O que é e para que serve o Siscomex? Aprenda tudo sobre o sistema usado para importar e exportar mercadorias

para que serve siscomex

Ao ingressar no mercado de comércio exterior, muito se ouve falar sobre o SISCOMEX na hora de importar e exportar mercadoria. Por ser obrigatório na hora de realizar as transações, os novos profissionais na área ficam em dúvida a respeito do que é e para que serve o SISCOMEX.

Embora toda empresa possa fazer a habilitação do RADAR Siscomex de forma online e gratuita, antes de habilitar a empresa é necessário que você entenda mais sobre o sistema, como ele funciona e para o que ele serve.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post completo explicando mais sobre a SISCOMEX. Confira!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é SISCOMEX?

SISCOMEX é a sigla que significa Sistema Integrado de Comércio Exterior, e é um sistema que integra as atividades de registro, controle e acompanhamento das operações realizadas com o comércio exterior por meio de um fluxo único e computadorizado de informações.

o Siscomex é um sistema de informações usado para controlar as atividades de exportação e importação
o Siscomex é um sistema de informações usado para controlar as atividades de exportação e importação

O sistema foi criado nos anos 90 a fim de informatizar todos os processos administrativos relativos às exportações, que passaram a ser registrados via sistema e analisados online pela Receita Federal e pelos órgãos gestores que atuam no comércio exterior, como SECEX e BACEN.

Quando o sistema foi desenvolvido, os profissionais harmonizaram conceitos, nomenclaturas e códigos para que o fluxo único de informações fosse adotado e permitisse a eliminação de uma grande quantidade de documentos usados no processamento dessas operações.

Foi a partir da criação do SISCOMEX que a importação e exportação se tornou algo informatizado e agilizado com custos reduzidos, confiabilidade e acesso rápido às informações.

Para que serve Siscomex?

O sistema tem o objetivo principal de informatizar os processos de exportação e importação, promovendo facilidade e agilidades às atividades estratégicas dos órgãos públicos, além de aumentar a transparência.

Junto a isso, o SISCOMEX ainda auxilia na hora de simplificar e padronizar as operações, diminuindo o volume de documentos e reduzindo os custos administrativos.

Ou seja, o SISCOMEX é um sistema que visa informar todas as transações de mercadorias feitas entre o Brasil e outros países, a fim de controlar o que entra e o que sai do país, de uma forma menos complexa e que requer menos documentação e custos.

Quais as principais vantagens do SISCOMEX?

  • pontos de atendimento espalhados por todo o país por meio eletrônico;
  • harmonização dos conceitos usados por órgãos do governo que atuam no comércio exterior;
  • padronização e simplificação das operações;
  • coleta de dados em grande escala e eliminação de controles e sistemas de documentação em grandes quantidades;
  • redução nos custos administrativos.

Como acessar o SISCOMEX?

Apenas usuários habilitados podem acessar o sistema de acordo com as normas de segurança que permite que os usuários sejam identificados, mostrando local e horário de acesso, a fim de preservar a integridade dos dados relacionados às transações e rotinas que são feitas dentro do sistema.

Os habilitados podem acessar o SISCOMEX:

  • online: terminais conectados a um computador central;
  • cooperativo: transferências direta de informação entre o computador com outro;
  • transferência de arquivos: formatação de dados de um computador para o outro.

Como fazer a habilitação no SISCOMEX?

Para se inscrever no portal, o responsável pela empresa deve acessar o portal para fazer o requerimento. Apesar de qualquer pessoa conseguir fazer a protocolização, nem sempre todos os empreendedores conseguem fazer o processo sozinho, e muitos precisam da ajuda de um profissional da área da contabilidade ou direito.

para habilitar a empresa, basta acessar o portal e protocolar a documentação necessária
para habilitar a empresa, basta acessar o portal e protocolar a documentação necessária

Isso porque para que o processo seja realizado com sucesso, é necessário entender as exigências da Receita Federal e legislação, a fim de evitar possíveis problemas.

Para isso, será analisado o perfil da empresa e a solicitação, assim como os documentos do representante legal.

Quando a empresa é habilitada, o responsável recebe uma identificação por senha, a qual será o identificador dos acessos feitos dentro do sistema.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

Qual o valor do SISCOMEX?

O Siscomex não possui valor para habilitação, e qualquer pessoa pode fazer a protocolização dos documentos sem pagar custos adicionais nenhum. Contudo, como grande parte dos indivíduos recorrem a terceiros que são especialistas no assunto, os custos acabam sendo relativos aos honorários desses profissionais.

Depois de ver o que e para que serve o SISCOMEX, não deixe de estudar mais sobre ele caso queira realizar sua habilitação. Se necessário, busque ajuda de profissionais especializados no assunto para lhe auxiliar na hora da protocolização dos documentos.

Curso de Comércio Exterior Online Grátis

Em nosso curso grátis de Comércio Exterior você aprenderá os tipos de pagamento no comércio exterior, operações e condições de compra e venda, SISCOMEX e seu funcionamento, importação e exportação, tudo isso atraves do ótimo conteúdo programático que começa desde a Introdução ao Comércio Exterior, Operações e Condições de Compra e Venda, Tipos de Pagamentos no Comércio Exterior, Classificação Fiscal de Mercadorias, SISCOMEX, Tratamento Administrativo na Importação e Tratamento Administrativo na Exportação.

https://youtu.be/MzUeIpGYUZo

Aproveite agora e faça sua inscrião no curso 100% gratuito de Comércio Exterior para atualizar seu Currículo e aumentar suas chances para conquistar um bom emprego, aumentar suas chances de promoção no emprego atual, completar horas em atividades Extracurriculares e muito mais.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.