Dicas de exercícios para fazer no trabalho!

Muitas pessoas deixam de praticar exercícios físicos por falta de tempo, agenda lotada e/ou excesso de trabalho. Ás vezes até o horário do almoço fica comprometido e muitos optam por um lanche rápido enquanto continuam o trabalho em frente ao computador. Com isso, a ideia de praticar exercícios físicos é jogada para o futuro e o trabalho continua dominando 90 % do dia.

O sedentarismo pode trazer diversas complicações para a saúde física e mental, e até prejudicar o rendimento no trabalho. Porém, infelizmente o hábito de trabalhar e ter produtividade + manter-se saudável com uma alimentação equilibrada e praticar exercícios talvez seja um dos maiores desafios para muitos profissionais. Apesar disso, saiba que nem tudo está perdido. Afinal, sempre podemos encontrar uma solução, certo?

É importante começar com pequenos passos, e o primeiro, é ter consciência de que é muito, mas muito importante separar um tempo para cuidar de você. Do que adianta “trabalhar” o dia todo e não ter tantos resultados? Não seria muito melhor trabalhar menos e priorizar a qualidade do serviço? Você se lembra do que artigo que fizemos aqui sobre o Princípio 80/20? É sobre isso que estamos falando!

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Bom, mas vamos voltar ao foco do artigo: exercícios físicos no trabalho. “Como assim? Vou parar o meu serviço e começar a me exercitar?” É claro que não! Como falamos acima, o primeiro passo é saber que você DEVE se exercitar e cuidar da sua saúde. Sedentarismo – que já foi até classificado como doença pela Organização Mundial de Saúde – é coisa do passado.

Primeiramente analise se você REALMENTE não tem um tempinho sobrando para praticar exercícios. Pode ser 30 minutos, antes ou após o trabalho. Analise, e se for possível, separe um tempo para isso.

Caso você realmente não tenha tempo, então esse artigo é para você. Selecionamos algumas dicas para você se exercitar em “pequenas” oportunidades do dia a dia. Pode parecer pouco, mas cada movimento irá ajudá-lo a se mexer durante a sua rotina de trabalho. Veja algumas dicas para se movimentar mais:

-Acorde mais cedo e vá caminhando até o trabalho. Se for muito longe, desça um ponto de ônibus ou uma estação do metrô antes da sua. Se for de carro, estacione o mais longe possível. Parece pouco, mas quanto mais passos você der, melhor!

-Se tiver escadas no local de trabalho, aproveite para deixar o elevador de lado e utilizar as escadas todos os dias.

-Tente caminhar durante o almoço, de preferência com o celular desligado. Lembre-se que quanto mais passos, melhor! Além disso, nunca almoce enquanto trabalha. Separe um tempo para fazer a sua alimentação, longe do computador e do serviço.

-Utilize roupas e sapatos confortáveis durante o dia de trabalho. Algumas empresas exigem uniformes ou roupas formais, mas mesmo nesses casos, tente sempre deixar o traje o mais confortável possível.

-Faça uma pequena pausa para se movimentar a cada uma hora de trabalho. Pare, respire, levante e alongue-se. Isso poderá ajudar a melhorar seu raciocínio oxigenando o cérebro e ativar a circulação sanguínea.

São dicas simples, mas que podem fazer uma grande diferença no final de cada dia. Faça um pouco de cada vez, e no final faça muito. Não se esqueça de manter uma garrafinha de água junto com você durante o dia todo e manter outros hábitos saudáveis, ok?

Veja abaixo dois vídeos com outras dicas de exercícios e alongamentos que podem ser feitos no ambiente de trabalho (sempre no intervalo, ok?):

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudar!

Se tiver mais alguma dica, deixe o seu comentário!

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