imagem de uma mão com ícones de vendas

Dicas para otimizar o tempo de vendas e aumentar a produtividade!

O time de vendas desempenha um papel super importante dentro de uma empresa, já que além de auxiliar no aumento do faturamento da companhia, ainda precisa atender às necessidades do cliente e criar um bom relacionamento com o público. Para que isso seja possível, é importante que o time saiba otimizar o tempo de vendas para aumentar a produtividade.

Quanto mais produtivo for o time de vendas, maiores as chances de sucesso da empresa e maior será a taxa de conversão. Isso porque, quando uma venda é otimizada, a equipe consegue ter mais tempo para atender outros clientes e para se capacitar com cursos e treinamentos.

Imagine que você leve, em média, 1 hora para fechar uma venda em sua loja física. Em média você consegue atender 7 pessoas por dia em uma jornada de trabalho de 8 horas. Se você conseguir otimizar esse processo e fechar negócios em aproximadamente 40 minutos, você poderá atender até 10 pessoas em um único dia.

Confira a seguir algumas dicas que separamos para otimizar o tempo de vendas e aumentar a produtividade do time da empresa!

Crie um plano de vendas eficiente

O plano de vendas nada mais é do que um script que organiza as metas, ações e estratégias que serão usadas durante o seu atendimento. Com um plano de vendas de qualidade, fica mais fácil saber quais serão as possíveis objeções dos clientes e quais as respostas que você deve dar para quebrar cada uma delas.

Lembre-se, porém, que apesar do foco do time de vendas ser de fato vender, é importante que você mantenha um bom relacionamento com seu cliente e tenha como base a transparência e sinceridade. Do contrário, poderá acabar frustrando os consumidores e manchando a reputação da empresa.

Leia também: 10 Dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

Priorize as atividades de venda que geram mais resultado

Os vendedores devem saber quais são as ações que geram mais resultados durante as vendas e priorizar esse tipo de atividade ao invés de colocar energia em estratégias que convertem taxas menores de clientes.

Por exemplo, se você sabe que fazer posts no Instagram converte mais do que entrar em contato com seu cliente por telefone, por que não focar em posts mais elaborados e assertivos? 

Vale lembrar que isso não se aplica a estratégias de follow-up, mas sim de atração e conversão de vendas de novos clientes.

Faça uso de ferramentas de automação de vendas

Algumas ferramentas de automação são excelentes para quem quer otimizar o tempo de vendas e aumentar a produtividade. Normalmente, essas ferramentas são usadas em ambientes digitais, já que são formas de se comunicar com seu cliente sem que haja uma pessoa trabalhando nesse setor. Ou seja, todo o processo é feito de forma programada.

Um exemplo disso são os atendimentos via Whatsapp com mensagens programadas ou os disparos de e-mail quando uma pessoa se inscreve no seu site ou solicita algum produto gratuito como e-books, por exemplo.

Use um CRM para gerenciar contatos e informações sobre clientes

O CRM é um sistema onde você armazenará todas as informações sobre seus clientes, incluindo nome, endereço, idade, data da última compra, o que comprou, e-mail etc. Essas informações coletadas devem ser relevantes para seu negócio, e auxiliar no processo de novas vendas ou de reativação dos clientes.

Leia também: Como lidar com clientes inativos e reativá-los

Além de otimizar os processos, o CRM ainda é considerado mais seguro por manter os dados em servidores externos, o que ajuda na privacidade de informações dos seus clientes.

Estabeleça uma rotina diária para atividades de vendas

Manter uma rotina de atividades de vendas também é essencial para manter a constância e aumentar a produtividade. Dependendo do setor que você atua pode ser interessante manter uma rotina diária específica. Por exemplo, se você trabalha com vendas de produtos artesanais, sua rotina pode começar em mostrar os produtos sendo feitos e colocados na vitrine logo pela manhã em suas redes, atender seus clientes e fazer orçamentos.

vendedora tirando foto dos produtos para otimizar o tempo de vendas
tenha uma rotina diária de afazeres que lhe ajudem a ser mais produtiva

Já se você atua com vendas de veículos, pode iniciar o dia mostrando as novidades do mercado e até mesmo matérias automobilísticas, responder e-mails e mensagens, atender os clientes da loja física e realizar os follow-ups e reuniões agendadas.

Sua rotina vai depender do seu público e da forma como você atua.

Use o networking para expandir a rede de contatos

O networking nada mais é do que sua rede de comunicação e contato no meio de atuação da sua empresa. Ou seja, se você vende roupas, deve manter uma rede de contato com outras vendedoras, lojas que produzem roupas etc. Essa comunicação e relacionamento devem ser sinceros, e não apenas por interesse, já que é fácil perceber quando uma pessoa se aproxima com outras intenções.

Seu networking é uma ótima forma de atrair mais clientes e vender mais, já que você pode ser apresentado para potenciais consumidores quando é visto em eventos, quando outra pessoa do meio te marca em uma publicação etc.

Aprenda a delegar tarefas secundárias para ter mais tempo para as vendas

Um dos erros mais comuns dos vendedores é acreditar que eles devem fazer tudo sozinhos, o que resulta em uma sobrecarga desnecessária que acaba interferindo na qualidade das vendas e do atendimento. 

conversa entre vendedores
não tenha medo de delegar tarefas mais simples

Algumas tarefas secundárias como responder clientes nas redes sociais, responder e-mail e realizar orçamentos podem ser delegadas para terceiros, e não necessariamente devem ser feitas por você.

Coloque sua energia em atividades indispensáveis como o atendimento presencial, por telefone ou chamadas de vídeos, reuniões etc.

Identifique os momentos do dia em que está mais produtivo para realizar as tarefas mais importantes

Enquanto algumas pessoas trabalham melhor pela manhã, outras são mais produtivas no período da tarde. Identifique em qual horário seu rendimento é maior para as atividades que demandam mais atenção e energia, e deixe o outro horário para tarefas mais simples.

Nesse caso, não existe um melhor horário para cada atividade. Para conseguir otimizar o tempo de vendas e aumentar a produtividade, você precisa focar nos horários que funcionam para você. Do contrário, pode acabar se frustrando e não conseguindo realizar as tarefas de forma completa, o que impactará no seu rendimento total do dia.

Mantenha-se organizado e atualizado sobre as metas e os resultados de vendas

Ter com clareza todas as metas e objetivos da empresa vai lhe auxiliar a se manter organizado e saber o que precisa fazer. Assim, você consegue aumentar sua produtividade elaborando um plano de ação mais detalhado.

vendedora sentada no chão com os produtos embalados otimizando o tempo de vendas
tenha clareza a respeito das metas e objetivos da empresa

Não se esqueça de se organizar a respeito dos resultados obtidos para fazer uma análise das vendas para encontrar possíveis gargalos e poder identificar medidas para melhorar as vendas e sua produtividade.

Faça um acompanhamento constante do pipeline de vendas

Um pipeline nada mais é do que uma espécie de mapa onde ficam especificados todos os processos de venda de uma empresa. Por exemplo, uma empresa de carros pode ter um pipeline montado da seguinte forma:

primeiro contato>proposta>reunião de vendas>negociação

Conforme seus clientes realizam as ações, devem seguir para a próxima etapa até fecharem a venda com você.

Para ter mais sucesso nas vendas e otimizar esse processo, tenha um pipeline definido e faça o acompanhamento constante desse mapa com cada cliente que você atende. Assim, fica mais fácil ajudá-lo a fazer todo o caminho necessário para fechar a compra.

Agora que você viu nossas dicas para otimizar o tempo de vendas e aumentar a produtividade, use-as em seu dia a dia para conseguir vender mais e de uma forma muito mais inteligente. Além disso, não deixe de se especializar no assunto para desenvolver técnicas de vendas que possam lhe auxiliar a se destacar ainda mais nesse mercado!

Curso de Técnicas de Vendas Online Grátis

Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



Stories

Posts Recentes

  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…
  • CNU – Concurso Público Nacional Unificado
    No dia 19 de janeiro, o Governo Federal abriu as inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado, o CNU. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), ficou conhecida popularmente como o “Enem dos concursos”, e tem gerado grande expectativa para trabalhadores de todo o Brasil que buscam uma oportunidade…
  • Qual a importância das horas complementares?
    Durante a graduação, sabemos que há muito mais coisas acontecendo além das aulas e dos prazos de trabalho a serem cumpridos. E é aí que entram as famosas horas complementares, aquelas atividades que muita gente faz só porque precisa, para corresponder aos requisitos da carga horária. Mas será que você tem dado o devido valor…
  • TOP 10 Cursos mais usados como horas complementares
    Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, a busca por cursos que agreguem valor ao currículo tornou-se essencial. As horas complementares devem ser contabilizadas durante o período de graduação, como requisito para obter o diploma.  Assim, até se formar, o aluno acumula algumas experiências enriquecedoras que podem fazer toda a diferença para que ele…
  • Como conseguir 100 horas complementares rápido?
    Uma das muitas preocupações de quem faz faculdade é em relação à obtenção das horas complementares rápido, que correspondem a uma carga horária específica estabelecida por cada instituição de ensino.  Também chamadas de atividades complementares e ACCs (Atividade Complementar de Curso), elas têm o objetivo de fazer com que o estudante enriqueça seu currículo e…
  • Quais atividades contam como horas complementares?
    As atividades complementares são parte fundamental dos currículos acadêmicos, e desempenham um papel importante na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Tratam-se de horas adicionais de atividades extracurriculares, que proporcionam aos estudantes oportunidades de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa carga horária precisa ser cumprida antes do final…
  • Quantos meses é necessário para receber o seguro-desemprego?
    Quando alguém é demitido do seu emprego sem justa causa (ou seja, sem cometer alguma falta grave), essa pessoa pode adquirir acesso ao seguro-desemprego. Esse é um dos principais e mais vantajosos direitos trabalhistas previstos em lei, cuja finalidade é proporcionar apoio financeiro ao colaborador que se encontra desempregado.  Com a reforma trabalhista ocorrida no…
  • O que posso colocar em atividades complementares no currículo?
    Em qualquer currículo, é interessante reservar um espaço para acrescentar informações adicionais ou atividades complementares, que servem para agregar grande valor ao seu repertório profissional.  As atividades extracurriculares (também chamadas de Atividades Complementares de Curso – ACC) são um bom exemplo do tipo de informação que não deve faltar no seu currículo. Elas são como…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.