5 dicas para evitar o estresse no trabalho

O estresse é a forma física e emocional de como o corpo reage à pressão, e pode causar sintomas mentais e físicos. É muito comum encontrar pessoas estressadas pelo excesso de trabalho ou por determinadas funções do cargo. Dependendo do tipo de emprego, muitas vezes a pressão é grande: metas para cumprir, atividades acumuladas, resultados para mostrar, atrasos, e muito mais. A lista dos criadores de estresse é infinita e cada profissional se identifica com algum problema.

Como falamos no início do artigo, o estresse pode causar danos mentais e físicos, e com isso o profissional estressado pode deixar o clima mais pesado na equipe, se tornar menos produtivo, e o pior, se desestimular e acabar desestimulando os colegas também. Como podemos ver, estresse é coisa séria, por isso vamos ver hoje algumas dicas para evitá-lo.

Seja otimista

Além de melhorar o seu humor e “contagiar” seus colegas de trabalho com palavras positivas, o ato de pensar positivo faz com que seu cérebro se direcione para assuntos que não trazem nenhum estresse à mente. Pense que seu trabalho é bom, seus colegas de trabalho são excelentes e que você sempre irá conseguir trabalhar da melhor maneira possível. Faça o teste: transmita positividade e veja como seu trabalho e o ambiente irão melhorar.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Aceite o inevitável

Tudo terá que ser resolvido de alguma maneira, até mesmo aquilo que não tem solução – ou que você acha que não tem. Nem sempre você conseguirá resolver tudo, e isso poderá causar algum estresse. Quando perceber que a situação estiver num ponto em que você não pode fazer mais nada para solucioná-la, o melhor a fazer é aceitar, reconhecendo seus limites. Não se estresse por isso, nem tudo acontece da forma como planejamos.

Desconecte-se

Smartphones e toda a tecnologia trouxeram muitos benefícios que podem ajudar muito no dia a dia de trabalho. Porém, alguns problemas também vieram com toda a modernidade: a possibilidade de sempre ficar conectado trabalho. Pode ser bom? Até pode, mas tudo tem limite. É preciso saber separar o horário de trabalho com sua vida pessoal. Se precisar uma vez ou outra resolver algo tudo bem, mas não faça disso um compromisso diário. É importante ter um tempo para você, para que no outro dia você volte com a energia recarregada para dar o melhor no trabalho.

Dê o seu melhor e trabalhe com entusiasmo

Nada melhor do que trabalhar feliz, com entusiasmo e vontade de seguir em direção aos seus objetivos profissionais. Dentro de suas capacidades, pergunte-se sempre se está fazendo o seu melhor. Como falamos acima, seja otimista e busque atrair bons pensamentos. Seja simpático, responda de forma educada e transborde felicidade. As críticas sempre irão aparecer, e por mais que gerem algum desconforto, elas poderão ajudar a melhorar algo que talvez você não esteja vendo. Leve as coisas na tranquilidade e sempre veja o lado bom de tudo. Assim, quando algum estresse aparecer, você estará mais preparado para lidar com ele.

Respire Fundo

Ok, o estresse apareceu. O que fazer? Respire fundo! Pode parecer uma dica simples, mas é muito eficaz. Vá para um lugar mais calmo, feche a porta, fique sozinho, e respire profundamente, bem devagar. Isso irá ajudar a mandar o nervosismo embora. Quando inspiramos e expiramos lentamente, fazemos o cérebro dar prioridade a essa tarefa, e com isso, há mais chances de interromper pensamentos estressantes.

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para evitar o estresse no trabalho:

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

15 COMENTÁRIOS

  1. É SEMPRE BOM ESCUTAR E OUVIR, POIS À VEZES ESQUECEMOS QUE SOMOS HUMANOS.
    GOSTEI DA DICA. EXCELENTE. SEMPRE É VÁLIDO UM NOVO APRENDIZADO.

  2. Acredito que cada vez mais estamos reféns dessas “novas” doenças psicológicas. Toda e qualquer iniciativa para nos resguardar disso é importante. Ótimas dicas, ótimo trabalho!! Continuo acompanhando e aprendendo a cada conteúdo. Obrigado!

  3. É com estás dicas que me orgulho em fazer cursos na prime cursos, que Deus vos abençoé prezados professores; façam mais vezes para o nosso melhor, (estudantes da prime cursos).

  4. Boa tarde pessoal gostei bastante das dicas vossas me esta ajudar no meu trabalho. Continuem assim a ajudar com as vossas dicas fix . Parabéns.

  5. Gostei da dica que o professor falou,já sofri com estresse na empresa que eu trabalhava.Eu era um lider de equipe na área de limpeza, sofri muito.

    Agora eu aprendi com as dicas dele.

    Grato,
    Leude

  6. Respirar fundo e contar até 10, muito bom, o que mais me estressa é tudo ter que ser feito correndo por ter prazos curtos de tempo.
    Mas estou tentando respirar fundo e lembrar que não sou 2, e sou humana e não máquina.
    Excelentes dicas.

  7. Muy buenas las sugerencias a tener en cuenta ya que vivimos en un mundo estresante y exigente a causa de la sociedad de consumo y el crecimiento de las poblaciones y el avance de la tecnología que día a día nos obliga a tener que actualizarnos y olvidarnos que no somos máquinas sino humanos limitados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui