Tenha autoconfiança e se destaque como profissional!

Para quem deseja crescer profissionalmente e conquistar uma carreira de sucesso, desenvolver autoconfiança pode ser muito importante. Essa habilidade diferencia um profissional bem sucedido de um profissional parado em sua zona de conforto, que tem medo de arriscar e de tentar, pelo fato de não confiar em seu trabalho.

A pessoa que não acredita em seu potencial profissional, infelizmente acaba se sentindo inferior aos outros, e muitas vezes espera que outras pessoas digam o que, como, e quando fazer as coisas. As pessoas com autoconfiança, já pelo contrário, sabem aonde querem chegar e o que precisam fazer. Elas não têm medo de arriscar, e além de confiarem em seu trabalho, ainda fazem com que os outros também confiem e acreditem nelas.

Para ter autoconfiança é preciso treinar muito. Ou seja, quanto mais você praticar e tomar atitudes que contribuam para o alcance dela, mais autoconfiante você se tornará, tanto no ambiente pessoal, quanto nas suas rotinas e atividades do trabalho. E saiba que a autoconfiança pode trazer diversos benefícios, como melhorar a realização de seus projetos, falar em público e até apresentar uma reunião. É por isso que as empresas valorizam os profissionais com essa característica.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

A falta de confiança pode ser definida como o medo de errar, medo das críticas, medo de piorar algo que está bom, medo de julgamentos, medo de arriscar, medo de fracassar, etc. Sentir medo é totalmente normal, pois é um sentimento que faz parte do ser humano. Porém, não deixe que tantos medos bloqueiem o seu crescimento e evolução pessoal e profissional.

Você provavelmente conhece alguém que é bem confiante. Algumas pessoas são naturalmente confiantes, sem a necessidade de pensar sobre isso. Para quem ainda precisa adquirir ou melhorar essa habilidade, saiba que existem diversas técnicas e hábitos diários que podem ser adicionados no rotina.

1 – Ande com pessoas confiantes e positivas

Cerque-se de pessoas positivas e autoconfiantes, pois atitudes e humores são contagiantes. Além disso, se você está tentando se tornar um profissional com autoconfiança, evite contato com pessoas que transmitam sentimentos negativos e inseguranças, já que elas geralmente perdem horas falando das dificuldades e problemas, fazendo com que pensemos muito mais sobre os nossos problemas. Se não puder evitar contato, tente você animar essa pessoa e puxar assuntos produtivos. Então, pense positivo, ande com pessoas positivas e sempre veja o lado bom das diversas situações do dia a dia.

2 – Trabalhe sua autoestima

Sim, sua autoestima está totalmente ligada com a sua autoconfiança. Não pense que você é menos que a outra pessoa só porque ela é confiante e está sempre feliz e positiva. Lembre-se de que você pode melhorar tudo o que você quiser, basta querer. Pessoas que se sentem menos inteligente, menos competente e menos capazes, dificilmente serão profissionais autoconfiantes.

Então, cuide-se! Sim, cuide da sua alimentação, faça exercícios, durma bem e evite se estressar. Vista-se bem, siga as regras de etiqueta profissional, cuide da sua higiene pessoal e aprenda a se amar. Se olhe no espelho e goste de si mesmo, do seu trabalho, do que você faz e do seu desempenho. Seja a sua melhor versão!

Para quem deseja melhorar a autoestima, recomendamos o Curso de Marketing Pessoal e o Curso de Etiqueta Empresarial, onde o aluno aprende técnicas para melhorar a sua imagem.

3 – Quando possível, tenha iniciativa

Talvez essa seja uma tarefa difícil, mas tente tomar iniciativa na hora de fazer alguma coisa nova, seja uma atividade diferente, um projeto, ou mesmo propondo uma ideia ou solução. Dê a sua opinião, seja participativo, apareça, e não fique apenas concordando com o que os outros falam. Logo isso se tornará um hábito em sua vida.

4 – Busque conhecimento sempre

Falta de conhecimento ou experiência = medo = insegurança.

Então, que tal adotar o hábito de se informar mais regularmente sobre tudo o que está relacionado com a sua área de atuação? Busque saber quais as novidades do mercado, faça cursos, veja vídeos e leia artigos. Hoje em dia é muito fácil se atualizar, por isso, sem desculpas!

5 – Tenha organização

Pequenos estresses no dia a dia podem atrapalhar a autoconfiança e a autoestima, e um dos motivos que podem causar isso é a falta de organização. Uma pessoa autoconfiante geralmente é bem organizada e está em dia com suas tarefas e compromissos. Por isso, que tal adotar o hábito de anotar todos os seus afazeres? Pode ser numa agenda ou numa boa planilha. Anote os passos importantes da sua rotina e torne-se um profissional organizado e preparado!

6 – Cuidado com as suas palavras – elas são poderosas

Você sabia que as palavras têm um poder muito maior do que você imagina? Sim, tudo o que falamos (ou pensamos) pode somar ou diminuir algo em nossas vidas. Evite, ou se possível, exclua, palavras que possam gerar dúvidas e incertezas, como “eu acho que”, “talvez seja assim”, “não sei, mas penso que…”, entre outras. Tente mudar essas expressões por frases mais seguras, como “este é sim o jeito correto”, “eu sei que estou fazendo da maneira correta”, “eu acredito em mim mesmo”, tanto ao falar, como ao pensar.

Além disso, aprenda a se comunicar corretamente. Pessoas confiantes sabem falar e se expressar muito bem, e na maioria das vezes, não têm medo de falar em público. Por isso recomendamos que você:

1. Leia muito, pois além de trazer muito conhecimento, a leitura pode te ajudar a escrever, pensar, e falar melhor;

2. Treine a sua oratória. Se você tem dificuldades para conversar, ou tem medo de falar em público, tire alguns minutos todos os dias para treinar. Fale alto, como se estivesse falando com outras pessoas. Logo você verá que o medo de falar em público sumiu, e você está conseguindo se expressar muito melhor!

Para quem tiver interesse, a Prime Cursos oferece o Curso de Oratória e Apresentação em Público, online e gratuito! No curso, o aluno aprende qual a conduta correta ao falar em público, como controlar o nervosismo no momento de fazer uma apresentação, como lidar com imprevistos, e muito mais!

E você, tem mais alguma dica que pode ajudar na construção da autoconfiança? Se sim, deixe aqui nos comentários!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

18 COMENTÁRIOS

  1. palavras muito importante e significativas poxa gostei muito isto animou mais minha auto estima com isso vou me aprimorando meu estudos pela prime cursos que e uma instituição seria e cada dia melhora meus aprendizados obrigado prime cursos.

  2. Agradeço e sigo todos os conselhos desde o ultimo semestre do meu curso de Administração. Reforço que ter um network atualizado é muito importante e procurar manter-se em rodas de todas as discussões e debates sobre qualquer assunto relacionado com a economia e a vida em sociedade, assim estaremos preparados para qualquer desafio profissional.
    Sigo frequentando os cursos, e agora com mais frequência apos a conclusão do curso. Uma dica: Menos Redes Sociais e mais informações e pesquisas relevantes.
    Um forte abraço

  3. Gosto muito das orientações que Prime Cursos nos oferece. PARABÉNS! estava realmente precisando desse incentivo, para SER um bom profissional.
    Muito obrigada.

    Atenciosamente,
    Edelzuita

  4. Sempre procurar por mais conhecimentos traz a certeza do quanto estamos firmes no que expressamos e com este traz a multiplicação a uma soma com sucesso para o nosso marketing pessoal

  5. muito obrigada pelas dicas agradeço a Prime cursos pela dedicação ,e por todos os conhecimentos que adquiri através de seus cursos .Vocês estão de parabéns.

  6. Estou sempre a procura de novos conhecimentos e curso prime vai me ajudar ainda mais, pois vou fazer todos que achar interessante na minha área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui