5 dicas de produtividade para quem trabalha em casa

Muitas pessoas sonham em trabalhar em casa, porém é importante saber que isso nem sempre é uma tarefa fácil. Trabalhar em casa requer muita dedicação, foco e concentração. Recentemente, um professor universitário que trabalhava em casa, teve uma entrevista de TV “invadida” por seus dois filhos pequenos. O vídeo com a cena engraçada, acabou viralizando na internet, e teve mais de 23 milhões de visualizações só no canal oficial da BBC no YouTube. Muitas pessoas que trabalham em casa já passaram por isso, a diferença é que a cena não é transmitida ao vivo pela televisão.

O “problema” é que a maioria das empresas não fornece treinamento adequado para quem trabalha de casa, e com isso, uma infinidade de interrupções aparece, como ruídos e outros problemas. O caso que vimos do professor da BBC, é algo que acontece com muitas pessoas, pois as crianças são as que tem mais dificuldade para compreender, já que geralmente confundem presença com acessibilidade.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Mas claro, sabemos que não são apenas as crianças que podem atrapalhar o trabalho diário. Adultos também podem dificultar, principalmente com barulhos, pedidos e interrupções (muitas vezes desnecessárias) constantes. O ideal é que o profissional saiba separar o trabalho dos problemas e das tarefas de casa.

Sabendo da importância disso, separamos algumas dicas fundamentais para aumentar a eficácia do trabalho. Veja abaixo:

Coloque uma roupa profissional

Não pense que ficar o dia todo de pijama – por mais confortável que seja – irá passar uma imagem profissional para quem também está em casa. Você deve agir como se fosse trabalhar mesmo, e você não iria sair de pijama na rua, certo? Cada detalhe deve simular a sua “ida” até o trabalho, inclusive para mostrar para as demais pessoas da casa que você está sim, trabalhando, e está no seu modo profissional. Além disso, ao passar o dia com roupas “de casa”, confortáveis, até a sua disposição psicológica pode piorar. Essas roupas, podem fazer com que você fique mais vulnerável a distrações, sem que você perceba. Por isso, ao acordar, escolha uma roupa de trabalho!

Deixe o ambiente clean

O local onde você trabalha deve sempre estar muito organizado e limpo, como se fosse em um escritório convencional. Se possível opte por um ambiente separado, como um escritório em casa. Além disso, tenha uma cadeira confortável e adequada para trabalhar, para evitar dores no corpo ao final do dia. Não se esqueça que posturas erradas podem trazer problemas de saúde no futuro. Jamais pense em trabalhar no sofá ou na cama, pois além de não serem adequados para essa finalidade, podem fazer com que você relaxe e não trabalhe.

Obtenha um cronograma de trabalho

Você deve saber administrar seu tempo de trabalho, e isso é um dos principais segredos para ter um home office bem sucedido. Crie um cronograma com todas as suas tarefas diárias, semanais e mensais. O ideal, para produzir ainda mais, é dividir seu tempo de uma a duas horas de trabalho, e fazer pequenos intervalos de 10 minutos. Durante o tempo que está trabalho, você deve evitar olhar redes sociais, conversar com alguém que está na casa ou fazer qualquer outra coisa que não seja do trabalho. Para isso você terá a sua pausa, e assim, aliviar a tensão.

Deixe regras combinadas com o empregador

Algo essencial para o bom funcionamento do home office é a conversa entre o empregado e o seu responsável. As duas partes envolvidas devem definir os protocolos de trabalho. Algumas informações são de extrema importância, como o horário de trabalho, o tempo de intervalo do almoço, com quem você deve recorrer se tiver algum problema técnico com o software usado para o trabalho, etc. Essas respostas deverão ser respondidas e conhecidas pelas duas partes, para que não ocorra conflitos.

Veja abaixo um vídeo com dicas para quem trabalha em casa:

Para quem tiver interesse, recomendamos hoje o Curso de Fundamentos da Ergonomia e o Curso de Qualidade de Vida no Trabalho! Os cursos são online e gratuitos, e para começar, basta fazer o seu cadastro no site e assinar os cursos!

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

Deixe seu comentário!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

6 COMENTÁRIOS

  1. Sempre que leio ou assisto alguma coisa dentro do curso me surpreendo positivamente e acrediti que serei em breve um grande empreendedor com programas de consultoria e Marketing digital espero, com o apoio de voces
    Obrigado ate mais pedro

  2. olá equipe sempre que leio ou até assisto qualquer tipo de programa sobre algo que venha me ajudar sobre a minha positividade para o meu trabalho .
    principalmente em marketing digital fico a querer melhorar sempre .
    sempre vou querer a ajuda de vocês e sendo assim conto apoio sempre.

  3. Tenho observado que, com as leituras que faço dos Textos das Aulas e, sempre que assisto algum vídeo de alguma matéria e/ou Aula, percebo que serei um profissional exemplar e, com indicação extença de meus serviços pois, oque tenho aprendido aqui, tem sido de suma importância para o meu conhecimento, para ser colocado em prática, no mercado de trabalho.
    Obraços;
    Franklin

  4. tenho muito interesse em sempre ter maiores conhecimentos, variados, a prime está de parabens por existir e eu de fazer parte da sua vida. abraços cordialmente
    giovanna vita

  5. Olá, gostaria de saber a melhor forma de fazer o mareting digital, além das imagens dos produtos, o que mais teria que fazer e onde colocar esses Marketing e como enviar aos clientes ou futuros cliente?
    Obrigada

  6. Muy interesante más en este tiempo que muchas personas no tienen muchas oportunidades de trabajo es bueno poder emprender su propio negocio y muy positivo que sea de su propia casa y es verdad que igualmente tiene que ser realizado de forma profesional tanto en su forma de vestir como en el trato con el cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui