5 dicas para ser um bom chefe

Boss And Business People Group With Mature Leader On Foreground In Office, Leadership Concept, Successful Mix Race Team Of Businesspeople Wearing Suits, Professional Staff Happy Smiling

De acordo com um antigo ditado, “as pessoas não desistem dos empregos ruins, elas desistem dos chefes ruins”. E será que isso é verdade?

De acordo com uma pesquisa de Harvard, há uma certa verdade por trás deste ditado: os chefes/diretores importam muito mais para a satisfação de trabalho do empregado do que qualquer outro fator que for medido.

Mas, então, o que faz de alguém um bom chefe, ou melhor, um bom líder?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Veja abaixo 5 dicas para ser um excelente líder:

Dar feedbacks construtivos

Quem nunca gostou de receber um comentário legal após um longo trabalho cansativo?

Um feedback positivo é fundamental para incentivar qualquer pessoa, e mais, reforçar que ela está indo na direção certa.

Já um feedback negativo, mas de forma educada, é claro, pode orientar o funcionário a mudar o caminho, e fazer o que precisa ser feito do jeito certo.

Ser Justo

Esta dica não vale apenas para os líderes, mas para todas as pessoas, de todas as idades, em qualquer etapa da vida. Ser justo é saber ouvir os dois lados, tratar as pessoas de forma igualitária, e cuidar para não ser influenciado com “fofocas”.

Ser “Mais Humano”

Lembre-se de que você é uma pessoa igual a todas as outras, e ninguém é melhor que ninguém. Então, é importante que os líderes sejam mais humanizados, e se preocupem com o bem-estar de seus profissionais.

Valorie e trate bem as pessoas ao seu redor!

Felizmente a frieza na relação com os funcionários perdeu espaço para uma liderança mais humana, ou seja, com menos autoridade e mais parceria e sensibilidade com toda a equipe.

Ter ética

A ética profissional é um dos critérios mais importantes no mercado de trabalho. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, ter respeito, não prejudicar o próximo, e cumprir os valores determinados pela sociedade em que se vive.

A conduta ética pode ajudar no andamento dos processos internos, aumentar a produtividade e a realização de metas, além de melhorar o clima organizacional e os relacionamentos interpessoais.

Ser um Exemplo

Bons líderes também devem agir através de exemplos. Não adianta pedir para os funcionários economizarem papel, por exemplo, se você mesmo não faz isso. O ideal é estar junto, dar bons exemplos, ouvir de perto as demandas dos empregados e agir de acordo com as diretrizes da empresa.

Para quem deseja aprender mais sobre liderança, recomendamos o Curso de Chefia & Liderança da Prime Cursos do Brasil.

Com este curso online, o aluno aprenderá sobre o verdadeiro papel de um líder, como delegar tarefas e responsabilidades, quais são os estilos de liderança, e muito mais! Se gostou e deseja começar a estudar, basta fazer o seu cadastro e assinar o curso grátis.

E você, tem ou é um bom chefe?

Deixe o seu comentário se gostou do artigo!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

9 COMENTÁRIOS

  1. E de extrena importancia,que as pessoas que lideram determinado grupo de pessoas,sejam determinados e compreendidos.Saibam humanizar a relação com seus funcionários.Nao deixar porem de propor um proposito ao trabalho,quer seja em qualquer empresa,orgao publico ,etc.Saibam que encarregado esta destinado a desenvolver seus trabalhos apontando as diretrizes e cobrando resultados.

  2. foi bastante proveitoso ler o texto sobre chefia.
    Eu ja sou cadastrado, gostaria de acessor ao curso sobre chefia e lideranca.

    Bem haja Primecursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui