posições de yoga para iniciantes

Conheça 7 posições de yoga para iniciantes e aprenda a reproduzi-las para usufruir dos seus benefícios

A yoga tem sido usada especialmente para promover bem-estar físico e mental e para auxiliar na postura, especialmente hoje em dia em que a maioria das pessoas possui problemas na coluna devido ao tempo gasto em celulares e computadores. Porém, por ser composta por movimentos mais complexos, muitas pessoas têm buscado posições de yoga para iniciantes.

Graças aos seus diversos benefícios, a yoga tem se popularizado cada vez mais para quem busca melhorar o sono, raciocínio, foco, força, concentração e alívio de sintomas da ansiedade. Para iniciar nessa técnica milenar, porém, é importante buscar posições mais simples e fáceis de fazer, a fim de evitar especialmente lesões e acidentes.

Confira a seguir uma lista de posições de yoga para iniciantes!

7. Postura do Gato (Marjariasana)

A posição recebeu esse nome por lembrar o movimento feito pelos gatos ao se espreguiçar, e tem como objetivo movimentar toda a coluna para cima e para baixo.

Para reproduzir o movimento, fique na posição de quatro apoios com os quadris sobre os joelhos e mãos na distância dos ombros. Fique atento para manter as dobras dos pulsos à frente do tapete.

Quando estiver nessa posição, expire e empurre a coluna em direção ao teto, soltando a cabeça e cóccix enquanto empurra a barriga para dentro.

Faça força em direção ao chão com as mãos para alargar ainda mais as escápulas e alongar o quanto conseguir.

Enquanto está nessa pose, concentre-se em arredondar a coluna e soltar o pescoço, focando em sua respiração, e então faça o movimento reverso: coloque a coluna para dentro e a barriga para fora.

Esse movimento visa promover um alongamento melhor para quem fica muito tempo sentado, já que trabalha quadris, ombros e coluna.

6. Postura da Montanha (Tadasana)

O nome do movimento foi escolhido devido à tradução em sânscrito da palavra montanha e postura, e é considerada hoje uma das principais bases de posturas em pé da Yoga.

Para reproduzir o movimento, fique em pé e deixe os dedões dos pés se tocarem nas pontas enquanto os calcanhares ficam separados. Levante os dedos e pontas dos pés suavemente e coloque-os de volta no chão, balançando para frente e para trás de um lado para o outro.

Vá reduzindo o balanço até que seu corpo pare e o seu peso fique todo equilibrado com seus pés.

Em seguida, levante o tórax em direção ao teto sem empurrar as costelas para frente e alargue suas clavículas, permitindo que as escápulas se aproximem.

Enquanto faz o movimento, deixe os braços relaxados ao lado do tronco com as palmas viradas para dentro ou para frente.

Os principais benefícios desta posição é que fortalece as coxas, tornozelos, joelhos, glúteos e melhora a postura.

5. Postura do alongamento intenso (Uttanasana)

Excelente para quem tem problemas na coluna e precisa se alongar, esse é um dos movimentos feitos com maior frequência na Yoga.

Para reproduzir o movimento, estenda os braços acima da cabeça e deixe-os cair ao lado do corpo. Em seguida, deixe a coluna ereta e abaixe até alcançar as mãos no tapete, pressionando-as no chão ao lado dos pés.

De início, você pode dobrar os joelhos para evitar que eles fiquem travados, deixando o pescoço leve para não forçar os músculos da nuca.

Esse movimento alivia o estresse e a insônia e previne lesões, além de reduzir dores musculares.

4. Cachorro Olhando para Baixo (Adho Mukha Svanasana)

A posição do cachorro olhando para baixo também auxilia no alongamento do corpo e especialmente da coluna.

Para reproduzi-lo, fique em pé no tapete com os pés ligeiramente afastados. Em seguida, abaixe-se com as mãos em frente ao tapete, de modo que sua coluna fique totalmente reta, e jogue as pernas para trás, como se fosse uma espécie de flexão mas com o cóccix elevado.

posição do Cachorro Olhando para Baixo
posição do Cachorro Olhando para Baixo

Os grandes benefícios do movimento é que além de auxiliar a evitar lesões musculares, ainda auxilia no combate à insônia e melhora a digestão.

3. Posição da Cobra (Bhujangasana)

A posição da cobra é usada especialmente para iniciantes por ser mais fácil de reproduzir e contar com diversos benefícios para a saúde. Para fazer o movimento, deite-se de bruço no tapete com os braços esticados para frente. Em seguida, traga os braços para o lado do corpo e eleve ligeiramente o tronco, deixando as pernas totalmente esticadas no chão, fazendo forças com as mãos para levantar o tórax.

A posição ajuda a melhorar o sistema digestivo, além de dar mais flexão à coluna e evitar lesões.

2. Árvore (Vrksasana)

Considerada uma das posições mais famosas do Yoga, a Vrksasana é excelente para quem busca equilíbrio mental e espiritual, além de ser uma ótima posição para fortalecimento da musculatura e equilíbrio do corpo.

a postura da árvore é uma das mais conhecidas na yoga
a postura da árvore é uma das mais conhecidas na yoga

Fique de pé no tapete com as pernas ligeiramente separadas. Coloque a sola do pé direito sob a coxa esquerda e eleve os braços, juntando as palmas em cima da cabeça.

1. Postura de Lótus (Padmasana)

Também uma das mais famosas da yoga, a postura de lótus é usada especialmente para meditação e alongamento da coluna.

Sente-se no tapete de forma ereta e cruze as pernas, colocando o pé direito sob a perna esquerda e vice-versa. Em seguida, coloque as mãos sobre os joelhos e respire fundo várias vezes, concentrando-se em meditar e silenciar os pensamentos, focando em sua respiração e batidas do coração.

Além de acalmar e combater sintomas de ansiedade, alinha a postura equilibra os pensamentos e pode ser uma ótima forma de se conectar consigo mesma e com sua religião.

a postura de flor de lótus é considerada uma das posições de yoga para iniciantes mais fáceis, e é usada especialmente para a meditação
a postura de flor de lótus é considerada uma das posições de yoga para iniciantes mais fáceis, e é usada especialmente para a meditação

Agora que você viu quais são as posições de yoga para iniciantes, comece a fazer em casa para usufruir de todos os benefícios da prática. Lembre-se de ter cuidado na hora de reproduzir os movimentos para evitar lesões e desenvolver um conhecimento básico na área para garantir o sucesso dos movimentos.

Curso de Introdução ao Yoga Online Grátis

Alguns sábios indianos nos deixaram há milhares de anos um legado muito importante, que é o conhecimento da ciência do Yoga. Yoga ou Ioga é um termo de origem sânscrita (língua ancestral do Nepal e da Índia), que tem o significado de “união” da alma; consciência individual com o Espírito ou Consciência Universal. É uma filosofia que, através de disciplinas tradicionais, trabalha a mente e o corpo.

Com o Curso Grátis de Introdução ao Yoga o aluno irá conhecer um pouco sobre a história e os principais mestres de Yoga, quais são os benefícios da prática, dicas de meditação e respiração (pranayamas), como praticar os asanas (posturas), e muito mais! Este curso online é indicado para estudantes, profissionais e todas as pessoas que se interessam pelo assunto.


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.