a yoga é uma excelente forma de tonificar a musculatura

O que é yoga e para que serve? Saiba mais sobre a técnica que tem ajudado no combate de sintomas de ansiedade e estresse

A yoga tem se tornado cada vez mais popular especialmente entre as pessoas mais jovens, e tem sido uma ótima forma de auxiliar no equilíbrio entre mente, corpo e alma, além de garantir diversos benefícios para quem pratica a técnica. Mas você sabe o que é yoga para o que serve?

Embora seja uma prática milenar, a yoga nem sempre fez tanto sucesso no ocidente e hoje tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no resto do mundo. Isso porque a prática não somente contribui para a saúde e bem-estar, mas também para o equilíbrio e força dos músculos, sendo um excelente exercício também de flexibilidade.

Para que você entenda mais sobre as técnicas usadas na yoga e para o que ela serve, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Confira!

O que é Yoga?

A yoga é uma prática milenar de origem indiana que foi criada em meados do século V antes de Cristo, e seu nome tem um significado divergente entre os pesquisadores: enquanto para alguns a palavra significa União, para outros a palavra significa Reintegração e Concentração.

a yoga é uma técnica indiana que tem como objetivo exercitar o corpo e trabalhar a mente
a yoga é uma técnica indiana que tem como objetivo exercitar o corpo e trabalhar a mente

Esse tipo de ginástica tem como base a relação dos 4 principais aspectos que englobam o equilíbrio da mente e do corpo como: força física, peso, flexibilidade e emocional. A força física é representada pelas posições feitas no yoga durante as aulas, enquanto a força emocional diz respeito à meditação que é aplicada durante os movimentos, especialmente durante a posição de Lótus.

Leia também: Conheça 7 posições de yoga para iniciantes e aprenda a reproduzi-las para usufruir dos seus benefícios

Benefícios da yoga: para o que serve a técnica e por que praticar

Combate à ansiedade

A prática da yoga é uma excelente forma de controlar as emoções e combater quadros de ansiedade e também de depressão, especialmente pelos movimentos que são combinados com a meditação e reconexão com o ser. Junto, a respiração e movimentos auxiliam no relaxamento muscular e emocional, removendo as cargas de estresse do dia a dia, diminuindo os pensamentos negativos.

Melhora a qualidade do sono

Graças às características relaxantes da prática que auxiliam em uma respiração mais lenta e controlada e exercícios que relaxam os músculos, a yoga também ajuda a tranquilizar os pensamentos, especialmente quando praticada antes de dormir.

Quando realizada com certa frequência, a yoga auxilia na rotina do sono e em um sono mais limpo e tranquilo, com pensamentos e sonhos mais leves.

Emagrecimento

A yoga também pode ser uma aliada do emagrecimento, mesmo que pareça uma série de exercícios que gasta poucas calorias para promover a queima de gordura. Porém, dependendo da aula praticada, a yoga pode auxiliar na queima de até 500 calorias em poucas horas de aula, especialmente quando os movimentos feitos são rápidos e constantes.

a yoga é uma excelente aliada para a perda de peso
a yoga é uma excelente aliada para a perda de peso

Flexibilidade

Um grande benefício do yoga são seus movimentos coordenados que ajudam a aumentar a flexibilidade de quem pratica, indicado especialmente para idosos por trabalhar todos os músculos do corpo.

Além dos movimentos da aula, os alongamentos feitos no início e final da prática também promovem uma flexibilidade mais avançada.

Leia mais sobre os benefícios da yoga clicando aqui!

5 mandamentos do yoga

Os mandamentos da Yoga são importantes para garantir que a ginástica está sendo praticada da forma correta, a fim de garantir todos os seus benefícios especialmente mental:

5- Desconecte-se

Desligue a mente das preocupações e do mundo lá fora, evitando pensar no que você fez, no que precisa ser feito ou no que deixou de fazer, deixando todas as distrações e especialmente o celular longe de você.

4- Concentre-se

Concentre-se no que você está fazendo nesse momento e nos movimentos, e deixe o mundo ao redor de lado. Foque em sua respiração e batidas do coração e não deixe que os sons do ambiente ao redor tomem sua atenção.

3- Prepare-se

Coloque suas roupas e separe os materiais e equipamentos que serão usados. Coloque a música de fundo e separe a sua garrafinha de água para não precisar deixar o ambiente durante a aula.

2- Inspire e expire

Durante os exercícios, lembre-se de inspirar e expirar para entrar no estado de relaxamento da yoga, auxiliando na concentração e controle do seu corpo e das suas emoções.

1- Respeite-se

Esteja sempre atento aos seus limites e respeite seu corpo, especialmente na hora de reproduzir movimentos mais complexos. Caso não consiga realizar algum exercício, adapte e tenha em mente que com a pratica sua flexibilidade será melhor e você conseguirá reproduzir todos os movimentos de forma mais fácil e precisa.

Como começar a praticar Yoga em casa?

É possível começar a praticar Yoga em casa, sem necessidade de muitos equipamentos ou espaços muito grandes.

Procure um lugar adequado

Embora seja um tipo de exercício de baixo impacto, é necessário ter um certo conhecimento sobre o assunto e o mais indicado é realizar um curso online para aprender os preceitos básicos da yoga antes de começar a colocar os movimentos em prática.

o local em que a yoga será praticada deve ser livre de mobílias para evitar acidentes
o local em que a yoga será praticada deve ser livre de mobílias para evitar acidentes

Afinal, por lidar com a postura e flexibilidade, os movimentos podem resultar em lesões quando são reproduzidos por pessoas que não têm o conhecimento necessário.

Depois de aprender o básico da yoga e estar apto, é necessário procurar um lugar adequado livre de móveis por perto, onde o tapete usado possa ficar esticado e alinhado para garantir uma aula tranquila e livre de acidentes e lesões.

Escolha um horário agradável

A yoga deve ser feita com calma, e é indicado que você esteja sozinho para se concentrar nos movimentos e alcançar todos os benefícios do esporte enquanto realiza os movimentos corretamente.

Escolha um horário em que o som ao redor está mais ameno, como no começo da noite ou ao amanhecer. Lembre-se também de desligar o celular para não se distrair com as notificações ou ligações.

Comece com movimentos mais simples

A yoga possui diversos movimentos diferentes e é importante iniciar sempre com os mais fáceis e simples de reproduzir para evitar riscos de lesões. Você notará que com a prática regular, seus movimentos começarão a ficar mais precisos e mais fáceis, indicando que é hora de partir para exercícios mais complexos.

Use roupas confortáveis

Você pode usar peças confortáveis que você já tem em casa ou próprias de academia, evitando peças largas e compridas. Afinal, por mais que sejam confortáveis, as peças maiores podem acabar enroscando em seus pés ou mãos, resultando em acidentes.

Prefira peças como legging, bermudas de lycra e tops especialmente de início.

Coloque uma música agradável ao fundo

Considerando que a yoga é uma prática que promove o bem-estar, é indicado colocar uma música calma e relaxante de fundo, podendo até mesmo ser uma playlist com músicas voltadas para o universo espiritual, já que a yoga é uma ótima forma de conectar-se com sua religião, dependendo do tipo de yoga que você está praticando.

Leia também Tipos de yoga: Conceitos, objetivos e como escolher

Durante os exercícios e com o auxílio da música, ficará mais fácil desenvolver seu controle mental e físico e se livrar do estresse do dia a dia, promovendo um relaxamento mental e muscular ao mesmo tempo.

Agora que você viu o que é yoga e para que serve, você pode começar a praticar a técnica diariamente para conseguir todos os benefícios que ele promoverá em seu corpo. Além de ser excelente para a saúde física, a yoga é uma das práticas mais indicadas para relaxamento mental e controle do estresse no dia a dia.

Curso de Introdução ao Yoga Online Grátis

Alguns sábios indianos nos deixaram há milhares de anos um legado muito importante, que é o conhecimento da ciência do Yoga. Yoga ou Ioga é um termo de origem sânscrita (língua ancestral do Nepal e da Índia), que tem o significado de “união” da alma; consciência individual com o Espírito ou Consciência Universal. É uma filosofia que, através de disciplinas tradicionais, trabalha a mente e o corpo.

Com o Curso Grátis de Introdução ao Yoga o aluno irá conhecer um pouco sobre a história e os principais mestres de Yoga, quais são os benefícios da prática, dicas de meditação e respiração (pranayamas), como praticar os asanas (posturas), e muito mais! Este curso online é indicado para estudantes, profissionais e todas as pessoas que se interessam pelo assunto.


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.