Networking: entenda a importância para sua carreira!

Networking pode ser considerado uma forma moderna de fazer negócios. A palavra, em inglês, é a combinação dos termos “net“, que significa “rede”, e “working“, que significa “trabalhando”. A expressão significa ter a capacidade de criar uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.

Para resumir, ter um networking é ter uma boa rede de contatos. E quanto maior for seu networking, maior será a possibilidade de obter informações, realizar bons negócios, conseguir uma boa colocação profissional, entre vários outros benefícios. Um bom exemplo disso é a troca de experiência entre funcionários de várias empresas, em reuniões e confraternizações profissionais, e com isso a criação de uma lista de contatos.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O networking é um recurso que faz parte do marketing pessoal, e que depende muito da aptidão social de alguém. É preciso, por exemplo, ser eficiente no âmbito dos relacionamentos interpessoais para construir uma boa rede de contatos.

É importante saber que networking não é apenas o ato de obter novos contatos, mas também de saber manter os contatos antigos. Além disso, muitos acham que o mais importante é a quantidade de pessoas que você conhece, porém o fundamental mesmo é a qualidade, por isso, foque em ter bons contatos.

O sucesso na carreira está muito ligado com os relacionamentos que os profissionais cultivam ao longo do tempo, por isso, ter uma rede de contatos já deixou de ser opção, sendo hoje indispensável para quem busca ser bem sucedido. É por isso que o networking está ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho. Ter bastante experiência em uma determinada área ou um bom currículo é realmente muito importante, mas nem sempre é suficiente para conseguir uma boa vaga de emprego. Muitas vezes é importante que você conheça as pessoas certas na hora certa.

É fundamental saber que networking é uma questão de paciência, por isso, nada de ter pressa. Não é recomendado, nem apropriado conhecer uma pessoa e entregar o seu currículo imediatamente. É preciso criar um relacionamento, e no momento de se apresentar, fique atento, seja educado, e realize uma abordagem adequada.

Para quem está começando e deseja criar uma rede de contatos, uma boa dica é procurar pessoas que já passaram pela sua vida. Aproveite para procurar nas redes sociais amigos da escola, da faculdade, ex-chefes e ex-colegas de trabalho. É importante que você tenha um local organizado com os dados de todas as pessoas que você conhece, e que irá conhecer, identificando suas habilidades e áreas de atuação. Você pode utilizar uma agenda, seu celular, uma planilha ou qualquer outra coisa que desejar. O importante é que tudo esteja sempre organizado!

Veja mais dicas do que deve ser feito e o que deve ser evitado para conquistar um bom networking profissional:

– Ser lembrado é muito importante. Por isso, não pense em aparecer somente na hora que precisa de alguma coisa. Sua presença deve ser frequente!
– Fortaleça sua imagem participando de eventos que fazem parte da sua rede de relacionamentos.
– Não se preocupe em fazer e manter o networking apenas quando precisar usá-lo. Isso pode ficar parecendo até uma falsa aproximação. É importante criar vínculos profissionais.
– Reuniões, palestras e conferências são excelentes meios de conhecer pessoas interessantes. Além disso, tente participar de eventos sociais, culturais e esportivos. Quanto mais você participar, mais chances você terá de criar novos contatos!
– Nunca tenha atitudes forçadas: seja você mesmo. Mostre interesse real e verdadeiro pelos outros, pois a rede deve ser construída de forma natural.
– Algumas redes sociais podem abrir oportunidades e aumentar sua rede de contatos, como o Facebook e o LinkedIn.
– Nunca fale mal dos outros. Afinal, você gostaria de saber que estão falando mal de você?
– Seja uma pessoa interessante e atualizada. Leia, consuma conteúdo e busque informação.
– Tenha uma boa comunicação! É fundamental saber se expressar corretamente, utilizando uma comunicação clara e objetiva.
– Compartilhe ideias e convide também pessoas para opinar.
– Nada de querer apenas “ganhar” e pedir ajuda sempre. Para que o networking funcione bem, é necessário que exista uma troca de conhecimentos, informações e indicações.

Vamos deixar aqui duas sugestões de nossos cursos que podem ajudá-lo na criação de uma rede de contatos, ok?

Curso de Marketing Pessoal, que tem como objetivo ensinar o profissional a se valorizar, ser notado, e alcançar o sucesso, através de suas habilidades e competências.

Curso de Oratória e Apresentação em Público, pois ensina dicas para quem deseja aprender a falar melhor em público.

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para fazer uma boa rede de contatos:

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudá-lo a criar ou ou aperfeiçoar o seu networking!

Se gostou do artigo, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

9 COMENTÁRIOS

  1. Fantastico. Achei super interessante essas dicas. Na minha área de Consultoria , o networking é fundamental para o sucesso e conquistas de novos clientes.
    Obrigado

  2. Desde que descobri a Prime cursos, o progresso em minha vida tem sido cada vez melhor!
    A Prime cursos agora é o meu favorito manancial de conhecimentos. Tá de parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui