Qual a importância da ONG para a ecologia?
As ONGs (Organizações Não-Governamentais) fazem parte do terceiro setor e elas estão mais presente em nossas vidas dos que você consegue imaginar. Estão ocupando uma posição em que o Estado deveria se fazer presente, mas não está. Elas estão sempre em busca de conquistar e ampliar nossos direitos, e um dos ramos mais discutidos é a Ecologia e o Desenvolvimento do Meio Ambiente.
A maioria delas atuam, de forma constante, no sentido de esclarecer a população a ter uma postura consciente perante o meio ambiente, trazendo a teoria para a prática social e fazendo a diferença para com a Natureza.
Num passado não muito distante, não poderíamos, se que, falar sobre conscientização ambiental no Brasil. Hoje, esse quadro é diferente. Muito se discute e percebemos uma sociedade mais preocupada com as danos causados ao ambiente, porém, ainda é a minoria e poucas ações públicas são tomadas a respeito. É nesse espaço que as ONGs ganham notoriedade.
Quando cortamos uma árvore, quando poluímos um rio, não é um ou dois cidadãos que perdem: somos todos. Os impactos são sentidos por toda uma população. E já existem pessoas que reclama sobre isso, que reclamam o seu direito social, que enxergam crime ambiental nessa poluição desmedida.
E qual o papel da ONG na preservação do meio ambiente?
Muito embora existam críticos a atuação das ONGs, sua importância social não pode ser negada, principalmente porque estamos falando da própria sedimentação democrática, porque além delas se formarem de forma espontânea e objetiva perante todos os seus integrantes, elas não estão subordina a nenhum órgão estatal, o que lhe dá uma total independência na hora de atuar.
Para dimensionar sua importância, basta citarmos o número de ONGs a nível nacional e mundial: são 1300 ONGs atuando em 108 países distintos. Dentre elas, encontra-se a mais conhecida, o Greenpeace que é uma Organização Não-Governamental que possui sede em diversos países e procura chamar a atenção das pessoas para causas muito sérias, como a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável dos países e, o que nos deixa contentes, é que nesse sentido já conseguiu muitos vitórias.
Aqui no Brasil, as ONGs atuam em conjunto com a comunidade, tendo todo o suporte jurídico (Constituição Federal de 88, art 225, nos Dispositivos da Lei 6.938/81 que estipula o Plano de Política Nacional do Meio Ambiente) para sua atuação plena. A incapacidade do Estado de suprir toda a demanda nacional cria lacunas que, não seriam sanadas sem a existência dessas e de muitos outras ONGs, principalmente no setor ambiental, que na fila de prioridades, fica abaixo de outros quesitos como saúde, educação e desenvolvimento social.
Stories
Posts Recentes
- Como Evitar Risco no Trânsito: Dicas Essenciais para Segurança
- Por que a Manutenção Preventiva é Crucial para Direção Defensiva?
- Segurança no Trânsito: A Importância da Direção Defensiva
- Erros Comuns com ‘Nessa’ ou ‘Nesta’ e Como Evitá-los
- A Partir ou Apartir: Entenda a Diferença e Use Certo
- Técnicas de Direção Defensiva: Dicas Essenciais para Iniciantes
- Qual o papel da educação inclusiva nas escolas?
- Vantagens de Contratar Síndico Profissional para Seu Condomínio
- Ética na Gestão: Guia para Síndico Profissional de Condomínios
- Como aplicar educação inclusiva de forma efetiva em escola?
- Quais são os 6 pilares da educação inclusiva?
- Qual a importância da educação inclusiva para o aprendizado em escolas?