Truques para melhorar a memória

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam se esquecendo de suas tarefas, de compromissos, nomes de pessoas, números e até de datas importantes. Pode parecer uma simples característica, mas só quem passa sabe o quanto é chato viver “esquecido”, certo? Por isso, hoje trouxemos algumas diques e truques para melhorar a memória. Vamos lá?

Preste atenção nos detalhes

Preste atenção em tudo o que você tem o costume de fazer automaticamente, como por exemplo: dirigir, abrir ou fechar a porta, atender ao telefone. Alguns atos se tornam automáticos em nosso cérebro, e para que nossa memória fique sempre ativa, o ideal é prestar atenção todos os dias em nossos atos, por mais básicos e automáticos que sejam.

Utilize todos os seus sentidos

Sempre que possível, utilize os cinco sentidos na hora de observar ou fazer algo do dia a dia. Exemplo: quando for passear, observe a paisagem do local, ouça os sons, tente identificar as cores e tocar em uma árvore ou em folhas.

Não desista do que “esqueceu”

Sempre que tiver que lembrar de algo, como um nome de um filme ou número de telefone, não desista de primeira. Em vez de desistir e já ir pegar a agenda ou o celular com as informações, tente recordar antes de desistir, para aumentar sua memória. Faça isso sempre que precisar lembrar de qualquer coisa.

memoria

Para lembrar o nome de alguém

Acabou de conhecer o nome da pessoa e está com medo de esquecer? Durante a conversa, fale o nome da pessoa algumas vezes. Com isso será mais fácil lembrar do nome no futuro.

Ler e escrever sempre

Ler é essencial, para todos sempre. Ter o hábito da leitura e da escrita com frequência irá ajudar sua mente a absorver coisas novas. Com isso sua memória estará sempre se ampliando.

Evite pensar no passado e no futuro o tempo todo

Muitas vezes não temos como evitar, mas sempre que possível evite ficar pensando em coisas e lembranças tristes ou ficar ansioso por algo que está por vir. Essas emoções tiram sua concentração, e com isso seu cérebro não se foca no presente. Para evitar que os pensamentos apareçam, respire tranquilamente e lembre-se das coisas atuais.

Não faça as coisas pela metade

Tenha sempre o hábito de começar e finalizar algo, ou seja, sempre fazer suas atividades por inteiro. Parece algo simples, mas podemos até prejudicar nosso cérebro quando não finalizamos o que começamos, com o sentimento de frustração.

Alimentos corretos

Você sabia que a alimentação saudável também pode influenciar e melhorar sua memória? Estas são apenas algumas dicas, mas lembre-se de que é fundamental procurar um nutricionista para lhe orientar de forma correta sobre a alimentação ideal para você ok?

Procure fazer algo novo

Sempre que puder faça coisas novas, pois isto pode ajudar o cérebro a assimilar novas informações e ativar a memória.

Relaxe

Por fim, não se esqueça de relaxar, com pausas em atividades que exigem muita concentração ou também com uma boa noite de sono. Descansar o corpo irá fazer com que seu cérebro também relaxe, e assim você poderá voltar a fazer tudo com mais disposição, sem forçar a memória.

Estudar sempre

Outro conselho que sempre recomendamos a todos os leitores é: ESTUDAR SEMPRE! Estudar irá fazer com que você aprenda novas coisas e coloque seu cérebro para funcionar. Jamais devemos deixar de obter conhecimento. E você sabia que pode estudar online? Com a Prime Cursos sim! Basta fazer o seu cadastro em nosso site e escolher os cursos que deseja fazer. É gratuito e online!

Veja abaixo um vídeo interessante com mais dicas para melhorar a memória:

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

64 Comentários

  1. Sim gostei muito das dicas e vou por em pratica muito obrigado!!

  2. MARIA MANUEL OSÓRIO disse:

    GOSTEI BASTANTE DO VOSSO ARTIGO SOBRE MEMÓRIA

  3. Marli Ferreira Reverte disse:

    muito bom , sempre leio as matérias e gosto muito de fazer cursos da prime são proveitosos e importantes para o curriculum. Obrigada

    1. Gracamalheiro disse:

      Excelente. Sempre bom ter onde encontrar booas informações. Obrigada.

  4. gostei, muito bom, espero que me ajude. sobre o que?

  5. Muito bom. Obrigada e sucesso cada dia mais!

  6. Joscileia sobreira disse:

    Otimas dicas! Stava precisando muito.

  7. jose correia dantas disse:

    Nao podia ser melhor. As palavras do dr. Lair Ribei-
    sao sempre novas e importantes p’ra entendermos
    que todos temos muitas condicoes de sairmos des-
    te maramos em que nos encontramos.Parabedens,
    dr.Lair…

    1. Reinaldo Pena disse:

      Que ótimo fazer parte do Prime Curso. Conteúdos profissionais altamente evolutivos, que sem dúvida mostram o caminho do Sucesso.

  8. Parabéns Prime Cursos pelo conteúdo de qualidade e de grande auxilio contra o esquecimento!!!

  9. Giselio Jacinto de Alencar disse:

    Muito legal isso.
    O tempo que se gasta falando coisas que não tem nada a ver, poderia ser feito como a Prime cursos faz.
    Ensinar algo a alguém.

  10. Nazalda Leandrini dos Santos disse:

    Parabéns aos organizadores dos cursos, e pela oportunidade de evolução das pessoas interessadas em aprender sempre.

  11. com certeza. mas para mim para poder memorizar fasso muitos se for da escola exercito muitas vezes na mesma materia ate eu saber de verdade. e em casa como distracao leio leio livros de quase todos os gostos desde cientificos ate de banda desenhada, jornais quase tudo que fica na minha frete para ler eu leio em temos vagos prefiro mais a BIBLIA SAGRADA.

  12. com certeza! gostei das palavras, pois elas só nos faz sentirmos firmes nas nosss atitudes, e nos nossos objetivos. fico grato pelas palavras, e que Deus cada vez mais lhes dê discernimento pra passar para os outros a força, a goragem e acima de tudo a alto-estima.

  13. Adorei as dicas estava precisando me ajudou muito.

  14. Exelentes dicas. Algumas vezes acabo perdendo o foco por está pensando em coisas passadas e coisas do futuro. Obrigado.

  15. Sonia Maria de Souza Ferreira disse:

    Este artigo é muito importante. Amei, vou me organizar para colocar em prática estas dicas. Muito obrigado

  16. Parabens pelas dicas contra o esquecimento.

  17. Yasmin Kalumia disse:

    Muito bom. Sou muito ocupada mas sempre que posso leio os vossos artigos. Obrigada

  18. Nilzete Alves de Souza disse:

    Muito bom.Amei as dicas vou colocar em pratica no meu dia-a-dia.Valeu!!!

  19. AGEUSON PREESLEY FERREIRA DA SILVA disse:

    Excelente matéria. É interessante e esperançoso, saber que ao assumir alguns hábitos, como os da leitura, alimentação, repouso entre outros… podemos melhorar nosso desempenho da atividade de recordar os fatos.

    1. Eliana Ferreira Lima disse:

      Amei as dicas, e através delas , eu vou conseguir fazer os meus cursos com mais facilidade. Obrigada!

  20. Poliana Santos disse:

    Estou precisando de dicas, ando meio esquecida, mesmo estudando muito eu acabo me esquecendo na hora de fazer a prova.

  21. Clarinda Nogueira Laranjeira disse:

    Muito bom, vou fazer o possível para colocar em praticas. Obrigado!

  22. CLEIDINALVA BARROS disse:

    Gostei muito das dicas,pois me ajudou bastante!

  23. Maria Auxiliadora Pereira Rosa disse:

    Gostei das dicas, creio que são importantes. vou tentar colocar em prática.

  24. ola gostaria de saber se esse cursos são aprovados pelo mec

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Érica, tudo bem?

      Os nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação, e o MEC apenas autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

      Qualquer dúvida deixe seu comentário! 🙂

      Prime Cursos

  25. Christhiane da costa kapikahok disse:

    Amei as dicas e sem dúvida vou por em prática…
    Muito obrigado!!!

  26. Parabéns muito bom, gostei da palestra.

  27. Mariza de Souza Silva disse:

    Gostaria de estudar português com a primecursos.
    Porque falo e escrevo muito errado.
    Desde já agradeço.
    Mariza S S.

  28. Paulo Sérgio disse:

    gostei da dica. Tem fundamento. Obrigado vou ´praticar.

  29. Bacari DJASSI disse:

    Adorei o post! Obrigada! E parabéns!

  30. Sempre que eu leio as publicações da prime,o meu conhecimento aumenta bastante.muita força ai no vosso e, e nosso trabalho.

  31. Juliana Alexandre disse:

    obrigada, vou seguir essas dicas.

  32. Maria francisca amorim oliveira disse:

    O prime cursos é de grande utilidade pública!!!
    Parabéns aos organizadores dos cursos!!!

  33. Carlos Resende Santos disse:

    Não muito simples e sem muita praticidade. e muito senso comum. Sem muita fundamentação.

  34. Patrícia Dias disse:

    Amo as publicações,com conteúdos simples porém dinâmicos,de fácil interpretação e atuais. Me ajudam bastante no dia a dia,dá dicas valiosas e já deixo salvo para sempre recordar!!!
    Grata e continuem com o SUCESSO!!!!

  35. rosalina maria da silva santana disse:

    super valiosas essas dicas .Amei o vídeo

  36. Marli Ap Santos Brito disse:

    Amei a matéria vou procurar usar esta tática pra estudar…. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.