Quem pode ser cuidador de idoso e quais são os requisitos para ocupar esse cargo?
O cuidador de idoso é um profissional extremamente importante para quem possui familiares de terceira idade. Afinal, é esse o profissional que se encarrega da saúde e do bem-estar do ente querido que já não consegue realizar todas as tarefas diárias sem ajuda. Mas você sabe quem pode ser cuidador de idoso?
É muito comum que as pessoas acabem confundindo o cuidador de idosos com um enfermeiro ou técnico de enfermagem. Isso acontece porque alguns pacientes que estão em home care necessitam de ajuda de um especialista na área da saúde para lidar com equipamentos, monitorar exames etc.
Contudo, não são todos os idosos que precisam de um enfermeiro para ajudá-los no dia a dia. Confira a seguir quem pode ser cuidador de pessoas mais velhas e como se tornar um!
Cuidador de idoso ou enfermeiro?
O cuidador de idoso é o profissional encarregado de cuidar de todas as áreas da vida de uma pessoa da terceira idade como saúde física e mental, bem-estar, lazer e conforto, o que inclui muitas vezes a limpeza do ambiente em que o paciente passa maior parte do tempo.
Entretanto, esses profissionais não podem receitar medicamentos, recolher sangue para fazer exames ou medir a pressão arterial do paciente, a menos que tenha treinamento para isso. É quando um técnico de enfermagem ou enfermeiro precisa ser contratado.
Leia também O que o cuidador de idoso não pode fazer?
Quem pode ser cuidador de idoso?
Qualquer pessoa com mais de 18 anos e capacitação pode ser um cuidador de pessoas da terceira idade e não é necessário ter diploma na área da enfermagem para se tornar um profissional.
Contudo, um dos requisitos é que o candidato à vaga de cuidador de pessoas de terceira idade faça cursos técnicos preparatórios para aprender algumas técnicas de como lidar com pessoas mais velhas.
Além do mais, o cuidador de idoso também deve ser uma pessoa paciente e desenvolver a empatia para se colocar no lugar do outro. Afinal, cuidar de pessoas mais velhas demanda um perfil tolerante e responsável.
Como se tornar um cuidador de idoso?
O primeiro passo para se tornar um profissional que cuida de idosos é se qualificar por meio de cursos, os quais ensina as maneiras corretas de cuidar de pessoas com mais idade e quais funções você deverá cumprir. É por meio dessa capacitação que você estará apto a cuidar de qualquer pessoa idosa, independente da sua condição de saúde.
Vale lembrar que apesar de trabalhar com a saúde de pessoas mais velhas, o cuidador de pacientes da terceira idade ainda não é considerado um profissional da saúde e sim um empregado doméstico, já que a PEC que diz respeito às duas profissões são as mesmas.
Isso significa que o cuidador de idoso também possui benefícios previdenciários e trabalhistas.
Quais os direitos do cuidador de idoso?
O cuidador de idosos pode receber desde o seguro desemprego, até o salário-maternidade, férias remuneradas e décimo terceiro salário. Além disso, o profissional também tem direito a horas extras e adicionais noturnos, além de pelo menos 1 folga na semana.
Leia mais sobre os direitos e deveres do cuidador de idoso clicando aqui!
Qual o salário de um cuidador de pessoas mais velhas?
O salário do profissional varia de acordo com as suas especializações e sua hora de trabalho. Afinal, quanto mais experiente e maior for o seu conhecimento, maior será o valor da sua hora.
A carga horária do cuidador de idoso também influencia nessa questão, já que é a partir dela que serão calculados as horas extras e os adicionais noturnos.
Porém, o valor médio para quem trabalha 8 horas diárias e 40-44 horas semanais é de R$ 1.200, podendo chegar a R$ 2.000 para os mais qualificados do mercado.
Leia também Qual o valor da diária de um cuidador de idoso?
Quais são as funções de um cuidador de idoso?
As principais funções dos cuidadores de idosos é zelar pela saúde e bem-estar do paciente. Isso significa que você deve escolher alimentos saudáveis e frescos, cuidar do lazer do idoso como levá-lo a teatros, cinemas ou um passeio ao ar livre e acompanhá-lo em exames e consultas médicas.
Também é responsabilidade do cuidador administrar as medicações e fazer a limpeza do quarto e das roupas do paciente, desde que isso não interfira em sua função principal.
Além disso, o cuidador de idoso também deve trocar a fralda e ajudar no banho de acordo com o nível de dependência.
Leia mais sobre quais são as funções do cuidador de idoso clicando aqui!
O profissional trabalha apenas na casa de pessoas de terceira idade?
Embora muitas pessoas não saibam, o cuidador de idoso também pode atuar em asilos e casas de repouso, e não necessariamente apenas na casa do paciente.
Agora que você viu quem pode ser um cuidador de idoso e o que fazer para se tornar um, não deixe de realizar um curso preparatório para atuar na área. Com isso, você terá um valor-hora valorizado e poderá receber até 2 salários mínimos por mês.
Curso Gratuito de Cuidador de Idosos Online
O cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.
Com o curso de cuidador de idosos, você vai aprender as principais tarefas para atuar nessa área, e irá perceber que; cuidar de um idoso é muito mais que um trabalho; cuidar de um idoso é uma atitude de amor para com o próximo.
Aproveite essa oportunidade, aumente suas chances de sucesso com o Curso Online 100% Gratuito de Cuidador de Idosos da Prime Cursos, as vagas no mercado para cuidador de idosos estão crescendo a cada dia, podendo o profissional atuar em asilos e clínicas de repousos, ou cuidar de uma pessoa específica.
Stories
Posts Recentes
- Direção Defensiva: Estratégias para Condução Segura
- Como Evitar Risco no Trânsito: Dicas Essenciais para Segurança
- Por que a Manutenção Preventiva é Crucial para Direção Defensiva?
- Segurança no Trânsito: A Importância da Direção Defensiva
- Erros Comuns com ‘Nessa’ ou ‘Nesta’ e Como Evitá-los
- A Partir ou Apartir: Entenda a Diferença e Use Certo
- Técnicas de Direção Defensiva: Dicas Essenciais para Iniciantes
- Qual o papel da educação inclusiva nas escolas?
- Vantagens de Contratar Síndico Profissional para Seu Condomínio
- Ética na Gestão: Guia para Síndico Profissional de Condomínios
- Como aplicar educação inclusiva de forma efetiva em escola?
- Quais são os 6 pilares da educação inclusiva?
Curso de cuidador dos idosos