5 expressões para evitar no trabalho

Você já prestou atenção nas palavras que diz no trabalho? A maneira como você fala ou as palavras que você utiliza, por mais simples que pareçam, podem dizer muito sobre o profissional que você é. É importante saber, que algumas expressões podem afetar o seu emocional e até prejudicar a forma como as pessoas ouvem o que você está dizendo. Ao optar por palavras positivas, você possivelmente já vai se sentir melhor mesmo diante de um grande desafio profissional.

Por isso, é fundamental pensar muito bem antes de falar, e aprender a formular as frases da melhor maneira possível. Veja abaixo 5 expressões que devem ser evitadas no dia a dia de trabalho:

“Impossível fazer isso” – “Não tem como”.

Esses tipos de frase devem ser totalmente eliminados do seu dia a dia. Isso demonstra má vontade ao encarar um desafio. Olhe para as coisas de um jeito positivo e sempre pense que irá encontrar uma solução, por mais trabalhoso que seja. As empresas valorizam pessoas que tentam e se esforçam, aquelas que “não tem tempo ruim”. Pessoas com essas atitudes fazem toda a diferença no trabalho, pois deixam o ambiente mais alegre e positivo. Substitua essas frases por: “pode até dar trabalho, mas vamos fazer”.

“Isso é muito difícil.”

Esses tipos de frases, como “isso é muito complicado” ou “isso é muito chato”, tendem a ser um bloqueador emocional. Sempre que possível, faça uma substituição das palavras. Nesse caso, troque o “difícil” por “trabalhoso”, mesmo que apenas em seu pensamento. Só o fato de trocar uma palavra pela outra já pode ajudar muito, pois nesse caso significa que até pode dar trabalho, mas não quer dizer que você irá desistir.

“Não, claro que eu posso.”

Por mais que seja um hábito muito comum, evite começar as frases com uma negação, mesmo que a frase seguinte seja positiva. Pode até parecer algo simples, porém quando se começa um diálogo com o “não”, o organismo emocionalmente reage ao não, então, mesmo que depois você fale algo positivo e concorde com a pessoa, o efeito negativo já foi prejudicial para o estado emocional dela.

“Olha só”.

Expressões como “olha só” e “veja bem” podem ser pejorativas para quem está ouvindo, mesmo que não tenham qualquer sentido mais. Utilizar essas expressões é um hábito muito comum, porém pode ter outro significado. Usar um ‘veja bem’ no início da fala pode ser agressivo porque você está dizendo que, até o momento, a pessoa não estava analisando a situação tão bem quanto deveria.

“Eles mandaram”.

Quando você utiliza “eles” nas frases, como por exemplo, “eles mandaram”, “eles não aceitaram”, não parece esclarecer exatamente quem mandou ou quem não aceitou, então você acaba perdendo credibilidade do que está dizendo. Evite utilizar esse ‘sujeito indeterminado’ e diga sempre os nomes das pessoas.

Para ajudar ainda mais, recomendamos o curso de Etiqueta Empresarial e o curso de Marketing Pessoal da Prime Cursos, onde o aluno aprende diversas dicas de etiqueta no ambiente de trabalho, regras básicas do bom comportamento, apresentação pessoal, ética profissional, e muito mais!

Aqui no blog também já colocamos um artigo sobre outras coisas que você não deve falar no trabalho.

Veja abaixo um vídeo interessante com mais dicas sobre o que não falar no ambiente de trabalho:

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

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11 Comments

  1. Rivaldo Alves de Carvalho disse:

    Bom dia prezados:

    Cinco dicas muito valiosas, utilizadas largamente como jargões e modismos populares, mas que as pessoas não percebem o real sentido negativo que causam ao sentimento emocional e o bloqueio profissional.

  2. MARIA DE FATIMA MACHADO DE MORAIS disse:

    Muito interessante. ..A gente tem que aprender a colocar em prática essas dicas tao importantes para o ambiente de trabalho. ..

  3. Maria Edna Pereira disse:

    oi, bom dia

    sou funcionária Pública e já fiz tudo isso, mais hoje vendo o vídeo vou me policiar.

  4. Eliane Cavalcante disse:

    Amo Prime Curso. Muito obrigado por compartilhar dessas informações valiosíssimas. Gosto de praticamente tudo que se publica aqui.
    Abraços.

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