Qual é a diferença entre auxiliar administrativo e assistente administrativo?

para quem deseja se especializar na área é possível fazer cursos ou bacharelado
para quem deseja se especializar na área é possível fazer cursos ou bacharelado

Os cargos de auxiliar e assistente administrativo são os responsáveis por prestarem apoio aos gestores nos processos operacionais de uma empresa, dando suporte também ao departamento de RH e também de finanças. Mas você sabe qual a diferença entre auxiliar administrativo e assistente administrativo?

Embora muitas pessoas acreditem que ambos desempenham a mesma função dentro da empresa, os dois cargos contam com particularidades diferentes. Porém, o objetivo principal das profissões é o mesmo, já que nos dois casos os profissionais visam dar apoio à empresa de uma forma geral.

veja as principais diferenças entre auxiliar administrativo e assistente administrativo

Para que você entenda melhor a diferença entre os dois cargos, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Confira a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Qual é a função do assistente administrativo?

O papel do assistente administrativo dentro de uma empresa é assessorar o gestor da empresa de forma direta na rotina operacional de uma organização, ficando responsável por atividades como:

  •  agilizar os processos administrativos;
  •  cuidar dos documentos;
  •  lidar com a agenda da empresa;
  •  supervisionar receitas;
  •  controlar estoque;
  •  além de administrar contas a pagar e a receber.

De modo geral, esse cargo se caracteriza por exigir organização, responsabilidade e proatividade, além de saber se comunicar corretamente e ter habilidade com informática e tecnologia, possuindo instruções básicas em matemática e português.

o assistente administrativo lida com atividades mais complexas como organização de documentos importantes
o assistente administrativo lida com atividades mais complexas como organização de documentos importantes

No quesito atuação, os profissionais da área podem atuar em instituições públicas e também particulares, não sendo necessário ter cursado uma faculdade em administração. Porém, vale lembrar que hoje em dia grande parte das empresas que contratam assistentes administrativos visam diplomas em cursos técnicos, que oferecem um conhecimento base no ramo. 

Qual é a função do auxiliar administrativo?

Normalmente, o auxiliar administrativo realiza atividades menos complexas se comparada com as responsabilidades de um assistente, não requerendo uma instrução teórica mais aprofundada. Contudo, suas atribuições exigem um tempo maior para serem executadas, como:

  • atender telefones;
  • responder e-mails;
  • recepcionar clientes;
  • atender e conversar com investidores e fornecedores;
  • preencher formulários e planilhas.

Qual a diferença de salário entre o assistente administrativo e o auxiliar administrativo?

A principal diferença está na complexidade das atividades exercidas nos dois cargos. Como vimos acima, um assistente administrativo lida com atividades mais complexas que envolvem uma responsabilidade maior dentro das empresas, como cuidar de estoques e receitas das organizações. 

Enquanto isso, um auxiliar é responsável pelas atividades mais simples, porém, que demandam mais tempo e dedicação, como atender telefones, lidar com clientes e fornecedores e responder e-mails.

Sabendo disso, existe uma diferença significativa no salário dos dois cargos. Enquanto o salário de um assistente administrativo gira em torno de R$1.700, o salário de um auxiliar administrativo fica, em média, entre R$1.300 e 1.400.

Isso porque, as responsabilidades de um assistente administrativo são de uma complexidade maior e exigem um grau de conhecimento elevado da área administrativa.

Nada impede, porém, que profissionais comecem atuam na área de auxiliar administrativo e sejam promovidos a assistentes ao decorrer do tempo.

Basicamente, o objetivo principal desses dois cargos é o mesmo: prestar assessoria ao administrador de uma empresa na gestão de seus negócios. A maior diferença está, como vimos, no grau de complexidade de cada cargo.

O que o mercado de trabalho busca em profissionais que atuam nessa área?

Como as tarefas desempenhadas pelos dois profissionais são semelhantes, as tarefas e funções do dia a dia atribuídas para os cargos variam muito de acordo com a necessidade da empresa contratante.

uma das características principais para atuar na área é organização e habilidades com ferramentas e softwares de administração
uma das características principais para atuar na área é organização e habilidades com ferramentas e softwares de administração

Contudo, algumas características gerais tendem a ser as mesmas em todos os casos de profissionais que atuam na área administrativa das empresas, como:

  • saber administrar o tempo de forma organizada e otimizada;
  • saber trabalhar sobre pressão;
  • ser organizado;
  • ter uma boa comunicação, de modo que o ouvinte entenda a mensagem de forma clara e objetiva;
  • ter uma noção básica de português e matemática;
  • ter diploma em curso técnico de administração.

Além disso, vale ressaltar que é importante que os concorrentes às duas vagas tenham conhecimentos prévios em informática e habilidade em fazer cálculos matemáticos, já que ambas as funções lidam com números.

Viu como existe diferença entre auxiliar administrativo e assistente administrativo? Embora o objetivo dos cargos sejam semelhantes, tecnicamente o cargo de auxiliar está um degrau abaixo do assistente, mas pode ser a porta de entrada para quem deseja atuar na área da administração de empresas. Não deixe de conferir mais sobre os cursos técnicos disponíveis em administração para desenvolver melhor seus conhecimentos e habilidades na área.

Curso de Assistente Administrativo Online Grátis

O curso de assistente administrativo é prático, desenvolvido para pessoas que não dispõem de muito tempo e necessitam aprender uma nova profissão. Com esse curso grátis você vai aprender desde técnicas de redação, marketing pessoal, comunicação empresarial, a importância do bom atendimento nas organizações, como atender um telefone no ambiente de trabalho e muito mais.

Aproveite e faça sua inscrição agora no Curso de Assistente Administrativo Online que é 100% Grátis!

https://youtu.be/cyRBugTze1c
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui