Como é a evolução de carreira de um assistente administrativo?

auxiliar administrativo

A área administrativa das empresas tende a ser a mais concorrida quando o assunto é emprego, principalmente por não exigir um curso superior nos seus estágios iniciais. O que ninguém sabe, porém, é que muitas pessoas que hoje em dia ocupam altos cargos dentro de uma organização começaram como auxiliar. Mas você conhece a evolução da carreira de um assistente administrativo?

Embora não se dê a importância devida a esse tipo de função dentro das companhias, é a área administrativa que cuida para que a empresa funcione da maneira correta, além de ficar responsável por trâmites financeiros e de gestão, garantindo uma harmonia em todos os setores.

veja a seguir mais sobre a carreira de assistente administrativo
veja a seguir mais sobre a carreira de assistente administrativo

Veja a seguir como um assistente administrativo pode crescer dentro de uma empresa!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como é a evolução de carreira de um assistente administrativo?

Aprendiz

O primeiro cargo de um iniciante na área administrativa é o jovem aprendiz, que é responsável por funções que apoiam toda a área e devem ter um conhecimento base de como os setores funcionam. Com isso, desenvolve-se um conhecimento que pode servir como auxílio na hora de se desenvolver e encontrar uma área de atuação na sua formação profissional.

De modo geral, essa é a base para quase todas as profissões do mercado.

Estagiário

Depois de atuar como aprendiz, o profissional entra em uma empresa ou sobe de cargo como estagiário, que geralmente está ligado a sua formação acadêmica ou técnica. É a partir do cargo de estagiário que o profissional desenvolve novos conhecimentos e habilidades e consegue desenvolver o conteúdo aprendido no curso que estudou.

É por meio do estágio que ele ainda identifica qual a melhor área que deseja seguir dentro da administração do negócio.

Auxiliar

O próximo passo para a carreira de assistente administrativo é se tornar um auxiliar, profissional responsável por fornecer suporte para toda a área da empresa, além de também se responsabilizar por atividades ligadas ao analista e assistente responsáveis pela administração do negócio.

Assistente

Depois de subir de cargo, o auxiliar vira assistente, que nada mais é do que um profissional que atua auxiliando a administração da empresa em tarefas mais complexas.

além de se responsabilizar pelos documentos da empresa, o assistente ainda possui tarefas mais complexas que envolvem outras áreas da empresa
além de se responsabilizar pelos documentos da empresa, o assistente ainda possui tarefas mais complexas que envolvem outras áreas da empresa

Enquanto um auxiliar fica à frente de telefonemas, e-mail e atendimento ao cliente e fornecedores, o assistente dá suporte em tarefas realizadas por profissionais acima da sua hierarquia, como se responsabilizar por relatórios de receitas e estoque da organização.

Analista

Um cargo acima do assistente está o analista, que atua com foco em uma determinada tarefa ou grupos de tarefas específicos. É ele quem cuida da parte administrativa pensando nas atividades que estão sendo desempenhadas, a fim de garantir que as estratégias estão sendo eficientes para o objetivo da empresa.

Supervisor

O supervisor é aquele responsável por monitorar as tarefas e garantir que as metas de todas as áreas da empresa sejam alcançadas. Nessa hierarquia, o supervisor não cuida mais apenas da área administrativa e dos profissionais abaixo dele nesse setor, mas também começa a dar atenção a todos os processos dentro da empresa.

Coordenador

Acima do supervisor está o coordenador, que conta com uma área ou grupo de tarefas que ficam sob sua responsabilidade. Ele também fica responsável por receber ordens do gerente administrativo e decidir quais os funcionários que ficarão responsáveis por determinada tarefa, a fim de auxiliar a empresa a alcançar suas metas e objetivos, visando sempre a eficácia da operacionalização do setor.

Gerente

O gerente é o elo de ligação entre as estratégias e as operações realizadas dentro da empresa, e é responsável por receber informações da diretoria e repassar para quem está abaixo dele, a fim de organizar as tarefas e colocá-las em prática da melhor forma possível em cada setor da empresa.

O gerente também é responsável por monitorar as áreas da empresa e se as estratégias usadas estão de acordo com aquilo que foi solicitado pelo presidente da organização.

Presidência/Diretoria

O maior cargo dentro da área administrativa, o Diretor ou Presidente dentro de uma empresa é quem define as estratégias que devem ser usadas para alcançar metas e se responsabiliza por todas as áreas da organização.

A decisão da diretoria possui o nível de influência máximo dentro da empresa, e impacta diretamente no rumo e alcance dos objetivos que são traçados como metas.

Como crescer na carreira de assistente administrativo?

Especialização

Para crescer dentro da área administrativa é necessário se especializar. Embora não seja necessário curso superior para ser efetivado como assistente administrativo, as empresas dão uma importância elevada para quem possui certificado em cursos técnicos na área. Afinal, isso prova que o profissional está apto e possui conhecimento básico no assunto.

Nesses cursos o profissional também aprenderá mais sobre:

  • liderança;
  • métodos de organização;
  • softwares de administração;
  • como montar planilhas;
  • cálculos.

Tenha uma rede de relacionamento

Para crescer dentro da área administrativa é necessário que você tenha uma rede de relacionamento vasta, também chamada de network. Para isso você deve interagir. Isto é, ir a eventos, palestras, congressos, participar de concursos e estar presente em todos os lugares que estão relacionados com essa área. 

ter uma rede de contatos profissionais te ajuda a alcançar cargos maiores e ter mais sucesso na carreira
ter uma rede de contatos profissionais te ajuda a alcançar cargos maiores e ter mais sucesso na carreira

Com isso você não somente aumenta seu aprendizado, mas também garante que sua rede de contatos esteja sempre em crescimento.

Fazer amigos e parceiros dentro do ramo também aumenta sua experiência no assunto, além de aumentar as chances de se fazer notado dentro do meio administrativo. Como resultado, seus colegas e amigos da mesma área podem até mesmo lhe auxiliar a crescer dentro de organizações quando surgirem oportunidades que se enquadrem em seu perfil.

Tenha objetivos claros e definidos

A melhor maneira de evoluir na carreira de um assistente administrativo é saber onde você quer chegar e ter um plano para alcançar seu objetivo.

Para isso, estabeleça metas a curto, médio e longo prazo, e lembre-se de comemorar cada conquista para que você se sinta motivado a enfrentar a próxima etapa. Além disso, encare sempre desafios como experiências, que poderão e irão lhe ajudar a subir cada degrau do sucesso da sua carreira.

Depois de aprender mais sobre a evolução de carreira de um assistente administrativo e como você pode crescer dentro desse meio, não deixe de usar nossas dicas e estudar mais sobre o ramo da administração. Para isso, busque cursos que possam lhe auxiliar a desenvolver técnicas e habilidades importantes para o cargo, além de aprender a desenvolver um espírito de liderança, bastante importante para quem deseja chegar no topo de qualquer carreira.

Curso de Assistente Administrativo Online Grátis

O curso de assistente administrativo é prático, desenvolvido para pessoas que não dispõem de muito tempo e necessitam aprender uma nova profissão. Com esse curso grátis você vai aprender desde técnicas de redação, marketing pessoal, comunicação empresarial, a importância do bom atendimento nas organizações, como atender um telefone no ambiente de trabalho e muito mais.

Aproveite e faça sua inscrição agora no Curso de Assistente Administrativo Online que é 100% Grátis!

https://youtu.be/cyRBugTze1c
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui