O que é uma startup unicórnio? Descubra como surgiu essa nomenclatura

startup unicórnio

Conhecidas como modelos de negócios inovadores e que oferecem soluções tecnológicas e eficientes para o público, as startups começaram a ganhar espaço no mercado de investimentos brasileiro graças ao seu grande potencial de crescimento. Com isso, muitas delas atingiram a marca de startup unicórnio e atingiram patamares lucrativos em pouco tempo de atuação.

Um dos status mais desejados entre o meio corporativo das startups é o unicórnio, normalmente atingido depois que a empresa recebe um aporte milionário de investidores ao redor de todo o mundo.

Para que você entenda melhor o que é uma startup unicórnio e qual o conceito dessa nomenclatura, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Veja a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é uma startup?

Antes de saber o que significa uma startup unicórnio, vamos falar mais sobre o que é uma startup e quais são os seus conceitos.

uma startup é uma empresa no estágio inicial em que se tem uma ideia inovadora para o mercado
uma startup é uma empresa no estágio inicial em que se tem uma ideia inovadora para o mercado

Uma startup se caracteriza por uma ideia em formação e uma oportunidade de mercado, a fim de desenvolver um produto inovador e crescer rapidamente, atingindo lucros em pouco tempo.

Embora muitas empresas iniciem com investimentos baixos, já que coloca-se uma ideia em funcionamento para verificar como ela se comporta com o público, investidores de todo o mundo começam a pesquisar mais sobre os negócios que estão sendo criados para aplicar milhões em ideias com grande potencial de lucro.

Leia mais sobre startups clicando aqui!

O que é uma startup unicórnio?

Na linguagem das startups, a palavra unicórnio significa que uma empresa está avaliada acima de 1 bilhão de dólares. Levando em consideração que o mercado onde as startups estão inseridas é um mercado instável, isso faz com que a meta de alcançar o status de startup unicórnio não seja tão simples assim.

De onde surgiu o termo startup unicórnio?

O termo startup unicórnio faz uma analogia ao fato de uma startup emergente chegar a ser avaliada acima de 1 bilhão de dólares ser tão raro quanto um unicórnio. Ou seja, quem criou o termo quis dizer que alcançar essa marca se trata de algo mágico e ilusório como os unicórnios, por se tratar de um mercado altamente arriscado.

o termo surgiu da dificuldade em se tornar uma empresa com valor de 1 bilhão de dólares, algo quase surreal como os unicórnios
o termo surgiu da dificuldade em se tornar uma empresa com valor de 1 bilhão de dólares, algo quase surreal como os unicórnios

Se levarmos em consideração o fato de que as startups unicórnios de hoje em dia chegaram a esse posto apostando em ideais que talvez não fizessem sentido no momento, isso dá ainda mais sentido para a utilização do termo.  

Quantas startups unicórnio existem?

Estudos revelam que alcançar o tão sonhado título de startup unicórnio já não pode mais ser considerado raro, pois atualmente mais de 400 empresas já chegaram a esse status.

Inclusive, já são usados novos adjetivos, como: decacórnio que está atrelado a marca de 10 bilhões de dólares, e hectacórnio, acima de 100 bilhões de dólares.

Como é feita essa avaliação?

As avaliações são feitas de duas maneiras, por meio de suas ações na bolsa de valores, ou são baseadas em fundos de investimento que aplicam recursos na empresa, realizados por grandes instituições visando se beneficiar futuramente do crescimento rápido das startups.

Geralmente, há um consenso entre a startup e seus investidores para saber qual será a avaliação usada para avaliar se a empresa atingiu o que é necessário para se tornar unicórnio.

Quais são as principais características de uma startup unicórnio?

Inovação

A inovação é a principal característica das startups em geral, porém, para se tornar uma startup unicórnio é preciso ir além e revolucionar todo cenário onde ela está inserida.

Quando uma determinada marca revoluciona o mercado trazendo algo que nunca foi visto antes naquele meio, ela atrai a atenção de grandes investidores que acabam investindo aportes milionários na ideia.

Posição de vantagem

Empreendimentos inovadores ganham visibilidade no mercado por revolucionarem o meio onde atuam, se mantendo em uma posição de vantagem, pois foram os primeiros a tiraram um determinado cenário da mesmice trazendo algo de novo, além de buscarem sempre a atualização a fim de aprimorar seus serviços.

Investimento tecnológico

Atualmente é quase impossível se tornar uma startup unicórnio sem o investimento em tecnologia, já que isso possibilita descobertas inovadoras, que é um dos principais requisitos para ser avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.

Além disso, a tecnologia ajuda a otimizar processos administrativos, fazendo com suas atenções estejam voltadas em desenvolver soluções arrojadas para solucionar o problema dos clientes e crescer rapidamente.

Foco no cliente

Para se tornar uma startup unicórnio é necessário que o desenvolvimento de seus produtos sejam voltados para a satisfação dos clientes, promovendo acessibilidade e a cura de sua dor. Para isso é preciso criar pesquisas e estratégias para descobrir qual a maior dificuldade do público na área de atuação de seu negócio.

as startups unicórnios possuem um foco principal no cliente, a fim de entregar o melhor produto possível
as startups unicórnios possuem um foco principal no cliente, a fim de entregar o melhor produto possível

Além do mais, ao conhecer mais as necessidades e dúvidas da sua persona, você consegue criar conteúdos educativos que atraiam mais o público, a fim de entregar valor para ele, criando um relacionamento que influencia diretamente no crescimento da empresa.

Viu como o termo startup unicórnio faz sentido se considerarmos como é difícil atingir a marca de 1 bilhão de dólares? Depois de ver mais sobre isso, não deixe de pesquisar mais sobre startups para aprender quais são os melhores negócios para investir e como colocar uma ideia que pode gerar altos lucros no papel.

Curso de Como criar uma Startup Online Grátis

Se você tem o desejo de criar seu próprio negócio e testar suas habilidades empreendedoras ou somente quer ampliar seus conhecimentos sobre essa nova temática cada vez mais em evidência no mundo dos negócios, então esse curso foi feito para você!

https://youtu.be/KprppVPCvxI

Startups representam um novo jeito de se iniciar negócios. Atualmente, com a crescente entrada de novas tecnologias e as conexões entre pessoas e os meios digitais que não param de aumentar, surge a possibilidade de se criar negócios com base tecnológica que vem revolucionando a forma como encaramos algumas coisas, o modo como agimos, nos comportamos e criamos novas tendências.

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso de Como criar uma Startup 100% Gratuito!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui