Confira os 7 prós e contras de ser motorista de aplicativo

7 Prós e Contras de ser motorista de aplicativo?

Cresce a cada dia mais o número de pessoas trabalhando em empregos informais, sendo a função de motorista de aplicativo uma das principais nessa categoria.

São diversas as vantagens que a tornam uma alternativa interessante e atrativa, mas assim como qualquer emprego é claro que também há alguns pontos negativos a serem avaliados. Confira a seguir 7 prós e contras de trabalhar como motorista de aplicativo. 

1 – Pró: Autonomia

Quem já trabalhou em uma empresa respondendo a algum tipo de hierarquia sabe que as relações de trabalho no dia a dia nem sempre são simples e fáceis de manter. Os desentendimentos no ambiente de trabalho estão entre as maiores causas de estresse e desmotivação entre muitos funcionários. 

Autonomia é um dos pontos positivos em trabalhar com aplicativos como Uber ou iGo
Autonomia é um dos pontos positivos em trabalhar como motorista de aplicativo

Esse contexto faz com que muitas pessoas busquem alternativas ao trabalho formal, como por exemplo investindo em seu próprio negócio ou em formas criativas de ganhar dinheiro. Uma maneira interessante de fazer isso é se tornar um motorista de aplicativo, como Uber e 99.

Essa é uma opção que ganhou grande destaque nos últimos anos, pois possibilita que o profissional trabalhe sozinho, sem depender de ninguém além da própria plataforma e desenvolvendo seu próprio método de trabalho. Além disso, não precisa responder a superiores ou a um sistema de hierarquia. 

Essas facilidades trazem consigo algumas responsabilidades, como maior disciplina para bater sua meta de ganhos, por exemplo, como veremos no tópico a seguir. 

2 – Pró: Flexibilidade de horários

A pessoa que escolhe trabalhar como motorista de aplicativo tem a vantagem de poder fazer seu próprio horário, da forma que julgar mais conveniente e/ou lucrativa. Isso possibilita que esse trabalho seja executado tanto como uma forma de ter uma renda extra quanto como um emprego único. 

Se for a primeira opção, você pode trabalhar nos seus horários livres, como durante à noite e nos finais de semana. Caso tenha a intenção de fazer dessa a sua principal fonte de renda, pode fazer um planejamento para definir os dias e horários que julgar mais lucrativos e convenientes. 

A possibilidade de fazer seus próprios horários é uma grande vantagem ao exercer essa função, pois garante flexibilidade para trabalhar sem necessariamente deixar de lado outros compromissos, como consultas médicas quando necessário, escola dos filhos, etc. 

Você pode flexibilizar seus compromissos e conciliar com o seu trabalho como motorista de aplicativo
Você pode flexibilizar seus compromissos e conciliar com o seu trabalho como motorista de aplicativo

Vale lembrar que os ganhos ao trabalhar como motorista de apps são proporcionais ao tempo de trabalho e do número de corridas realizadas, portanto mesmo com a flexibilidade de horários é preciso disciplina para alcançar os lucros que precisa. 

3 – Contra: Não tem salário fixo

Uma das maiores vantagens do trabalho com carteira assinada é a garantia de receber seu salário mesmo quando, por algum motivo justificável, você precisa se afastar por um ou mais dias.

Imagine que um funcionário em regime CLT sofra um acidente ou fique doente, por exemplo, e precise ficar alguns dias sem trabalhar.

Apresentando um atestado médico, ele tem a garantia de receber mesmo pelos dias que precisar ficar afastado, o que não acontece com um trabalhador informal como um motorista de apps. 

Nessa profissão, o ganho é de acordo com a quantidade de corridas realizadas, e não há um salário fixo.

É por isso que mesmo com a vantagem de ter autonomia e horários flexíveis para trabalhar, é fundamental estabelecer horários e regras para o trabalho diário e ter em mente que caso precise ficar afastado do trabalho por alguma razão, isso inevitavelmente irá afetar o seu lucro. 

4 – Pró: Facilidade

Trabalhar como motorista de aplicativo é considerada uma ocupação relativamente acessível, pois para exercê-la não é necessária nenhuma formação ou experiência prévia.

Os requisitos para atuar como motorista de aplicativo são poucos, basta ter uma CNH permanente com observação para atividade remunerada, ser maior de 21 anos e possuir um carro que cumpra os requisitos de exigência da plataforma em questão. 

Cumprindo esses requisitos, é só se cadastrar no site da plataforma de sua escolha, fornecendo as informações necessárias, o que é simples e intuitivo. 

Você pode, facilmente, começar a trabalhar por aqui
Você pode facilmente começar a trabalhar como motorista de aplicativo

Se você não tem carro próprio à sua disposição para trabalhar como motorista de app, a solução é simples: é possível alugar um carro através de uma locadora, escolhendo o modelo que mais te agradar. Mas é importante avaliar os custos, para que não comprometam os ganhos que você terá trabalhando. 

5 – Contra em ser motorista de aplicativo: Trânsito pesado

Quem nunca se estressou ao pegar um trecho de trânsito intenso que atire a primeira pedra. Na correria do dia a dia rumo ao trabalho nas grandes cidades, o trânsito é um dos principais fatores que levam as pessoas a começarem o dia já cansadas e desmotivadas.

Isso não é diferente para quem trabalha dirigindo, portanto é preciso uma dose extra de paciência e jogo de cintura para driblar o nervosismo no trânsito. 

Ainda assim, quanto mais tempo desperdiçado no trânsito, menos tempo disponível para fazer corridas. O trânsito pesado acontece nos horários de pico, das 6h às 9h, e das 16h às 20h, principalmente nas capitais. Muitos motoristas de app preferem trabalhar fora dos horários de pico, evitando, assim, lidar com o estresse que o trânsito causa. 

Acontece que é também nesses horários que se concentra a maior demanda de passageiros por região, que geralmente estão a procura de viagens para ir ou voltar do local de trabalho. A solução pode estar em descobrir as melhores regiões, horários e trajetos para trabalhar com mais tranquilidade.

6 – Pró: Serve como uma renda extra

Muitas pessoas vêem essa ocupação como uma forma de fazer uma renda extra, sem precisar necessariamente abrir mão do seu emprego formal para isso.

É totalmente possível conciliar o trabalho como motorista com outras atividades profissionais, já que é você quem escolhe os dias e horários que irá trabalhar. Há quem afirme que é possível lucrar até 4 mil reais por mês trabalhando como motorista de app.

7- Contra em ser motorista de aplicativo: Riscos de assalto

Para encerrar nossa lista, vamos falar sobre um risco importante que aflige os motoristas, principalmente aqueles que dirigem em cidades grandes, com maiores índices de criminalidade. Estamos falando do risco de assaltos. 

Importante observar os riscos e tomar as precauções necessárias ao trabalhar como motorista de app
Importante observar os riscos e tomar as precauções necessárias ao trabalhar como motorista de aplicativo

Quem passa muito tempo circulando pelas ruas e muitas vezes em regiões desconhecidas acaba ficando exposto a uma série de riscos, e esse é um fator importante a ser considerado, até mesmo para tomar as medidas de segurança necessárias.

Mantenha o seguro do carro em dia, sempre que possível dirija com os vidros fechados em trechos de trânsito intenso e evite circular por regiões com maiores riscos de assalto ou bairros que você não conhece tão bem.

Ao perceber que está em uma região perigosa, desligue o aplicativo e procure outro bairro para fazer suas viagens. 

É importante colocar as vantagens e desvantagens na balança para tomar uma decisão precisa e que lhe proporcione mais benefícios do que inconveniências. 

Curso de Motorista para Aplicativo Prime

O Curso Grátis para Motorista de Aplicativo é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um iniciante ou um motorista querendo se reciclar ou ganhar conhecimentos extras.

morotista de uber olhando para passageiro
Clique para conhecer o curso de motorista de aplicativo

Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: técnicas de atendimento ao cliente; finanças pessoais; economia de combustível; cuidados com a embreagem do carro; significado das luzes no painel do carro; direção defensiva/preventiva; conservação e manutenção do veículo; procedimentos de segurança para motorista de aplicativo; utilização de GPS/Waze.


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.