Dicas de Tim Ferris para ter tempo para tudo

Você já desejou que seu dia tivesse mais de 24h? Eu também! Mas isso acontece porque geralmente as pessoas não conseguem administrar o tempo da forma correta. Além disso, muitas vezes deixam de fazer o que é importante, e acabam fazendo outras coisas que não estavam na programação do dia.

Bom, e se você já pesquisou dicas de como ter mais produtividade nos seus dias, provavelmente já ouviu falar nesse nome: Tim Ferriss.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Timothy Ferriss  é empresário, escritor, palestrante e investidor anjo. Ele fala 5 idiomas, surfa, já foi campeão de kickboxing, além de ter sido o primeiro americano na história a conquistar um recorde mundial do Guinness no tango. Será que ele entende de produtividade? Com certeza! E para ele, para obter sucesso profissional não é preciso esquecer da vida pessoal.

Mas para entender como ele consegue fazer tanta coisa, vamos antes conhecer um pouco mais sobre a história do guru da produtividade. Timothy Ferriss nasceu em 20 de julho de 1977, na cidade de East Hampton, em Nova York. Ele já escreveu diversos livros, como “Trabalhe 4 horas por semana“, “4 horas para o corpo” e “Ferramentas dos Titãs“, alguns dos quais apareceram nas listas de best-sellers do Wall Street Journal, New York Times, e USA TODAY!

Mas antes disso, Tim era empreendedor, e trabalhava mais de 90 horas por semana. Ele não tinha tempo para sua vida pessoal, já que o trabalho consumia quase todas as suas horas. Cansado disso, Tim resolveu mudar e decidiu que não ia esperar sua aposentadoria chegar para começar a viver sua vida. Ele adotou o princípio 80/20, e após isso escreveu o livro “TRABALHE 4 HORAS POR SEMANA“, onde explica como mudou sua vida profissional e pessoal. Por isso, recomendamos que você leia esse livro se desejar saber mais sobre como trabalhar menos e ter mais tempo para fazer o que você quiser!

Podemos aprender muito sobre produtividade com Tim Ferriss, e por isso, hoje trouxemos algumas dicas para quem deseja ter tempo para fazer tudo. Vamos lá então?

Dica 1 – Ter dois objetivos primários por dia

Tim recomenda que você separe as duas tarefas que são mais importantes e que devem ser finalizadas no dia, e faça isso antes de qualquer coisa.  Ele também diz que você deve criar uma lista de prioridades, já no dia anterior, para chegar no trabalho preparado para realizar as suas tarefas. Não adicione mais do que dois objetivos. Antes, foque em terminar essas duas tarefas importantes.

Ele também sugere que você reserve pelo menos 60 minutos de manhã para fazer suas tarefas antes de olhar seus e-mails. Para ele, e-mails podem ser “assassinos de mentes”, por isso, antes de ligar o computador siga a primeira recomendação e faça tudo o que for mais importante. Tente acordar 1h hora mais cedo para fazer o seu dia render ainda mais!

Dica 2 – Fazer menos e fazer melhor

Fazer menos e fazer bem feito é a segunda dica, que complementa a dica anterior. Tim Ferriss recomenda que você para de deixar tudo incompleto, e comece a finalizar suas tarefas. Tim diz que fazer menos é o segredo, e ele criou um conjunto de perguntas denominadas de “Exercício do Ataque Cardíaco”, que ajudam na decisão de quais tarefas são prioritárias:

Bom, vamos lá:

    Se você tivesse um ataque cardíaco e só pudesse trabalhar duas horas por dia, o que faria?
    Se você tivesse um segundo ataque e só pudesse trabalhar duas horas por semana, o que faria?
    Se tivesse que eliminar 4 de 5 atividades que mais consomem seu tempo, o que removeria?
    Quais são as 3 principais atividades que usa para preencher o tempo e se sentir como se estivesse sendo produtivo? Como por exemplo Emails, telefonemas e conversas, etc!

Utilize essa lista de perguntas para descobrir quais atividades do seu dia são realmente importantes.

E lembre-se de fazer uma coisa de cada vez. Para Tim, quando priorizarmos as atividades de forma correta, não é necessário fazermos mais de uma atividade por vez. Então comece algo e só pare quando finalizar. Não comece outra tarefa se não finalizou a mais importante!

Dica 3 – Criar um lembrete para voltar ao foco

Se durante o trabalho, estudos, ou qualquer outra atividade importante que estiver fazendo, você perceber que perdeu o foco e está fazendo ou pensando sobre coisas que não estão relacionadas à sua atividade, então provavelmente você está procrastinando. Por isso, a dica é criar  um lembrete que possa te ajudar a voltar ao foco. Anote num papel: “Você está inventando coisas para evitar o que é importante?“. Coloque o lembrete num lugar que você sempre poderá visualizar, como por exemplo, no lado ou no próprio computador. Por mais simples que pareça, esse aviso poderá te ajudar a voltar ao trabalho e parar de procrastinar.

Dica 4 – Utilizar o Princípio 80/20 e a Lei de Parkinson

Se você já acompanha o blog, já deve conhecer o Princípio Pareto ou 80/20, pois já temos um artigo explicando sobre essa técnica. Então, se você ainda não viu, leia o artigo e conheça um pouco mais sobre esse método de produtividade! Bom, Tim também utiliza, e acredita que 20% dos esforços geram 80% dos resultados. Ele recomenda que você tire um tempinho para analisar sua rotina e tarefas, e observar se não há alguma atividade sem importância, ou outras com pouco retorno.

Já a Lei de Parkinson destaca que uma tarefa aumentará de complexidade e de importância, de acordo com o tempo separado para sua realização e finalização. Por exemplo, se você tem uma tarefa que deve finalizar em 3 horas, o prazo curto fará com que você foque e finalize nesse tempo. Já se o prazo de uma outra tarefa for de 3 dias, você poderá perder o foco durante o caminho, pois terá muito mais tempo para divagar até finalizar esse trabalho. Então se você deseja aumentar a produtividade e ter mais tempo para fazer outras coisas que deseja, aprenda a identificar quais as tarefas mais importantes e planeje executá-las em um prazo mais curto.

Para lembrar:

1. Limite as tarefas ao que é importante para reduzir tempo de trabalho (Pareto).
2. Encurte o tempo de trabalho para limitar as tarefas ao que é importante (Parkinson).

Ferramentas que podem ajudar

Além das dicas que acabamos de falar, Tim Ferriss recomenda que você utilize algumas ferramentas que podem aumentar a produtividade, como os aplicativos Trello e Slack, para agendamento editorial fluxo e comunicações. Ele afirma que esses dois aplicativos trabalham muito bem juntos.

Outro aplicativo que Tim usa e recomenda é o Evernote, indicado para salvar sites para leitura offline, pesquisas, anotações e tudo o que você desejar!

Ah, para finalizar, Tim recomenda que ao acordar você troque o seu café por um Chá vermelho Pu-erh e óleo de coco para manter a energia. Ou, misture chá preto, chá verde e raspas de cúrcuma e gengibre (uma colher rasa de cada ingrediente).

Esperamos que com as dicas Tim Ferris você consiga aumentar a sua produtividade e ganhar mais tempo nos seus dias!

Para baixar o aplicativo Trello para Android.
Para baixar o aplicativo Trello para iOs.

Para baixar o aplicativo Slack para Android.
Para baixar o aplicativo Slack para iOs.

Para baixar o aplicativo Evernote para Android.
Para baixar o aplicativo Evernote para iOs.

Se você gostou do artigo de hoje, deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui