O que é uma análise Pestel e como se faz uma?

análise Pestel

Analisar os dados dentro de uma organização é uma parte importante do processo administrativo, já que é a partir desses dados que os gestores podem tomar decisões e mudar as estratégias que vêm sendo aplicadas dentro da empresa. Uma das análises mais famosas é a análise Pestel, que visa monitorar fatores que impactam o desempenho futuro da sua companhia.

Dentro do mundo corporativo, as tomadas de decisões acontecem sempre com base em dados e fatos previamente analisados, e é importante que as ações da empresa nunca sejam baseadas em achismos. Afinal, a incerteza pode trazer não somente prejuízos financeiros, mas também acabar impactando diretamente na reputação da empresa.

Para que você entenda melhor o que é a análise Pestel e como fazer uma dentro da sua empresa, separamos um post completo sobre o assunto. Confira!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é uma análise Pestel?

A análise Pestel é uma ferramenta utilizada dentro das empresas com o intuito de monitorar os fatores macro ambientais que impactam profundamente o desempenho da cadeia de suprimentos dentro da organização. É usada especialmente para o início de um novo negócio ou para quem deseja entrar no mercado externo.

a análise Pestel é uma ferramenta analítica que auxilia verificar a viabilidade novos empreendimentos e projetos dentro da empresa
a análise Pestel é uma ferramenta analítica que auxilia verificar a viabilidade novos empreendimentos e projetos dentro da empresa

De modo geral, essa análise é usada com outras ferramentas como a análise SWOT e Cinco Forças de Porter, com o objetivo principal de conseguir uma compreensão mais clara da situação e fatores internos e externos.

A sigla PESTEL está ligada com fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais, legais e éticos.

Fatores Políticos

Os fatores políticos levam em conta o nível de intervenção do governo na economia, afinal, as organizações precisam de uma estabilidade política para conseguir atuar de forma adequada, já que esse aspecto impacta diretamente na rentabilidade da organização.

Porém, não é apenas a estabilidade política que é abordada neste tópico: também é importante incluir a política de comércio exterior, política governamental, legislação trabalhista, corrupção e restrições comerciais.

Vale ressaltar que a política ainda impacta diretamente no sistema educacional, infraestrutura e saúde de toda a nação, e são fatores que precisam ser levados em consideração na gora de avaliar a atratividade do mercado em potencial.

Fatores econômicos

Já no âmbito econômico, a taxa de inflação, taxa de câmbio, taxa de juros e taxas de desemprego, por exemplo, são fatores que impactam diretamente os empreendedores e as empresas como um todo.

Esses fatores podem ser classificados em fatores microeconômicos e macroeconômicos.

Enquanto os fatores microeconômicos têm relação com a forma como os consumidores gastam sua renda disponível, os fatores macroeconômicos são voltados com as condições gerais da oferta e demanda da economia.

Ambos têm impacto direto ao longo prazo dentro de uma empresa, já que o poder de compra do consumidor tende a alterar os modelos de oferta e demanda do mercado.

Fatores sociais

Os fatores sociais, por sua vez, também geram impacto dentro do funcionamento da empresa, e incluem desde as influências culturais, até as crenças do público alvo. Um produto ou anúncio publicitário que soa ofensivo para uma determinada cultura, por exemplo, pode ser interpretado de maneira perfeitamente normal por outra cultura da sociedade, o que também deve incluir os dados demográficos, costumes, idade, educação, normas, gostos, opiniões e interesses.

Nesse tópico entram também as tendências populacionais, taxa de crescimento populacional, distribuição de renda, consciência da saúde, distribuição ética, barreiras culturais e atitudes no estilo de vida.

os fatores sociais analisados com o Pestel ajudam a identificar o público alvo da empresa
os fatores sociais analisados com o Pestel ajudam a identificar o público alvo da empresa

Essas informações são importantes especialmente para o time de marketing, que deve segmentar anúncios, promoções e determinar de forma mais direta qual é o público alvo da empresa, ou então, a persona.

Fatores tecnológicos

A tecnologia também tem seu papel dentro da análise Pestel, e não apenas na produção dos produtos e serviços, mas também na maneira como eles serão distribuídos para os consumidores.

Esses fatores auxiliam a organização na hora de explorar as melhores maneiras de se comunicar com sua persona, e pode afetar diretamente nas operações da indústria e mercado tanto de maneira favorável, como desfavorável.

Nesse âmbito podemos incluir incentivos tecnológicos, automação, pesquisa e desenvolvimento, nível de atividade e inovação e quantidade de conhecimento tecnológico que aquele mercado possui, a fim de influenciar as decisões de entrar ou não naquele setor, lançar ou não aquele produto e até mesmo se aquela determinada atividade de produção deve ser terceirizada ou não.

Fatores ambientais

Na análise Pestel também estão os fatores ambientais, considerado uma adição para a ferramenta analítica que vem ganhando cada vez mais forma no mercado empresarial.

Isso porque existe uma grande preocupação da população como um todo a respeito do meio ambiente e do impacto que as empresas causam sobre ele.

Pesquisas indicam que os consumidores atuais preferem comprar de marcas que se preocupam com o meio ambiente e cujo produto e serviço são ambiental e socialmente responsáveis.

Porém, aqui também é analisada a forma como o ambiente impacta a empresa, seja pelo clima ou pelos aspectos ambientais do local onde a organização está situada.

Nesse aspecto podemos citar o tempo, clima, mudanças climáticas que afetam especialmente os setores como agricultura e turismo, e aspectos como descarte de materiais e dejetos, que afetam o meio ambiente de forma geral.

Fatores legais

Por último temos os fatores legais, usado na análise Pestel para analisar condições como segurança dos podutos, leis de igualdade de oportunidades, discriminação, direitos do consumidor, leis trabalhistas e leis de saúde e segurança.

os fatores legais envolvem leis trabalhistas e segurança
os fatores legais envolvem leis trabalhistas e segurança

Afinal, para que as empresas possam operar com sucesso, não devem apenas saber, como também respeitar os regulamentos do país em que estão operando, assim como as suas leis e legislações.

Depois de ver o que é uma análise Pestel, não deixe de aplicar a metodologia de análise dentro da sua empresa. Desta forma, é mais fácil identificar os fatores que impactarão diretamente na sua companhia em um futuro próximo ou mais demorado, mas que mesmo assim precisa ser estudado com antecedência para evitar possíveis prejuízos.

Curso à Norma ISO 9001:2015 Online Grátis

Para uma empresa obter a certificação da ISO ela deve cumprir certos requisitos, de modo que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, e você agora pode fazer o curso de ISO 9001 100% Grátis!

https://youtu.be/tgRzJUH-xms

Na versão atual e que será ministrada neste curso de introdução, a 9001:2015, trouxe mudanças estruturais na forma de como encarar um sistema de gestão, ou seja, não se trata mais da elaboração de documentos, mas sim de uma mudança de postura no todo.

Não perca tempo e atualize seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego ou de alavancar sua carreira com esse Curso Gratuito de ISO 9001!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.