Quem pode cursar especialização em ginástica laboral?

Mulher utilizando computador

A especialização em ginástica laboral está cada vez mais popular em razão do investimento das empresas nesse tipo de atividade física. Entretanto, ao buscar cursos voltados para a área, surge a dúvida de quem pode cursar uma especialização em ginástica laboral.

Grupo de pessoas fazendo ginástica laboral
A prática de ginástica laboral está sendo cada vez mais adotada pelo ambiente empresarial.

Breve explicação sobre ginástica laboral

A ginástica laboral pode ser conceituada como uma série de exercícios para prática de atividade física em ambiente de trabalho. Após a modernização dos programas de qualidade de vida do trabalho, dispondo ações para beneficiar o colaborador em âmbito pessoal e profissional, a metodologia se tornou relevante no meio empresarial.

Os primeiros indícios dessa metodologia foram encontrados na Polônia em 1929, evoluindo com o decorrer dos anos com a disseminação da técnica ao redor do mundo e alcançando o Brasil no ano de 1969. Entretanto, apenas em 1990 que a ginástica laboral ganhou força com a publicação da obra “Esporte e Lazer na Empresa“.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Atualmente, a ginástica laboral pode ser dividida em 3 etapas a serem realizadas durante a jornada de trabalho, sendo no início do dia (preparatória), durante a pausa (compensatória) e no fim do expediente (relaxamento).

Há uma grande variedade de vídeos sobre ginástica laboral a serem encontrados no YouTube, por exemplo esse feito pelo próprio Ministério da Saúde:

Qualquer pessoa pode cursar a especialização?

Dependendo da instituição de ensino, o diploma de superior completo voltado para a área de Educação Física ou Fisioterapia pode ser requisito para se inscrever em cursos livres ou de pós-graduação sobre o assunto.

Aqui na Prime Cursos, não há pré-requisitos para se inscrever, é sugerido apenas o Ensino Médio Completo. Caso você seja profissional do meio, da área de recursos humanos ou colaborador de empresa diversa, conheça mais sobre o nosso curso de ginástica laboral!

Após finalizar o curso, eu posso atuar na área?

Caso seja portador de diploma de educador físico ou fisioterapeuta, você está pronto para ministrar aula de ginástica laboral para empresas contratantes.

Entretanto, caso não possua ensino superior completo na área, o curso pode ser utilizado para título de conhecimento. A prática dos exercícios com essa metodologia podem trazer benefícios voltados para saúde mental e também na produtividade em âmbito profissional.

A habilitação para atuar na área de ginástica laboral é prevista pela Resolução do CONFEF 73/04 e do COFFITO 259/03, podendo apenas os profissionais supramencionados serem contratados para ministrar aulas em ambiente de labor.

Mulher com vestimenta de ginástica utilizando computador
Apenas profissionais da área de educação física e fisioterapia podem ministrar aulas de ginástica laboral.

É necessário curso com certificação para ser especialista?

De acordo com as resoluções supramencionadas, não há obrigatoriedade de especialização para habilitação em ginástica laboral.

Entretanto, há vantagens de obter o certificado tanto para uso universitário quanto para agregar em currículo profissional. Também pode ser mencionada a utilização em processos seletivos, concursos públicos, mestrado e doutorado.

Como está o mercado de trabalho atualmente?

Com a adaptação do modelo de trabalho ao home office e a preocupação no ambiente coorporativo com a saúde mental dos colaboradores, os profissionais atuantes na área de ginástica laboral estão sendo mais procurados.

Em notícia publicada pela Veja, menciona a prática de atividade física durante a jornada de trabalho como uma forma de amenizar os efeitos da síndrome do burnout. A síndrome é conceituada como um distúrbio emocional proveniente de trabalho desgastante, ocasionando exaustão extrema, esgotamento físico e picos de estresse.

Mulher exausta durante o trabalho
O burnout foi reconhecido como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conclui-se que a saúde mental tornou-se prioridade no meio empresarial, devendo a empresa incluir a ginástica laboral no seu programa de qualidade de vida no trabalho. Ao adotar essa prática, resulta em aumento da produtividade e melhora nas relações interpessoais.

Curso de Ginástica Laboral Grátis

O Curso Grátis de Ginástica Laboral é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um colaborador interessado em praticar os exercícios, ou profissional da área buscando especialização na técnica abordada.

Curso de Ginástica Laboral

Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: história; classificações; a ginástica e a prevenção de doenças ocupacionais; os principais tipos e as causas das doenças ocupacionais; benefícios da ginástica laboral; ginástica laboral preparatória, compensatória, corretiva e de relaxamento; benefícios do alongamento; alongamento no local de trabalho; como implantar um programa de ginástica laboral.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.