É muito difícil aprender libras?

Saiba qual a dificuldade ao aprender Libras
Saiba qual a dificuldade ao aprender Libras

Aprender Libras? Se você é uma pessoa com uma boa audição talvez nunca tenha se perguntando ou se preocupado em como deve ser o cotidiano de uma pessoa surda.

Você já imaginou ir ao cinema e, desde o momento em que saiu da sua casa, até o momento em que está vendo o filme, ter dificuldades de entender e se comunicar com as pessoas a sua volta?

Ligar a TV e não conseguir entender com clareza o que as pessoas dizem? Visitar museus, ir a escola ou faculdade e até mesmo no seu ambiente de trabalho.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

São muitos os espaços que ignoram a acessibilidade de pessoas com caraterísticas diferentes das consideradas normais, as privando de uma experiência completa e fácil de diversas situações.

Em busca de mudar esse cenário o número de leis para acessibilidade vem aumentando com os anos, apesar delas ainda serem muito distantes do ideal.

Encontrar intérpretes de libras em eventos já não é algo mais tão raro quanto costumava ser

Quem já assistiu a um pronunciamento público provavelmente se lembra que um espaço na tela é sempre dedicado a um intérprete de libras.

Da mesma forma a presença de profissionais da área em empresas, instituições de ensino e órgãos públicos tem sido uma exigência cada vez maior.

Existe até mesmo uma lei da Lei Brasileira de Inclusão que estipula como obrigatória a acessibilidade nos meios digitais as pessoas surdas.

Na prática isso significa que todas as empresas brasileiras, ou com sede ou representação social em solo brasileiro, devem garantir que seus sites e portais online tenham a opção em libras. Mas sabemos que isso ainda está longe de acontecer.

Ainda assim, o mercado para profissionais dessa área vem crescendo bastante, junto com o aumento da inclusão.

Por isso são muitos aqueles que acabam despertando o desejo de aprender essa língua. Mas, será que é algo fácil?

Por que libras é importante aprender?

Antes de saber se é fácil ou não precisamos entender qual a importância de saber libras, independente de trabalhar ou não como intérprete.

Muitas pessoas não sabem, mas pessoas surdas acabam tendo maior dificuldade para aprender um idioma falado oralmente, como o caso do português, tanta na fala quanto na escrita.

Isso acontece porque não ouvir as palavras torna mais difícil ensiná-las, o que faz com que mesmo a leitura e escrita sejam mais trabalhosas de serem aprendidas.

A libras acaba sendo, ou deveria ser, a primeira língua das pessoas surdas e uma forma muito mais inclusiva e fácil de ela se comunicar.

E chamar ela assim é uma terminologia importante, já que a Língua Brasileira de Sinais é de fato uma língua como qualquer outra falada oralmente.

Assim como o português, por exemplo, ela possuiu sua própria gramática, fonemas, expressões regionais e individualidades nacionais.

A língua de sinais falada no Brasil não é a mesma falada nos Estados Unidos, na França, no Chile ou qualquer outro país.

Ser reconhecida como uma língua oficial brasileira em 2002 foi um importante passo aos falantes e aos educadores da libras, mas os desafios ainda são muitos.

Ainda existem muitos ambientes que não se preocupam com a inclusão, mas naqueles que o fazem é uma característica valiosa demonstrar que você possui um conhecimento como esse.

Ao se candidatar a uma empresa, especialmente se ela possui abertura a contratação de pessoas surdas, esse pode ser um item que chama atenção no seu currículo.

Mas, além disso, também é algo que lhe permitirá conviver de maneira muito melhor ao ter contato com pessoas que possuem essa característica, seja no trabalho, na escola ou faculdade ou até mesmo entre amigos.

Mas afinal: é fácil aprender Libras?

Como dito antes a libras não é diferente de qualquer outro idioma, além da maneira como ela é falada. Por isso antes de mais nada, é preciso perguntar a si mesmo: eu tenho dificuldade em aprender um novo idioma?

Se a resposta for não então é muito provável que você também não tenha problema com a língua de sinais. Agora, se a resposta for sim então talvez você precise de um pouco mais de esforço e determinação enquanto aprende.

Não é impossível e certamente não é para ser algo difícil, afinal de contas aprender um novo idioma é algo que pode ser divertido e prazeroso aos estudantes.

Mas para isso é preciso encontrar a melhor maneira de aprendizado que se encaixa a cada um.

Se você é alguém autodidata, com facilidade a aprender por conta própria, talvez prefira investir seu tempo nos conteúdos gratuitos que existem online.

São vários os professores que disponibilizam vídeos no YouTube ensinando o básico sobre, cursos online e até mesmo aplicativos do celular, incluindo alguns que são dicionários.

Com uma busca rápida pelo YouTube é possível encontrar mais de um canal focado apenas em ensinar libras

Já outros estudantes preferem o ambiente de uma sala de aula, com professores e alunos aos quais pode tirar dúvidas e praticar.

Para isso, e se o seu objetivo é também ter um diploma, existem cursos de bacharelado e licenciatura que se focam exclusivamente em libras, ensinando tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

Além disso, também existem cursos menores, alguns até mesmo feitos de maneira voluntária e gratuita em centros de inclusão a pessoas surdas e familiares e amigos, que podem ser uma escolha ideal.

Assim como, também existem professores particulares, sejam em aulas individuais ou em turma, que buscam ensinar a língua de sinais.

Mas, seja qual for o método de ensino que você escolha, ele deve se adequar a você. Um bom plano de ensino é aquele que traz facilidade de aprendizado ao aluno, que pode ter um ritmo próprio e aprender melhor por métodos diferentes.

Além disso, algo essencial para aprender qualquer língua, é se manter sempre em contato com os falantes.

Por isso, seja qual for a maneira que escolheu aprender, é importante que se mantenha em contato e sempre buscando manter conversar com aqueles aos quais está buscando aprender para se comunicar: pessoas surdas.

São justamente essas pessoas que podem te ajudar a melhorar sua pronúncia, que no caso é a forma como expressa as palavras em seu rosto e corpo, além de te dar dicas de como se fazer entender mais facilmente.

E também são nesses contatos que o estudantes fixa melhor as palavras e frases, conseguindo as usar de maneira muito mais natural e instintiva.

Curso Grátis de Libras Básico

A Prime Cursos oferece a você um curso de LIBRAS grátis e totalmente online, com opção de certificação após a sua conclusão. Comece já e desenvolva habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho. Desenvolva habilidades, aprenda mais, compartilhe conhecimento e estude algo novo com o Curso de LIBRAS grátis e online.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui