O que é bom para soltar a voz? 11 ótimos exercícios

o que é bom para soltar a voz

Você sabia que para dominar a arte do canto é preciso muito mais que uma voz bonita e afinação? Muita gente pensa que para ter uma carreira na música é necessário apenas ser afinado. Porém, além da necessidade de perder a timidez, você também precisa treinar os músculos com um conjunto de exercícios que seja bom para soltar a voz.

Os exercícios são usados principalmente para treinar os movimentos fisiológicos de coordenação e sistematização, além do treino da entonação e afinação da voz. Eles são importantes para que haja uma harmonia e sincronia entre todas as técnicas aplicadas, a fim de que a voz saia como o esperado, e fatores como a respiração não acabem interferindo no canto.

Confira a seguir o que é bom para soltar a voz e aprenda agora mesmo a fazer os exercícios mais indicados!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

11 exercícios para soltar a voz

1- Aquecimento

Além de melhorar o desempenho vocal, o aquecimento da voz previne lesões musculares que podem ser causadas pelo uso em excesso dos músculos, e é também usado por quem deseja aprimorar a extensão vocal.

Para começar, primeiramente é preciso que sua postura esteja correta. Caso esteja em pé, mantenha os pés bem fixos no chão, ombros para trás, e a cabeça para cima.

Caso você esteja sentado, mantenha as costas alinhada, ombros para trás e a cabeça inclinada. 

Depois de se posicionar da forma correta, inspire profundamente e solte o ar devagar, dizendo um A em forma de sussurro até que todo o ar tenha saído. Enquanto pratica esse exercício, lembre-se de manter o abdômen retraído e deixar a garganta relaxada.

Ainda na mesma posição, vibre a língua e produza um som de “trrrrrr” colocando-a no céu da boca. Em seguida, faça uma vibração com os lábios para produzir o som de “brrrr” até que todo o ar se esgote.

Finalize fazendo o som de “dz” com a língua entre os dentes até que o ar se acabe.

Repita cada exercício aproximadamente 10 vezes após o ar se esgotar.

2- Desaquecimento da voz

Se o aquecimento antes da prática vocal é importante, o mesmo podemos dizer do desaquecimento vocal. Depois de cantar, é necessário realizar alguns exercícios de relaxamento para que a sua voz volte ao seu estado normal. 

Para isso você deve becejar 10 vezes para relaxar a musculatura e articulações. Em seguida, beba água em temperatura ambiente e mantenha a voz em repouso sem falar por pelo menos 20 minutos.

3- Controle da respiração

Um dos exercícios mais importantes para atingir um nível elevado de canto é o controle da respiração, já que quando respiramos de forma descompassada a voz tende a desafinar e não atingir todos os tons.

Deite-se de costas e coloque um livro sob sua barriga. Inspire e expire tentando movimentar o livro em cima da sua barriga ao invés de respirar movimentando o tórax. Na hora de inspirar imagine que você está cheirando uma flor, enquanto na hora de soprar imagine que você está soprando uma vela lentamente.

4- Aumento da capacidade respiratória

Além de saber controlar a respiração, outro exercício bom para soltar a voz é treinar para que você aumenta a capacidade respiratória. Com isso, o fluxo de ar passando pelas cordas vocais aumenta permitindo que uma nota seja sustentada por mais tempo sem precisar parar para respirar.

Um dos exercícios mais usados para isso é inspirar fundo e reter o máximo de ar possível dentro dos pulmões. Na hora de expirar, faça um som de “ssss” como se estivesse esvaziando uma bola. Durante esse processo, conte quantos segundos você demora para que todo o ar saia e tente aumentar o tempo aos poucos repetindo o exercício.

5- Aprimoramento a afinação

O primeiro passo para conseguir aprimorar a afinação é encontrar um tom que seja ideal para você, já que assim você conseguirá manter a afinação durante a música. Feito isso, cante a mesma músicas várias vezes junto com a gravação original, e separe os trechos mais complicados para treinar separado.

Depois de treinar pelo menos 5 vezes, faça uma gravação sua cantando e ouça para analisar quais pontos estavam desafinados e o que você precisa melhorar.

6- Melhora da dicção

A dicção ajuda para que a pronúncia das palavras seja feita de forma clara e compreensível, e treiná-la é importante também para que a pronúncia das palavras em músicas internacionais seja mais fácil.

Para isso, coloque 1 cm de um lápis dentro da boca e leia travas-línguas e rimas em um ritmo lento, normal e rápido.

7- Domínio do som nasal

O som nasal é aquele emitido quando dizemos a letra M sem abrir os lábios e que ajuda a reduzir grande parte da tensão da faringe e laringe. Para esse exercício, bloqueie o nariz sem pressionar muito forte e contraia seu abdômen enquanto produz algum som. Feito isso, desbloqueie o nariz e continue fazendo o mesmo som anasalado. Repita até que o som seja o mesmo com o nariz pressionado e solto.

8- Relaxamento da laringe

Quando a laringe está muito contraída, é comum que você não consiga alcançar notas mais altas e fique com a sensação de uma bola na garganta, que acaba prejudicando a maneira como a voz é produzida durante o canto.

Para relaxar a laringe, diga a palavra “ah”, mantendo a nota por alguns segundos. Repita o exercício até que a sensação de bola na garganta tenha desaparecido e você consiga sentir a laringe mais relaxada.

9- Relaxamento do corpo

O corpo também precisa estar relaxado na hora do canto para aumentar o desempenho vocal. Gire a cabeça de um lado para o outro 2 vezes seguidas e movimente-a para cima e para baixo 3 vezes. Em seguida, faça caretas e tente usar todos os músculos do rosto, e articule dizendo as vogais A-E-I-O-U, forçando seu diafragma.

10- Fortalecimento do diafragma

Quando respiramos usando o diafragma alcançamos um timbre melhorar na hora do canto. Imagine que você está ofegante e respire de forma cansada. Em seguida, finja que está sugando algo por um canudinho, enquanto mantém seus ombros e peitos parados. Por fim, expire com força como se estivesse se exercitando e fazendo um grande esforço.

11- Uso dos vocalizes

Vocalize é um trabalho feito ao redor de uma vogal em oposição às consoantes, como caso da repetição de mi-mi-mi ou na-na-na. É um dos exercícios vocais mais conhecidos e usados e tem como objetivo condicionar as pregas vocais e desenvolver habilidades na voz.

Escolha uma música e comece a cantarolar seguindo o ritmo e usando apenas uma combinação de consoante e vogal como os exemplos citados acima.

O segredo desse exercício é a repetição, lembrando-se de não treinar a voz por mais de 20 minutos por dia para evitar a exaustão.

Depois de conferir o que é bom para soltar a voz e os 11 exercícios que ajudam a melhorar o canto, não deixe de usar nossas dicas e começar a exercitar os músculos vocais hoje mesmo. Caso você queira ir além e treinar ainda mais você pode optar por começar um curso de canto, que lhe auxiliará a ter um controle maior sobre a sua voz.

Aprenda a Cantar Online

Na prime curso você encontra diversos cursos que podem lhe auxiliar em sua carreira vocal.

Cantar vai muito além de apenas emitir sons musicais, cadenciados, com a voz. Cantar é expressar suas emoções e sentimentos. Muitos pensam que para cantar é preciso ter um dom natural ou uma voz especial. Isso não é verdade! Com este curso de canto básico você vai aprender que cantar é uma arte que pode ser aprendida e/ou aperfeiçoada, e que toda voz natural pode cantar praticamente qualquer música! Confira as 15 horas do Curso Grátis de Canto Básico – com opção de certificado válido!

Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Este curso é muito indicado para estudantes e acadêmicos de Música, para os que já tocam ou estão interessados na aprendizagem de instrumentos musicais, cantores e apreciadores de música clássica e demais interessados. Confira as 35 horas do Curso de Teoria Musical Online Grátis!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.