Por que procrastinamos?

A procrastinação é aquele hábito chato de deixar para depois o que poderíamos – e deveríamos – fazer agora. Infelizmente esse é um mal comum a todos nós, porém os motivos da procrastinação podem ser diferentes. Em entrevista à FastCompany, o coautor do livro Mind Gym: Achieve More By Thinking Differently (Academia Para a Mente: Consiga Mais Ao Pensar Diferente, em tradução livre), Sebastian Bailey listou os 5 pricipais motivos que procrastinamos:

1 – Complacência

De acordo com Bailey, as pessoas procrastinam pelo excesso de confiança, ou seja, sempre acham que não precisam fazer tal coisa naquele exato momento, então vão deixando o tempo passar. Um exemplo disso é o famoso check-up médico. Muitos acham que isso não tem tanta importância, até que uma doença aparece, e aí o tempo para curar é muito maior do que o tempo que se levaria para previní-la.

2 – Fuga do desconforto

As pessoas também procrastinam para fugir de situações desconfotáveis. É como ter que pedir demissão, ou terminar um namoro, por preocupação de que vá “doer” demais. Assim, preferem procrastinar do que sofrer.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

3 – Medo de falhar

O escritor disse que o medo da derrota leva as pessoa a situações cadastróficas. Por exemplo, um profissional que deseja pedir demissão e mudar sua vida profissional, acaba postergando isso por achar que algo pode dar errado, por se arrepender, ou por medo de não conseguir algo melhor.

4 – Barreiras emocionais

Cansaço, estresse, desânimo ou até animação demais, podem causar procrastinação. “Muitos de nós adiam a hora de ir para cama”, disse Bailey. “Mesmo que a gente queira dormir, estamos cansados demais, então ficamos acordados até mais tarde”.

5 – Ilusão de ação

As pessoas também procrastinam quando estão muito “ocupadas” com coisas que não são importantes. Um exemplo disso é o profissional que vive checando a caixa de e-mails. É claro que isso é importante, mas não tantas vezes ao dia, certo? Isso acaba fazendo com que a pessoa perca tempo, e deixe de fazer o que é realmente importante. E esse motivo de procrastinação é perigoso, pois temos uma sensação forte de que realmente estamos fazendo algo útil, mas no fundo, estamos apenas matando tempo.

Agora que você já conhece alguns motivos da procrastinação, que tal tentar identificar e eliminá-los da sua rotina?

Veja abaixo um vídeo muito interessante sobre procrastinação:

E você? Também tem o hábito de procrastinar?

Se gostou do artigo de hoje, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

5 COMENTÁRIOS

  1. O número dois me lembrou de um livro e um curso que fiz – Aprendendo a Aprender da Barbara Oakley. Aquele desconforto que sentimos e logo em seguida, sem pensar, criamos um hábito de fugir dele e, então, automaticamente vem a procrastinação.

  2. O tema e muito relevante para nos direcionar a nos organizarmos para atingir mais rapidamente nossos objetivos. Desejo continuar recebendo esse tipo de informação, pois e muito util e interessante para minha carreira. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui