande desvalorização, chegando a custar 29 mil dólares.
Um dos fatores que mais influenciam a variação de valor é a lei da oferta e demanda: quando as crespos ficam em maior evidência e começam a ser mais procuradas por investidores, o valor de venda aumenta. Quando essa procura diminui, a tendência é que o preço também caia, sendo esse um dos cenários mais propícios para investir nas moedas digitais.
Porém, outros fatores também podem influenciar diretamente no preço das moedas digitais, especialmente ligado a fatores de investimentos.
Leia mais sobre isso clicando aqui!
Quais são as principais criptos?
Hoje, existem dezenas de criptomoedas e a estimativa é que sejam lançadas ainda mais opções nos próximos 2 anos, especialmente com a grande popularização desse setor no mercado de investimento brasileiros e do mundo todo.
Hoje, as mais famosas são:
- Bitcoin;
- Ethereum;
- Litecoin.
Quais são as vantagens de investir em criptomoeda?
Liberdade de pagamento
As criptomoedas permitem que você possa enviar e receber transações em qualquer lugar do mundo, livre de burocracia de bancos e instituições financeiras. Com isso, além do processo ser mais fácil, é também mais rápido.
Taxas baixas
Hoje, as transações feitas com moedas digitais são mais baixas e em alguns casos, até isentas, dependendo do sistema. Em algumas plataformas você só é taxado caso queira uma confirmação mais rápida das operações realizadas.
Segurança
A blockchain, sistema onde são realizadas as transações, permite que você faça remessas de forma mais segura, já que ninguém fica sabendo quem enviou aquele valor, permitindo maior segurança dos dados.
Além disso, todo o sistema é criptografado, e sua segurança permite que os dados sejam protegidos de hackers. Até hoje, em 13 anos de existência, a blockchain nunca sofreu nenhum ataque hacker, provando ser extremamente segura.
Quais são as desvantagens de investir em criptomoeda?
Volatilidade
Embora sejam altamente lucrativas, as criptos ainda possuem uma volatilidade muito alta, fazendo com que os riscos de perda de dinheiro seja grande para investidores que não tenham o conhecimento necessário.
Com isso, a variação do mercado pode resultar em perdas significativas, aumentando os riscos e desvantagens desse tipo de investimento.
Grau de aceitação
Hoje, a quantidade de estabelecimentos e profissionais que aceitam as criptos como pagamento ainda é muito pequena, embora a estimativa seja que o mercado cresça cada vez mais no país.
Mas, pensando a curto prazo, você não conseguirá usá-las para pagamento com muita frequência, sendo indicado que você use as criptos como forma de investimento.
Como investir em criptomoedas?
Hoje, para investir em criptos você pode optar por ETFs, Exchange e compra direta, que são as três formas mais conhecidas para esse tipo de investimento. Para isso, pode ser necessário escolher uma corretora para conseguir operar as criptos.
Agora que você viu o que é criptomoeda e como ela funciona, não deixe de estudar mais sobre o assunto para começar a investir nesse mercado. Além de lucrativo, o mercado das criptomoedas possui um grande potencial de crescimento, e a expectativa é que em um futuro próximo, grande parte das transações sejam feitas com moedas digitais.
Curso de Bitcoin Grátis
O Curso Grátis de Bitcoin é um curso totalmente gratuito para qualificação de investidores que buscam investimentos lucrativos e o conhecimento necessário para ingressar nesse mercado diminuindo as chances de perdas. Com o curso você vai descobrir como milhares de brasileiros movimentam mais de R$25 milhões de reais todos os dias, apenas comprando e vendendo criptomoedas como o BITCOIN – BTC. Em 2017, por exemplo, o Bitcoin valorizou 1000%, em apenas 12 meses.
Aprenda neste curso de Bitcoin, todos os conceitos fundamentais para quem deseja comprar e vender a criptomoeda mais famosa da atualidade. Com uma linguagem simples e objetiva – para os leigos em criptomoedas – o curso de bitcoin da Prime Cursos irá abordar:
- A origem do Bitcoin e por que ele ficou tão popular nos últimos anos
- Como comprar e vender Bitcoins
- Como garantir a segurança das suas criptomoedas
- E muito mais.
Stories
Posts Recentes
- 10 atividades de educação inclusiva
- Sinais para identificar aluno com dificuldade na escola
- Oração de São Miguel Arcanjo por 21 Dias: Proteção e Transformação
- Conheça 5 moedas de R$ 1 real que tem um alto valor
- Saiba por que a moeda 1 real rara beija-flor pode valer uma fortuna
- Saiba a Diferença entre Educação Inclusiva e Especial
- Planejamento de Aulas para Educação Inclusiva: Guia Prático
- Melhores Ferramentas e Aplicativos para Educação Inclusiva
- Educação Inclusiva: Como os Pais Podem Apoiar seus Filhos
- Direção Defensiva: Estratégias para Condução Segura
- Como Evitar Risco no Trânsito: Dicas Essenciais para Segurança
- Por que a Manutenção Preventiva é Crucial para Direção Defensiva?