Afinal, o Bitcoin é seguro? Conheça os riscos de investir nessa Criptomoeda
Cada vez mais encontramos investidores que desejam iniciar no mercado das criptomoedas, mas que ainda têm receio sobre a segurança e os lucros desse tipo de investimento. Mas será que o bitcoin é seguro ou existem muitos riscos de entrar nesse novo mercado?
O bitcoin é hoje a moeda virtual mais famosa do mundo todo, despertando a curiosidade tanto de quem é antigo no mercado dos investimentos, como daqueles que querem começar a investir agora. Afinal, por se tratar de uma moeda digital, existem muitas dúvidas de como esse processo funciona e quais são os riscos de investir nesse segmento.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post completo falando mais sobre bitcoins e sua segurança. Confira a seguir!
O bitcoin é seguro?
De modo geral, o investimento é considerado seguro, mas para falar com certeza sobre a segurança da cripto é necessário levar em conta algumas variáveis.
Isso porque, como os bitcoins são moedas reguladas por seu próprio mercado, não existe nenhum banco responsável pelas transações, e sua segurança se resume a fatores como:
BlockChain
A blockChain é uma rede de blocos de informações que possuem funções matemáticas responsáveis por sua criptografia, o que torna o processo mais seguro. Cada elo dentro da blockchain se transforma em blocos, que são conjuntos de letras e números que identificam uma operação.
Para que seja possível acessar as informações dentro dos blocos, é necessário decifrar o bloco e todos os seus elos anteriores, o que evita que os hackers consigam fraudar as transações. Essa estratégia tem dado tão certo que em 13 anos, desde que o bitcoin surgiu, não houve indícios de ataques de hackers dentro da blockchain.
Criptografia
A criptografia é a tecnologia que protege as informações por meio de códigos, incluindo as informações de cada transação e especialmente a identidade do usuário. Embora seja bastante famosa na blockchain, a criptografia hoje também está presente em quase todos os serviços digitais que exigem segurança nos dados, especialmente nos aplicativos bancários e na internet banking.
Como funciona o investimento em Bitcoin?
Para investir em Bitcoin você pode trabalhar com a compra e venda da moeda ou investir em mineração.
Mineração
A mineração é o processo que valida as transações feitas dentro da Blockchain, e consiste em resolver cálculos complexos para receber pagamentos por realizar esse processo.
No entanto, a mineração pode ser um processo complicado e mais difícil de realizar comparado aos outros investimentos.
Leia também Bitcoin Mining: Conheça a técnica de minerar Bitcoin
ETFs de criptomoedas
Os ETFs são fundos de índices atrelados a um indexador do mercado, e no caso das criptos, o fundo é alocado em ativos de moedas digitais, incluindo bitcoins. Esse tipo de investimento é negociado na bolsa de valores, e funciona da mesma forma que as ações.
Fundos de investimento em criptomoedas
Esses fundos funcionam por meio de cotas do ativo e foram criados por gestoras e corretoras para alcançar os investidores iniciantes. Porém, pessoas com mais conhecimento também costumam ter esse tipo de investimento em bitcoins na carteira.
Investimento direto
Outra forma de investir em Bitcoins é fazer o investimento direto, onde você faz alocação diretamente de bitcoins comprando de investidores que estejam vendendo os ativos da sua carteira, ou por meio de uma corretora de criptomoedas.
Quais os riscos em investir em Bitcoin?
Mercado Volátil
O principal risco em investir em criptomoedas, especialmente em bitcoins, é sua volatilidade, já que o valor dos bitcoins sofrem uma grande variação ao longo do dia e especialmente do ano.
Para que você tenha uma ideia, no início de 2021 o bitcoin chegou a valer mais de 60 mil dólares, mas em alguns meses sofreu uma queda para 29 mil dólares, fazendo com que muitas pessoas ficassem preocupadas.
Porém, em 2022 o valor voltou a subir para 40 mil dólares e atualmente está na faixa de 19 mil dólares.
Essa variação está relacionada com a oferta e a demanda da moeda, além de ter ligação com a dificuldade de mineração no momento, exclusividade e fatores financeiros mundiais, fazendo com que muitos se questionem se investir em bitcoin é seguro.
Não há regulamentação
Como nenhum país faz a regulamentação dos bitcoins, existem muitas incertezas a respeito do seu valor ao longo dos anos, fazendo com que o cenário futuro seja imprevisível e dependa especialmente da lei da oferta e demanda.
Contudo, de acordo com dados que temos até agora, o ativo tem se tornado um dos mais lucrativos do mundo, especialmente porque quando está em alta atinge valores muito maiores em comparação à sua queda.
Ataques hackers
Embora não haja indícios de ataques hackers dentro da blockchain durante os 13 anos desde o seu lançamento, ainda é necessário levar em conta possíveis invasões, já que o ambiente digital é vulnerável para ataques.
Para minimizar esses riscos que são baixos, existem hoje as chamadas carteiras frias, que são armazenamentos de bitcoins em hardwares desconectados da internet, evitando problemas de invasão e fraudes.
Vale a pena investir em Bitcoins mesmo com os riscos?
Hoje, os bitcoins são investimentos bastante lucrativos e já fazem parte da realidade de milhares de pessoas ao redor do mundo. Porém, para saber se vale a pena investir nesse tipo de ativo e para afirmar que o bitcoin é seguro, é necessário avaliar seu perfil de investidor e estudar sobre o assunto, a fim de minimizar os riscos de perdas.
Isso porque atualmente um bitcoin vale, em média, 97 mil reais, estando em baixa no mercado. Quando a moeda sofrer uma valorização, a tendência é que seu valor possa até mesmo duplicar, sendo uma ótima forma de investir parte do seu dinheiro, lembrando-se de sempre diversificar sua carteira de investimentos.
Agora que você viu que o bitcoin é seguro e que os riscos são mínimos, não deixe de estudar mais sobre o assunto para investir no ativo com ainda mais segurança, especialmente no que diz respeito à sua valorização e desvalorização.
Curso de Bitcoin Grátis
O Curso Grátis de Bitcoin é um curso totalmente gratuito para qualificação de investidores que buscam investimentos lucrativos e o conhecimento necessário para ingressar nesse mercado diminuindo as chances de perdas. Com o curso você vai descobrir como milhares de brasileiros movimentam mais de R$25 milhões de reais todos os dias, apenas comprando e vendendo criptomoedas como o BITCOIN – BTC. Em 2017, por exemplo, o Bitcoin valorizou 1000%, em apenas 12 meses.
Aprenda neste curso de Bitcoin, todos os conceitos fundamentais para quem deseja comprar e vender a criptomoeda mais famosa da atualidade. Com uma linguagem simples e objetiva – para os leigos em criptomoedas – o curso de bitcoin da Prime Cursos irá abordar:
- A origem do Bitcoin e por que ele ficou tão popular nos últimos anos
- Como comprar e vender Bitcoins
- Como garantir a segurança das suas criptomoedas
- E muito mais.
Stories
Posts Recentes
- O que podemos fazer para melhorar a inclusão na escola?
- 16 Maneiras para planejar uma aula inclusiva
- 10 atividades de educação inclusiva
- Sinais para identificar aluno com dificuldade na escola
- Oração de São Miguel Arcanjo por 21 Dias: Proteção e Transformação
- Conheça 5 moedas de R$ 1 real que tem um alto valor
- Saiba por que a moeda 1 real rara beija-flor pode valer uma fortuna
- Saiba a Diferença entre Educação Inclusiva e Especial
- Planejamento de Aulas para Educação Inclusiva: Guia Prático
- Melhores Ferramentas e Aplicativos para Educação Inclusiva
- Educação Inclusiva: Como os Pais Podem Apoiar seus Filhos
- Direção Defensiva: Estratégias para Condução Segura