auxiliar administrativo

Quais são as áreas que um auxiliar administrativo pode atuar?

Por ser um cargo que não requer formação superior, a profissão de auxiliar administrativo é um dos principais meios de entrar em uma grande instituição, além de ser muito comum gestores e gerentes de grandes empresas iniciarem suas carreiras nesse cargo. O que muitos não sabem, porém, são as áreas que um auxiliar administrativo pode atuar?

Apesar de pouco discutido, o cargo de auxiliar administrativo envolve vários setores de uma empresa, especialmente a área de finanças, logística, recursos humanos, e a parte funcional na ação de tarefas e gestão de transmissão de documentos. 

Para que você entenda mais sobre esse cargo e quais são as áreas que um auxiliar administrativo pode atuar, preparamos um post explicativo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Veja a seguir!

Qual o grau de escolaridade exigido para o cargo de auxiliar administrativo?

Geralmente o nível de graduação exigido pelo mercado para essa profissão é médio, isto é, basta ser formado no ensino médio para poder atuar no cargo. No entanto, muitas empresas procuram profissionais que tenham diploma em cursos técnicos da área, já que com ele economiza-se em treinamento de profissionais que chegam na empresa sem conhecimento prévio.

Uma pesquisa feita pelo Catho mostrou que 57% das vagas de assistente administrativo são ocupadas por profissionais que possuem um curso superior, porém, apenas 22% são graduados em administração.

embora não seja necessário formação acadêmica, ter curso técnico em administração é um grande diferencial no currículo
embora não seja necessário formação acadêmica, ter curso técnico em administração é um grande diferencial no currículo

Isso quer dizer que embora uma graduação na área seja importante, para ingressar no ramo de administração apenas um curso técnico pode ser o suficiente para oferecer o conhecimento necessário para começar em cargos mais baixos.

Além disso, existem outras habilidades que um auxiliar adminstrativo deve ter para ocupar o cargo:

  • conhecimento básico em informática;
  • conhecimento básico da língua portuguesa, especialmente a parte gramatical;
  • saber se comunicar em inglês;
  • conhecimentos básicos em matemática.

Quais são as funções de um auxiliar administrativo?

Basicamente, o auxiliar administrativo contribui para o funcionamento de uma empresa atuando no auxílio da gestão de seus processos e suas tarefas variam de acordo com a necessidade da empresa. Vale lembrar, porém, que é possível identificar algumas atividades comuns da profissão, como:

  • realização de formulários;
  • organizar e arquivar a documentação da empresa;
  • registrar as receitas da empresa, e contas a pagar e a receber;
  • emitir notas fiscais;
  • redigir ofícios e memorandos;
  • registrar estoque em sistema;
  • elaborar relatórios de finanças;
  • atualizar dados e cadastrar novas informações;
  • auxílio ao departamento de RH;
  • responder emails.

Qual o perfil ideal de um auxiliar administrativo?

Manter-se focado

Por se tratar de um cargo com grandes responsabilidades dentro de uma empresa e que envolve diversas tarefas diferentes, um auxiliar administrativo deve estar sempre focado, a fim de aumentar sua produtividade.

O primeiro passo para isso é ser pontual e evitar distrações como celulares e redes sociais durante o expediente.

Você também pode estabelecer pequenas metas diárias e semanais para trabalhar o seu foco pessoal, de acordo com suas funções na empresa.

Ter organização

Em um cargo onde se lida com trâmites fiscais de uma empresa, é essencial que você seja organizado e consiga manter todos os documentos armazenados da forma correta. Afinal, perder documentos ou se confundir com os papéis pode acabar gerando prejuízos para diversas áreas da empresa.

Ser proativo

Para ser um auxiliar administrativo com potencial de crescimento é preciso ser proativo e estar sempre disposto a realizar qualquer tipo de tarefa, além de procurar resolver possíveis problemas que possam surgir no setor administrativo e nunca precisar ser lembrado das atribuições destinadas a você.  

é muito comum que um auxiliar administrativo tenha que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo
é muito comum que um auxiliar administrativo tenha que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo

Estar disposto a aprender coisas novas também é importante, já que com tantas tarefas pendentes dentro das empresas, muitas vezes é o auxiliar administrativo que precisa lidar com possíveis atrasos nos mais diversos setores.

Ser comunicativo

É o profissional assistente administrativo que lida com clientes e fornecedores, além de apoiar processos de diferentes áreas da empresa. Sabendo disso, é necessário que você saiba se comunicar de forma clara e objetiva, e seja atuante na integração entre os setores, fazendo com eles estejam devidamente alinhados.

Quais os tipos de auxiliar administrativo?

Auxiliar administrativo bilíngue

Esse profissional atua como um intermediário entre a corporação e investidores, compradores e parceiros estrangeiros, elaborando pautas para reuniões, fechando contratos e negociando termos para o fechamento do negócio. Em alguns casos pode até mesmo atuar como intérprete. 

Auxiliar administrativo de finanças

Nesse cargo o auxiliar terá a responsabilidade de lançar notas fiscais, fazer o controle de receitas e de contas a pagar e a receber, realizar relatório financeiro, e orientar gestores e gerentes sob as responsabilidades fiscais da empresa. 

Auxiliar administrativo pessoal

O auxiliar administrativo pessoal tem suas atribuições diretamente ligadas ao setor de RH de uma organização, sendo assim, ele é o profissional responsável por emitir folhas de pagamento, controlar o cartão de ponto dos funcionários, gerenciar as férias dos colaboradores e efetuar pagamentos. 

5 áreas que um auxiliar administrativo pode atuar

1- Empresa

O assistente administrativo empresarial é o responsável por coordenar e auxiliar todo o processo operacional de uma organização, atuando na integração entre os diversos setores de uma empresa, ou seja, ele atua nos mais variados departamentos de uma instituição.

Em casos que o profissional tenha uma qualificação específica, sua área de atuação fica restrita apenas a esse setor, como por exemplo, se ele tiver qualificações na área de administração ela atuará apenas com planilhas, redigindo, arquivando e organizando a documentação da empresa.

Já se tiver conhecimento em finanças poderá atuar na receita e relatórios financeiros dentro da empresa.

2- Prefeitura

Nesse caso, o auxiliar é contratado mediante concurso público, que indicará se ele é capacitado para assumir o cargo. Caso seja aprovado, ele atuará auxiliando o gestor público, integrando os setores da prefeitura quase como se fosse uma grande empresa. 

3- Área da saúde 

O auxiliar administrativo da área da saúde também é selecionado por meio de um concurso público, e ele não terá suas tarefas ligadas apenas a atividades administrativas, mas também terá a responsabilidade de supervisionar o serviço de saúde do local.

4- Escola

Nessa área de atuação, o auxiliar terá que lidar com suas atribuições administrativas e também cuidar de processos administrativos ligados à educação, como atualizar registros de alunos e também prestar atendimento aos pais. 

5- Vendas

Essa é uma das áreas de administração que mais demanda habilidade de comunicação, pois está inserida diretamente no trato com clientes e fornecedores. O profissional ainda fica responsável pela política de preço da empresa, e atua auxiliando os gestores deste departamento.

Agora que você já sabe quais são as áreas que um auxiliar administrativo pode atuar dentro e fora de uma empresa, não deixe de dar uma olhada mais a fundo nesse ramo. Além disso, faça uma pesquisa de cursos técnicos que você pode fazer para enriquecer seu currículo e lhe ajudar a desenvolver habilidades necessárias para atuar no cargo. 

Curso de Assistente Administrativo Online Grátis

O curso de assistente administrativo é prático, desenvolvido para pessoas que não dispõem de muito tempo e necessitam aprender uma nova profissão. Com esse curso grátis você vai aprender desde técnicas de redação, marketing pessoal, comunicação empresarial, a importância do bom atendimento nas organizações, como atender um telefone no ambiente de trabalho e muito mais.

Aproveite e faça sua inscrição agora no Curso de Assistente Administrativo Online que é 100% Grátis!


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.