Tudo sobre o Curso de Turismo, carreira e áreas de atuação

Já pensou em trabalhar planejando e organizando viagens, participando de eventos e atividades de lazer, ou até mesmo cuidando de congressos, feiras e convenções para empresas e profissionais? Essas e outras atividades podem ser feitas por profissionais da área de Turismo. No artigo de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a profissão, as áreas de atuação, assim como todas as informações sobre o Curso de Turismo!

As profissões na área de Turismo estão em alta no mercado, e conta com campos de atuação diversificados.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para quem deseja entrar para essa linda área, que engloba diversos assuntos interessantes.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O profissional Turismólogo

Turismólogo é o nome dado a um profissional com curso superior em Turismo. É ele o responsável não apenas por pesquisar, organizar e planejar, como também promover e divulgar atividades relacionadas ao turismo. A profissão foi reconhecida no Brasil por meio da lei 12.591, publicada no Diário Oficial da União de 19 de janeiro de 2012.

No entanto, para obter sucesso na profissão é importante que o turismólogo tenha algumas características e habilidades, como, por exemplo, facilidade para lidar com pessoas, ter uma boa comunicação,e, principalmente, gostar de aprender sobre novas culturas e de viajar.

Áres de Atuação

A área de Turismo possui forte demanda e campos de atuação diversificados. Portanto, veja abaixo algumas profissões relacionadas ao Turismo, de acordo com o site “Guia do Estudante“:

Agência de viagens: organizar roteiros turísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vaga em hotéis, restaurantes e espetáculos também são algumas tarefas do profissional.

Alimentos e bebidas: atuar em restaurantes, casas noturnas e nos hotéis na coordenação e operacionalização da área.

Ecoturismo: organizar viagens e roteiros ecológicos por parques e ambientes naturais.

Eventos: organizar, desenvolver e apresentar eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.

Hotelaria: administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Além disso, auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.

Marketing: desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades de um determinado público, atraindo os clientes.

Planejamento: identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento em um município, estado ou região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade.

Receptivo: em um órgão público ligado ao turismo, em um grupo hoteleiro ou mesmo nas agências de viagens, criar programas de atividades para recepcionar o turista que chega à região.

Transporte: atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.

Turismo de negócios: organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/turismo/

Onde o Turismólogo pode atuar?

– Agências de viagens e turismo.
– Hotéis e Resorts.
– Parques temáticos.
– Agências de Ecoturismo.
– Empresas organizadoras de eventos.
– Órgãos públicos ligados à área de turismo.
– O uso da Internet na área de Turismo.
– Portais da Internet de conteúdo turístico.

Quanto tempo dura o curso de turismo?

Os cursos de turismo têm duração de 2 a 4 anos dependendo da modalidade do curso, já que existem os tecnólogos e o bacharel. Ou seja, o tecnólogo tem duração de 2 a 3 anos e o bacharel de 4 a 6 anos.

Os alunos aprendem conteúdos teóricos e práticos, e de acordo com o MEC (Ministério da Educação), os assuntos encontrados na faculdade de Turismo são:

  • Turismo e Hospitalidade;
  • Aspectos Socioculturais e Ambientais;
  • Legislação Turística;
  • Economia;
  • Políticas Públicas de Turismo;
  • Planejamento Turístico;
  • Gestão de Empresas;
  • Empreendedorismo;
  • Ética e Meio Ambiente;
  • Comunicação e Turismo;
  • Marketing;
  • Eventos;
  • Alimentos e Bebidas;
  • Hotelaria;
  • Transportes;

Curso de Turismo: qual escolher?

Existem diversas instituições que oferecem cursos de Turismo, não apenas de nível superior, como também de nível básico.

O objetivo é ensinar o aluno a lidar com todos os assuntos relacionados a esta atividade econômica: viagens, eventos, hospedagens, cultura, gastronomia, etc.

Para quem já está decidido sobre a profissão, o ideal é buscar um curso superior de Turismo.

Já para quem ainda não sabe se essa é a área em que deseja atuar, ou se ainda não está pronto para encarar um curso superior, o ideal é fazer antes um curso de turismo básico. Dessa forma, é possível conhecer melhor o assunto e definir se essa é, de fato, a área que deseja estudar e atuar.

A Prime Cursos oferece diversos cursos online na área de turismo, que são classificados como livres e de nível básico. Recepcionista de Hotel, Produção e Gestão de Eventos, Ecoturismo, Administração de Hotéis e Turismo de Eventos são alguns exemplos de cursos online oferecidos pelo site. Se interessou? Faça o seu cadastro e comece a estudar os cursos que desejar!

E você, se interessa por essa área? Já fez algum Curso de Turismo? Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui