O que colocar em cursos complementares no currículo?

Como preencher seu currículo da maneira correta
Como preencher seu currículo da maneira correta

Montar um currículo pode ser uma missão difícil para muitos. Saber equilibrar quais informações são essenciais e quais não são, o quanto se deve detalhar de cada componente e qual a melhor maneira de as dispor para aumentar suas chances de chamar a atenção do avaliador de uma forma positiva são dúvidas que dificultam a vida de diversas pessoas.

Uma das principais delas é como escolher quais colocar e como referenciar os cursos complementares que já fez, buscando parecer mais atrativo para a empresa e aumentar suas chances de ser contratado.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Em busca de tentar clarear algumas das dúvidas que podem surgir ao fazer isso vamos tentar explicar como, em que medida podemos e quais cursos devemos colocar em complementares no currículo.

Tudo é válido na hora de informar seus cursos complementares?

Algumas pessoas acabam transitando em várias áreas profissionais e acadêmicas, seja por interesse pessoal, mudanças de vida ou novas oportunidades. Entre isso, ela pode buscar se aperfeiçoar em determinada área de conhecimento, através de graduações ou cursos.

Mas, será que todas as suas experiências serão válidas ao buscar uma vaga de emprego? A melhor é resposta é: nem sempre. Se você possui certificados de cursos de culinária, por exemplo, mas está buscando uma vaga na área de relações públicas dificilmente seu curso complementar irá aumentar suas chances de conseguir o emprego.

Por isso, ao organizar quais são suas qualificações acadêmicas, é necessário refletir sobre quais delas irão agregar valor a sua busca por uma vaga naquela empresa ou profissão em questão. Quais delas o tornarão alguém mais apto para exercer as tarefas que está se propondo e provar sua capacidade acima das dos outros concorrentes.

Pessoas com mais tempo no mercado de trabalho e na vida acadêmica podem acabar acumulando um grande número de cursos e atividades complementares. No entanto, nem sempre é positivo listar todas elas em um currículo.

Especialistas recomendam priorizar sempre os itens dos últimos cinco anos, analisando quais os mais importantes e relevantes para a vaga.

Também não é necessário colocar todas as suas qualificações, pois isso pode poluir seu currículo e o deixar menos claro e conciso do que deve.

Entretanto, mesmo essas regras podem ser revistas em casos especiais. Como por exemplo, se um curso feito a mais de cinco anos possui uma carga horária relevante para a função que quer exercer ou é um complemento essencial para sua formação acadêmica ele pode e deve ser adicionado à lista.

Assim como, se ele tem total relevância ao seu objetivo atual ao procurar a vaga ou empresa. Ou se os conhecimentos que adquiriu durante o curso, mesmo que já antigo, ainda podem ser aplicados e são relevantes para os dias atuais, podendo ser exercido em sua futura função de maneira positiva.

E, por último, que com o passar dos anos os conhecimentos adquiridos não tenham sofrido transformações consideradas críticas para a profissão e atuação dela, assim como o mercado de trabalho como um todo.

Como informar meus cursos complementares?

Primeiramente é importante escolher qual o formato em que fará isso, se em parágrafo ou lista. E, em seguida, utilizar a mesma forma para todos os itens, de forma que eles fiquem padronizados e organizados.

Como informar meus cursos corretamente no meu currículo
Como informar meus cursos corretamente no meu currículo

As informações mais importantes a serem informadas são: nome do curso, escola em que ele foi feito e o ano de conclusão. Para isso você resumir essas informações essenciais em uma única linha, começando dos cursos mais recentes até os mais antigos.

Caso exista mais alguma informação relevante e que engrandeça sua formação, como ele ter sido feito em um outro país, você também poderá adicionar a informação.

Outras atividades também podem ser adicionadas no currículo?

Existem outras atividades além de cursos e conquistas na área acadêmica, como graduação, pós-graduação ou doutorado, que também podem ser atrativas aos avaliadores. Algumas delas são voluntariado e intercâmbio, por exemplo.

Essas duas atividades, desde que tenham ligação com a vaga, profissão ou empresa a qual você está se candidatando, podem também ser vistas como um ponto positivo do seu currículo.

Por isso, se depois de fazer uma avaliação sobre a experiência, chegar a conclusão que está alinhado com seus objetivos atuais, pode adicionar as informações no seu currículo sem medo.

Cursos Grátis Online

Na Prime Cursos você encontra diversos Cursos gratuitos com certificado de conclusão válido para atividades extracurriculares, avaliações de empresas, provas de títulos, concursos públicos, enriquecer o seu currículo e muito mais, confira!

ver todos cursos grátis

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui